Caros ciclistas navegantes, peço desculpas se nos últimos 2 meses não dei muita atenção às suas dúvidas. Consegui um trabalho nas Olimpíadas de Inverno em Salt Lake City, o que me desvinculou de diversas coisas, mas agora estou de volta e, para recomeçar, gostaria de expor algumas curiosidades sobre os costumes alimentares dos americanos e, também, de ciclistas de lá, já que conheci um ciclista profissional que me levou para pedalar com um grupo dele.
Durante meu curso de nutriçao, estudei que o povo brasileiro possui uma porcentagem de obesos quase tão alta quanto a dos Estados Unidos, mas sempre me perguntei: Então porque que eles são mundialmente famosos por serem gordinhos? Simplesmente porque lá poucos são gordinhos. Os que são considerados obesos são realmente obesos.
Enquanto que nossos obesos estão 20-30% acima do peso ideal, eles estão com o dobro do ideal.
As explicações que pude encontrar são:
- Quando comem fora, como na hora do almoço, por exemplo, eles não têm opções saudáveis de alimentos. Ou pagam muito caro para irem a um restaurante à la carte ou comem os sanduíches de fast food. Eles não podem optar por pelos pratos-feitos acompanhados com grelhado que vemos hoje em dia nas praças de alimentação dos shoppings, nem têm a opção de comerem em um restaurante por quilo que sempre tem muita salada, legumes, feijão e arroz.
- Eles sempre querem resultados imediatos. Todos estes produtos que são anunciados na TV no disque 1406… para resultados rápidos para o seu abdominal, entre outros produtos de ginástica, adesivos para parar de fumar, etc., foram criados pensando no povo de lá, inclusive aquelas dietas que prometem perder 10kg na primeira semana. É claro que eles tentam mas não conseguem, aí relaxam ainda mais. É uma bola de neve.
Quanto aos ciclistas de lá, percebi que eles têm uma noção muito melhor de nutrição e de treinamento do que temos aqui.
Eles sabem e respeitam, por exemplo, que no período sem competições (dezembro, janeiro e fevereiro), devem aumentar o volume de treino e reduzir a intensidade, ao contrário do que a maioria faz aqui, mantendo uma alta intensidade durante todo o ano, mas também, sejamos sinceros, é um absurdo terem colocado uma prova tão importante quanto a Copa América bem no início de janeiro, fato que nos obriga a treinarmos forte também nesta época. Chega a ser, na minha opinião, uma falta de respeito.
Sobre a nutrição, mesmo com o frio de rachar que estava (entre 0 e -10ºC), todos levavam bastante água com carboidratos e, na metade dos treinos longos ainda paravam num lugar tipo 7-eleven para tomarem um refrigerante, um doce ou uma barrinha, que têm bastante açúcar. Isto é respeitar o corpo. Nós brasileiros, precisamos aprender a beber e, a beber o líquido correto durante os treinos.
Pensem nisso
Um abraço,
Andre & Gabriela
(011) 9763-1607