De Salzburgo, na Áustria , cidade de Mozart, a rota atravessa o vale de Salzach e o vale de Gastein até Böckstein. Vamos pedalar o total de 260 quilômetros , sempre com Alpes como pano de fundo, por caminhos quase sempre exclusivos para bicicleta, cruzando pequenos povoados com uma arquitetura impecável às margens do rio Salzach, rumo a Itália, cruzando os Alpes e terminando na cidade de Udine, conhecida por sua rica história, saborosos vinhos e boa comida.
Países encantadores, monumentos naturais, atrações turísticas interessantes e paisagens magníficas acompanham o ciclista ao longo de todo o percurso.
Travessia dos Alpes Adriáticos
- Local:
Áustria e Itália
- Data:
16/06/2023 a 22/06/2024
- Duração:
6 noites e 5 dias de pedal
- Tipo de Cicloviagem:
Cicloturismo
- Categoria de Viagem:
Confortável
- Dificuldade:
Média
- Distância:
350 km
- Vagas:
10
- Valor a partir de:
2050 euros
De Salzburgo, na Áustria , cidade de Mozart, a rota atravessa o vale de Salzach e o vale de Gastein até Böckstein. Vamos pedalar o total de 260 quilômetros , sempre com Alpes como pano de fundo, por caminhos quase sempre exclusivos para bicicleta, cruzando pequenos povoados com uma arquitetura impecável às margens do rio Salzach, rumo a Itália, cruzando os Alpes e terminando na cidade de Udine, conhecida por sua rica história, saborosos vinhos e boa comida.
Países encantadores, monumentos naturais, atrações turísticas interessantes e paisagens magníficas acompanham o ciclista ao longo de todo o percurso.
Mais fotos
Bicicleta
A bicicleta utlizada nessa ciclo viagem deve ser uma mountain bike.
Temos bicicletas própias disponíveis para aluguel.
Mountain Bikes aro 29 da marca italiana Olmo com componentes Deore.
Equipadas com bagageiros e bolsas próprias para levar perteces necessários ao longo da pedalada.
Nesta ciclo viagem não é permitida bicicletas elétricas.
Roteiro
De Salzburgo (425 m), cidade de Mozart, a rota atravessa o vale de Salzach e o vale de Gastein até Böckstein. A partir dali, seguimos de trem e em 11 minutos, chegamos a Mallnitz (1.191 m) e, novamente, de bicicleta, atravessamos a Caríntia chegando a Spittal a. d. Drau, Villach e Arnoldstein, na fronteira ítalo-austríaca. No território italiano, o percurso segue em parte da rota pela antiga linha férrea abandonada e de Tarvisio passando por Gemona, Udine, Aquileia e finalmente Grado no Mar Adriático.
1º dia – 60 km – 863 m de disnível acumulado
Os primeiros 50 quilômetros a pedalada é bem tranquila, praticamente tudo plano. O trecho final que a coisa começa com os 7 quilômetros de subida até nosso destino final em um bélissimo resort no alta da montanha.
2º dia – 61km – 732 m de disnível acumulado
A subida do dia anterior se transforma em uma sensacional descida que fica ainda melhor com a paisagem das montanhas nevadas a nossa frente. Depois o caminho caminho segue por uns 20 quilômetros plano até chegar a uma nova subida no km 30 de uns 3 quilômetros. Nada comparado ao dia anterior. Vencido esse trecho paramos para almoçar em um agradável restaurante típico de comida da região. O trecho final após o almoço com apenas 14 quilômetros segue tranquilo até o destino final da segunda etapa.
3º dia – 40 Km – 179m de disnível acumulado
A primeira parte seguimos de trem, pois é a única forma de se cruzar os alpes nesse ponto. A viagem dura em torno de 45 minutos. Saindo do trem é a pedalada mais tranquila da viagem. Sempre plano até o destino final.
4º dia – 41 km – 539 m de disínvel acumulado
Nosso último dia de pedal pela Austria. Até a divisa com a Itália bem tranquilo. Próximo a divisa algumas subidas e voltamos a avistar as montanhas. Um dia lindo de mais !
