Power Biker

Power Biker

  • Data:

    Evento sem data

POWER BIKER BRASIL 

 

MELHORES MOMENTOS 2023

Vídeo

Requisitos Básicos

  • Ter uma mountain bike;
  • Estar bem preparado fisicamente;
  • Não ter probelmas em sujar a sapatilha, a bike e de ficar empoeirado, encarar barro  em caso de chuva. Atravessar rio e pedalar em meio a muitas pedras.

Regulamento

Artigo 1º (designação)

1.1 – O Power Biker é aberto a participante de ambos os sexos com idades a partir de 15 anos nas categorias, completados até a data do evento e é regido por este Regulamento. Ao se inscrever nesta competição, cada participante declara que:

a) Leu, entendeu e aceitou todas as normas contidas nele, com especial atenção aos itens 2, 8 (direito de imagem dos participantes) , 9 e 11 e 13

b) Participa do Power Biker Brasil 2024 por livre e espontânea vontade; em seu nome e de seus sucessores, isenta os Organizadores, Promotores, Patrocinadores e Supervisores deste evento de toda e qualquer responsabilidade sobre quaisquer consequências, acidentes, furtos, danos e prejuízos que possam advir de sua participação nesta prova, NÃO cabendo qualquer tipo de indenização.

c) Está ciente de seu estado de saúde e de estar capacitado para a participação, gozando de saúde perfeita e de haver treinado adequadamente para esta prova; até a data de sua inscrição, não foi impedido de participar de qualquer outro esporte por motivos médicos; não usa drogas e não faz uso abusivo de bebidas alcoólicas.

d) Assume com todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados, seguros, assistência médica e quaisquer outras despesas necessárias, ou provenientes da sua participação neste evento, antes, durante ou depois do mesmo.

e) Está ciente que a prova se desenrola por vias públicas e particulares abertas ao trânsito normal de veículos, onde as leis de trânsito têm que ser respeitadas; assume ressarcir quaisquer valores decorrentes de danos pessoais ou materiais causados por sua participação neste evento.

f) Está ciente que é o único responsável pela guarda de todo o seu equipamento (bicicleta, acessórios, capacete, etc.) durante todos os dias do evento.

g) Está ciente que à Organização se reserva o direito de, a qualquer momento, rejeitar a inscrição de qualquer atleta.

h) Está ciente das penalizações se descartar embalagens ou lixo ao longo do roteiro; caso a organização forneça água mineral em copo, o mesmo será entregue já aberto, e seu uso exclusivo para beber (proibido usar esta água para outro fim).

i) Em caso de emergência, autoriza qualquer pessoa qualificada a administrar o tratamento necessário, médico e/ou cirúrgico, incluindo a administração de sangue e derivados sanguíneos.

j) Está ciente que a Medalha do Power Biker Brasil é um prêmio especial para aqueles que, comprovadamente, completarem seus respectivos roteiros  de competição, dentro dos períodos de tempo estipulados pela Organização; não é brinde e nem souvenir de participação.

k) Está ciente que, além deste Regulamento Particular, sua participação está sujeita às normas impostas pela UCI, Confederação Brasileira e Federação Paulista de Ciclismo (disponíveis em seus respectivos websites).

l) Está ciente que:

NÃO SÃO PERMITIDAS AS TRANSFERÊNCIAS DE TITULARIDADE E/OU DE ANO DO EVENTO.

1.2 – O Power Biker é uma competição de mountain bike no formato de Maratona  (Mountain Bike – XCM), com percursos de estrada de terra e trechos de trilhas. Não será permitido o uso de bicicletas elétricas, ciclo cross, Gravel  e  qualquer outraque não sejam desta modalidade.

1.3 – Os pneus devem ser adequados para andar em percursos de terra, isto é pneus com cravos. Não será permitido o uso de pneus tipo slick.

Artigo 2º (inscrições)

2.1 – As inscrições terá o limite técnico de 150 participantes.

2.2 – As inscrições somente serão realizadas pela Internet através do site www.powerbiker.com.br não havendo outros postos de inscrição.

2.3 – A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio;

2.4 – Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o(a) atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental;

2.5 – O idoso para fazer jus ao benefício de 50% (cinqüenta) de desconto no valor da inscrição. Para ter esse direito deverá solicitar seu desconto via email ou whatsapp.

