autor: Edu Ramires
O uso dos freios com consciência e agilidade também faz você andar rápido, basta um pouco de técnica e sintonia com todo o conjunto.
A primeira dica importante é ter os freios sempre em ordem !
Quando pensamos em freios lembramos que é um equipamento que serve somente para diminuir, desacelerar ou parar, o que é correto, sendo essa sua principal função; mas para o Mountain Bike em especial, os freios são muito mais do que isso, eles servem também para ajudar a direcionar, alinhar e posicionar a bicicleta na pilotagem.
Como Funciona:
Quando estamos pilotando uma bike enfrentamos todos os tipos de situações e obstáculos e é nessa hora que a técnica do uso dos freios entra em ação.
Vamos lembrar primeiro que o freio dianteiro serve somente para diminuir a sua velocidade; quando utilizar mantenha um aperto leve e constante para que não trave de jeito nenhum, sabendo que se acontecer é chão na certa.
O trabalho fica mesmo por conta do freio traseiro, é ele que tem que funcionar o tempo todo com freadas de todos os tipos.
O foco adiante é de extrema importância, pois é o que vai mostrar para qual direção devo ir podendo assim usar os freios com eficiência e exatidão, posicionando a bike da melhor maneira possível.
A derrapada programada da roda traseira é a chave de tudo, é esta manobra que vai direcionar a sua bike para uma curva perfeita ou mudança de lado para uma linha mais limpa evitando algum obstáculo indesejado.
Esta técnica é que faz a diferença entre passar de qualquer jeito uma curva ou obstáculo perdendo tempo ou aprimorar as suas freadas para traçar uma linha mais curta e andar mais rápido.
O corpo também é parte importante na eficiência dos freios quando posicionado corretamente; o ideal é manter o corpo acima do selim ou mais para trás colocando peso na roda traseira; nas curvas o apoio do corpo deve ter auxilio do selim para dar mais estabilidade e segurança nas freadas.
O apoio dos pés no chão em uma derrapagem mais ampla também tem a sua utilidade evitando a queda e agilizando a sua saída novamente.
O aperfeiçoamento técnico para o uso dos freios deve ser levado em conta por fazer parte do processo de pilotagem.
A regulagem dos freios é muito pessoal, mas alguns toques talvez possam ajudar a melhorar ainda mais. Percebo nas bikes de algumas pessoas que costumam regular os freios muito alto onde basta encostar o dedo e a bike trava, isso é um perigo.
Segue o conceito que o freio dianteiro deve ficar com a regulagem baixa somente para ajudar a diminuir a velocidade; já o freio traseiro deve ficar um pouco mais alto por comandar o processo de freada e pelo desgaste das sapatas.
Outro detalhe é o uso das mãos, temos que pensar que o dedo deve funcionar como uma alavanca e não esticado; a maçaneta um pouco mais próxima melhora a sua pegada no guidão ajudando até a economizar energia dos seus dedinhos.(foto maçaneta)
OBS: Não podemos esquecer os vários tipos de modelos de freios:
Cantilever
V-Brake
Hidraulico com sapata
Disco Mecânico
Disco Hidráulico
Cada modelo tem suas diferenças na eficiência, nunca vá direto para a trilha com um equipamento novo, experimente ele na rua mesmo por algumas vezes para acostumar com a precisão, assim você poderá usar com mais confiança.
Importante: Dependendo de onde você for andar a escolha dos pneus e a calibragem certa pode fazer uma grande diferença na eficiência das freadas.
Bons treinos.