5º dia – 60 km – 353 m de disnível acumulado
No último dia de pedal, se tivermos a sorte do tempo estar bom, é a pedalada mais bonita, não só da viagem, mais talvez da Europa. Ai entedemos porque a ciclovia dos Alpes Adriáticos é considerada a mais bonita da Europa. O trajeto segue em grande parte por uma antiga linha férrea desativada que foi transformada em ciclovia. Os primeiros 5 quilômetros são praticamente planos, até iniciarmos a longa descida. São quase 50 quilômetros descendo, cruzando vários túneis, pontes de ferro , tudo isso em meio a uma paisagem deslumbrante. Após 60 quilõmetros finalizamos a pedalada na cidade histórica de Vezome em Udine, onde finalizamos nossa pedalada. Depois seguimos de trem até Udine em uma viagem que dura em torno de 20 minutos.
Km total = 255 km
Altimetria
- Clique no gráfico para ampliar
1º dia – 60 km – alta dificuldade
Ganho elevação: 863 m
2º dia – 61 km – Média dificuldade
Ganho elevação: 732 m
Destaques
- Países encantadores;
- Salzburgo, cidade de Mozart.
- Belas Paisagens;
- Vale de Salzach e o vale de Gastein;
- Ciclovia pela antiga linha férrea abandonada de Tarvisio;
- Monumentos naturais;
- Atrações turísticas interessantes;
Incluí
Não Incluí
Requisitos Básicos
- Estar acostumado a pedalar as distâncias indicadas em todo o tipo de terreno, clima e altimetria.
- Ter espirito de companheirismo e amizade.
- Não ter frescura.
- Não se importar com falta de sinal de internet e telefone celuar.
- Seguir as regras impostas pela organização.
Informações Adicionais
A cicloviagens do Sampa Bikers na Europa são realizadas em destinos únicos, fora do comum e com roteiros exclusivos criados para serem explorados ao ar livre, de bicicleta.Fazemos questão de encontrar as joias escondidas em cada destino e fugir sempre dos grandes centros urbanos, dos pontos turísticos batidos e da organização massificada de viagens. Pedalando por caminhos secundários ou exclusivos para bicicleta , equilibramos o desejo de pedalar com atividades alternativas. História, arte, gastronomia e muita natureza são prazeres que você pode desfrutar tudo isso com muito conforto.
São experiências inesquecíveis através de nossas conexões e hospitalidade de anfitriões locais em viagens que conectam você com o mundo.
Realizando cicloviagens desde 1993, o Sampa Bikers é pioneiro nno Brasil, onde nossa excelência do serviço não é uma meta, é o ponto de partida.
Pedalar em grupo exige regras e acertos para evitar conflitos de interesse durante a viagem. Com isso preparamos um regulamento para que tudo corra bem:
- Os participantes devem chegar ao ponto de encontro com pelo menos uma hora de antecedência ao horário combinado. Aqueles que chegarem atrasados em relação ao horário combinado serão excluídos da travessia. Aqueles que por ventura chegarem antes à cidade ponto de encontro da viagem. Pedimos à gentileza que nos avise o local de sua hospedagem.
- O transporte até o local indicado no programa da viagem de saída da van ou ao ponto de encontro determinado não está incluso na viagem de bicicleta, ficando assim por conta do participante.
- A bagagem pessoal está restringida a uma mochila de 90 litros para viagens com acampamentos ou uma mala uma mala com a dimensão máxima 83 x 44 x 40 cm,
- Os participantes deverão obedecer às instruções dos responsáveis do evento e adaptar-se a forma de viajar e conviver em grupo, caso contrário poderemos excluir o participante do grupo.
- Em viagens onde a hospedagem é em hotéis ou pousadas, procuramos escolher sempre hospedagens confortáveis principalmente de charme e requinte, muitas vezes em cidades menores a opção se restringe a pequenas pousada, mas sempre com essas características, que dão um toque especial em nossa viagem. Mas mesmo assim a vida e o esporte ao ar livre implica em uma perda momentânea de certas comodidades durante um curto período de tempo. É muito importante todo o participante estarem muito bem informados disso e aceita-los.
- Apesar de organizarmos travessias ciclo turísticas e recreativas, para se inscrever em qualquer viagem de bicicleta é muito importante o participante ter uma boa condição física e também um bom equipamento.
