Relato de Gustavo Ap. De Gáspari
A pouco tempo navegando na net encontrei esse ótimo site sobre bikes, e o que mais me chamou a atenção foi o link do “Clube da Caloi 10”, como reformei minha C-10 gostaria de relatar minha experiência.
Conversando com um colega de trabalho sobre o meu interesse em uma C-10, ele me surpreendeu com uma proposta para comprar o que havia sobrado de uma C-10 de seu filho, no mesmo dia depois do trabalho passei na casa dele e me deparei com uma bike já toda desmontada, paguei R$ 30 e fui pra casa feliz com minha aquisição.
Como tenho por hobby mecânica, fiz todo o trabalho em casa mesmo, comecei então a trabalhar nela, consegui aproveitar apenas o quadro, garfo, freios e suporte do guidão que eram Dia Compe de alumínio e os cubos Sunshine também de alumínio.
Depois de limpos com esponja de aço e detergente, as peças de alumínio ficaram como novas, levei os cubos até uma bicicletaria e pedi que montasse as rodas com aros aero de alumínio (essa foi a única parte q eu não fiz, montagem e alinhamento das rodas).
Enquanto as rodas não ficavam prontas fui trabalhando no quadro, três dias tirando a tinta e lixando, o quadro tinha três camadas de tinta diferentes, azul, que julgo ser a original, vermelha e branca. Depois de deixar o quadro sem um pedacinho de tinta, apliquei o fundo, uma lixadinha pra ficar bem lisinho e já estava pronto pra receber a tinta, escolhi preto cadilac, laca nitrocelulose (duco). A pintura também foi feita em casa, pois tenho compressor e revólver de pintura, depois de 3 demãos de tinta deixei descansando por um dia e apliquei o verniz, que é quando a tinta duco fica brilhante, antes do verniz ela é opaca. Quadro pintado já deu uma animada, guardei-o na copa da casa da minha avó, bem protegido, passei a garimpar as peças que faltavam, que eram quase todas. Como moro em uma cidadezinha do interior, as peças são uns tanto difíceis de achar, fui comprando as peças que não achava aqui nas cidades vizinhas.
Com as rodas prontas coloquei a bike de pé, os cubos já possuíam eixo furado com blocagens que estavam boas e deu pra usá-las, montei os freios, caixa de direção e movimento central (novos), pedivela Sugino em alumínio, corrente e catraca 21-13 dentes Twaian.
Os câmbios um amigo de meu pai me arrumou usados, o dianteiro um Sun Tour original da C-10, e o traseiro um Shimano Tourney, não é adequado pra esse tipo de bike, mas enquanto não consigo o original vou quebrando o galho com ele mesmo.
Por fim comprei o guidão em alumínio de 42 cm e os manetes de freio também em alumínio, pra dar o acabamento final pra bike comprei duas fitas de neoprene amarelas e os adesivos brancos da C-10.
Gostei muito do resultado, por isso gostaria de mostrá-la para os amantes da Caloi 10.
Possuo também uma Monark 10, que pode ser vista em uma das fotos, que foi restaurada antes da C-10, mas infelizmente não encontrei nenhum site que fale sobre ela nem outras pessoas que a conheçam, mas essa é outra história.
Abraços
Gustavo Ap. De Gáspari
e-mail: gustavo@pitangueiras.sp.gov.br
Pitangueiras – SP