Em 2008 Paulo de Tarso e Renata Falzoni desbravaram pela primeira vez a Rota Romântica que posteriormente em 2011 e depois em 2012 foram realizadas para grupos do clube.
São 330 quilômetros a serem percorridos em seis dias na rota turística mais famosa e popular da Alemanha, através da rica e variada paisagem cultural, ao longo do rio Main, e através dos vinhedos franconianos, até chegar nos Alpes. Esta fantástica rota entre Rothenburg ob der Tauber a Füssen oferece uma oportunidade única conhecermos pequenos e históricos vilarejos, com impressionantes construções e lugares de interesse histórico que continuam mantendo todo o seu charme original. Cidades vibrantes com impressionante arquitetura, excelentes centros de compras e vida noturna pulsante. Vilarejos medievais encantadores e tradicionais vilarejos produtores de vinhos com festivais animados e especialidades regionais. Paisagens pitorescas, perfeitas para pedalar ou simplesmente relaxar. Castelos, palácios e abadias que representam todo o romantismo da Alemanha. Uma terra de mil possibilidades e com certeza o melhor lugar do mundo para viajar de bicicleta.
Por mais de 50 anos, o marco da Rota Romântica tem sido a sua maravilhosa combinação de natureza, cultura e hospitalidade. A rota turística mais famosa e popular da Alemanha percorre 350 românticos quilômetros, através da rica e variada paisagem cultural, ao longo do rio Main, e através dos vinhedos franconianos, até chegar nos Alpes. Esta fantástica rota entre Würzburg e Füssen oferece aos turistas a oportunidade de conhecerem pequenos e históricos vilarejos, com impressionantes construções e lugares de interesse histórico que continuam mantendo todo o seu charme original. A rota atravessa o charmoso Vale Tauber, o Nördlinger Ries, localizado no coração de uma gigante cratera, a pitoresca planície Lechfeld, Pfaffenwinkel (canto das pessoas) – uma terra de fazendeiros, artistas e monges, situada ao pé das montanhas dos Alpes, ao norte da Baviera – antes de desembocar nos famosos castelos dos contos de fadas do rei Ludwig (King Ludwig).
O próprio nome da Rota Romântica expressa o sentimento de muitos visitantes, tanto da Alemanha, como do exterior, quando se deparam pela primeira vez com este espetacular cenário de riquezas, com sua história ocidental, sua arte e sua cultura: o fascínio e a sensação de estar sendo levado de volta aos velhos tempos. Todavia, cenários maravilhosos e delícias culinárias não são a única coisa que a Rota Romântica tem a oferecer. Ao longo do caminho escutamos sempre alguns nomes famosos: como o de Balthasar Neumann, que construiu o palácio residencial Würzburg, um grande admirador de Rothenburg e Dinkelsbühl. Os amantes de geologia ficarão encantados com Nördlinger Ries, enquanto os turistas de Augsburg encontrarão o legado dos romanos e de Fuggerei, o primeiro projeto de conjunto habitacional popular, datado do século XVI. A Igreja de Peregrinação Wieskirche de Pfaffenwinkel foi declarada pela UNESCO como local de herança mundial e um dos mais famosos trabalhos de arte do período rococó. Os castelos dos contos de fadas do Rei Ludwig localizam-se em Schwangau, são cercados por quatro lagos e ficam em frente à área de preservação de natureza das montanhas Ammer.
Ao pé destas montanhas localiza-se o castelo de Neuschwanstein e o castelo de Hohenschwangau, dois espetaculares castelos datados do século XIX. Estes famosos castelos de contos de fadas, construídos pelo rei Ludwig II da Baviera e por Maxililian, o príncipe da coroa, marcam o final da Rota Romântica ao pé dos Alpes da Baviera. Beirando os Alpes, na fronteira com Tyrol, localiza-se Füssen, a cidade mais alta da Baviera (de 800 a 1200 m acima do nível do mar). O centro da cidade medieval, bem preservado, detém uma riqueza de tesouros artísticos e monumentos arquitetônicos. No alto da cidade localizam-se a igreja, o mosteiro de St. Mang e o castelo Hohes Schloss – antiga residência de veraneio do príncipe bispo de Augsburg – de impressionante beleza.
Todavia, a melhor forma de se ver absolutamente tudo o que há para ser visto é através da bem sinalizada Rota Cicloturística da Rota Romântica (mapas ciclísticos e pacotes especiais de cicloturismo estão disponíveis). Todo o caminho da rota de Main até os Alpes está repleto de pousadas que servem deliciosos alimentos e bebidas, onde se pode descansar por um tempo e comer algo antes de seguir viagem. Para aqueles que gostam de pedalar e acampar é uma fascinante jornada de descobertas ao longo da Rota Romântica e também para aqueles que apreciam os festivais. Nesta rota pode-se aprender muito sobre a história da geologia, 2.000 anos de cultura e, é claro, sobre a era do romanticismo. Os diversos castelos, palácios e mosteiros não são somente um memorial dos tempos feudais, mas também oferecem excelentes opções para a realização de concertos espetaculares. Na realidade, há um grande número de festivais, concertos e eventos culturais sendo realizados ao longo da rota, durante todo o ano. Então, o que você está esperando?
Onde Fica: Centro Sul da Alemanha
Quando ir: de Maio a Outubro
Como ir:
A Lufthansa realiza vôos diariamente para Alemanha. O melhor caminho é via Frankfurt. Mais informações no site
Quem leva:
O Sampa Bikers realiza anualmente a ciclo viagem para grupos fechados de no mínimo 6 e máximo 10 pessoas nos meses de junho ou setembro.. Mais informações entre em contato pelo email [email protected]