- Todos os participantes devem estar com sua documentação completa. Menores de idade devem ter uma autorização legal dos pais. Na Europa é necessário estar com o passaporte em dia. E em países como Portugal, Espanha, Itália e Alemanha não é necessário tirar um visto de viagem.
- As distâncias diárias que se recorrem durante a travessia, estão programadas para ter um equilíbrio entre atividades esportivas e outras atividades.
- O uso de capacete e luvas e obrigatório.
- Não será permitido o uso de fones de ouvido ou escutar música de qualquer outra forma durante a pedalada.
- No caso de algum participante não respeitar as indicações e responsabilidades durante a viagem, implicará no não aceitamento deste em viagens futuras.
- Não esqueça de ler a solicitação de viagem e checar todos os serviços inclusos e não inclusos.
- Durante toda a travessia os participantes devem se manter em grupo, se comprometendo a pedalar entre o(s) guia (s), não seguindo a frente sem autorização.
- Caso de algum participante estiver com dificuldades para seguir pedalando, este deve comunicar ao nosso responsável e podemos solicitar que siga no carro de apoio. Nas viagens da Itália e Alemanha, nem sempre um carro de apoio segue o grupo. Somente levando nossa bagagem ao nosso destino.
- Caso alguém necessite de carro de resgate e este não for da organização, chamaremos um táxi (não incluso), onde o valor deverá ser acertado pelo mesmo.
- A organização pode modificar o programa da viagem ou percurso por motivos de força maior.
- A organização não é responsável pelo comportamento dos participantes que desrespeitem a legislação nacional.
- Os participantes estão proibidos de causar danos ao meio ambiente.
- Qualquer classe de drogas não terapêuticas ou armas estão proibidas. A ingestão de álcool é limitada à quantidade servida pela organização.
- Os participantes devem saber nadar para fazer uso dos lagos e rios.
- Os participantes inscritos devem conhecer todos os riscos que esta modalidade esportiva de esporte de aventura pode implicar e devem assinar um termo de responsabilidade isentando os organizadores de eventuais problemas futuros.
- A não apresentação da autorização médica, quando solicitada da direito à organização a inabilitar o cliente a participar da viagem.
- Só serão aceitas inscrições após a leitura, compreensão e aceitação de todas as regras e condições da viagem.
- Vá a seu dentista antes de fazer sua viagem.
- Os participantes que não completarem o pagamento na data estipulada será automaticamente cancelado. Ver o parágrafo de cancelamento.
- Os preços são em moeda local do país da viagem.
- A viagem pode ser suspensa pelos seguintes motivos:
• Fatores que podem afetar a segurança dos participantes.
• Quando os números de participantes não são suficientes. Neste caso será comunicada com 30 dias de antecedência a data de partida. E serão devolvidos todos os depósitos de pagamento a viagem solicitada. - Após inscrição realizada, os participantes que cancelarem sua reserva não terão direito à devolução. A organização considerará a possibilidade de devolução no caso da vaga ser preenchida por outra pessoa.
- Os cancelamentos devem ser realizados por escrito.
- Os organizadores da viagem reservam-se o direito de admissão e permanência na viagem pelas seguintes razões:
• Comportamento, más condições de saúde e atitude.
• Os organizadores da viagem podem aplicar sanções ou multas a aqueles participantes que não sigam o regulamento da viagem.
Valor
2050 Euros + 150 euros do aluguel da bicicleta.
Hospedagem single, consultar.
Formas de Pagamento
Sinal de 50 % no Brasil em depósito bancário e o restante em Euros na Europa.
Informações e Reservas
Para quem nunca viajou com o clube o primeiro contato deverá ser realizado somente pelo telefone 11 5517 7733 ou 9 8585 9559 das 10 as 18 hs.
Para quem já viajou com o clube é só solicitar sua inscrição pelo e-mail [email protected]
Como Chegar
- Ponto de encontro na cidade de Salzburg, na Áustria, no domingo dia 16 de junho.
- Final da cicloviagem na cidade de Udine, na Itália, no dia 22 de Junho, onde encerramos nossos serviços. De lá é possível tomar vôos ou seguir de trem para qualquer lugar da Europa.