Parágrafo único. Os(as) atletas idosos que realizarem a inscrição pelo sistema on-line disponível na Internet renunciará neste ato o direito ao benefício, diante da impossibilidade de comprovação da sua condição de idoso através deste sistema;

2.6 – A inscrição é pessoal e intransferível. O participante que ceder seu número para outra pessoa e não comunicar a Comissão Organizadora do evento formalmente por escrito será responsável por qualquer acidente ou dano que venha sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova;

2.7 – No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento, assinalando a opção apresentada no sistema on-line ou na ficha de inscrição, o(a) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o “TERMO DE RESPONSABILIDADE” parte integrante deste regulamento;

2.8 – A organização reserva o direito de não reembolsar o valor da inscrição, nem fornecer o kit do evento, caso a pessoa não participe no evento.

2.9 – O valor da inscrição não será transferido para outra competição ou evento realizada pelo Sampa Bikers.

2.10 – Qualquer inscrição realizada irregularmente será punida com a suspensão por tempo indeterminado de todos os eventos promovidos pelo Sampa Bikers, sem direito a recurso e encaminhado também para todos os principais organizadores do Brasil.

2.11 – Após inscrito em uma categoria, não serão aceitas trocas para outra categoria;

2.12 – Não serão aceitas inscrições em mais de uma categoria;

2.13 – Categorias com menos de 3 inscritos não será realizadas. Neste caso os inscritos serão remanejados para a categoria anterior, isto é, com idade mais jovem ou posterior caso não haja uma categoria anterior. No caso da categoria PCD caso não atinja o número mínimo de participantes , essa será remanejada para categoria da idade do atleta inscrito(a).  

2.14 –  A referência usada para o cálculo das idades é o dia 31/12/2024.

2.15 – Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento;

2.16 – O Comprovante de pagamento é um documento único, não tendo a ORGANIZAÇÃO cópia do mesmo.

2.17 –  A inscrição poderá ser transferida para outro atleta até dia 04 dias antes da prova, após
essa data não mais será permitida a transferência. No caso de ser um categoria diferente do atleta inscrito anteriormente, será necessário confirmar  a disponibilidade de vagas. 

O atleta substituto deve realizar seu cadastro no evento no site do evento,  caso ainda não tenha.

– Após realizar o cadastro, o detentor da vaga deve solicitar a transferência, informando o nome completo, cpf e dados que devem ser alterados, através do e-mail queropedalar@sampabikers.com.br

– O acerto financeiro é de responsabilidade dos atletas envolvidos.

2.18 – Após a efetivação das inscrições, a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem de participar em hipótese alguma e nem fornecer o kit do evento, caso a pessoa não participe no evento.
Também não será transferido para outra competição ou evento realizada pelo Sampa Bikers.
Somente para pedidos dentro do prazo de 7 dias após a a realização da inscrição. (conforme Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90)

2-19 – A lista de inscritos final será divulgada dois dias após o encerramento das inscrições. Antes disso, estaremos divulgando parcias da lista de inscritos, sempre no final da inscrição de cada lote.

2.20 – Não será possível qualquer tipo de alteração na inscrição no dia da prova como por
exemplo: Modalidade, atleta, nome de equipe etc.

2.21 – A lista de inscritos será divulgada somente dois dias após o final das inscrições.

2.22 – Todos os participantes receberão um kit composto pelo numeral do atleta + 1 caramanhola.

2.23 – O conteúdo do kit deverá ser conferido no ato da entrega. Não serão aceitas reclamações posteriores por falta de material que compõe o kit.

2.21 – Categorias:

  • Pró – 8 categorias – percurso Longo
  • Sport 12 categorias – percurso Curto
CATCATEGORIAS PRÓFAIXA ETÁRIA
CAT 101. Pro Masc CadeteNascidos entre 2002 a 2006 (18 a 22 anos)
CAT 202. Pro Masc ExpertNascidos entre 1995 a 2001 (23 a 29 anos)
CAT 303. Pro Masc Master A1Nascidos entre 1990 a 1994 (30 a 34 anos)
CAT 404. Pro Masc Master A2Nascidos entre 1985 a 1989 (35 a 39 anos)
CAT 505. Pro Masc Master B1Nascidos entre 1980 a 1984 (40 a 44 anos)
CAT 606. Pro Mas Master B2Nascidos entre 1975 a 1979 (45 a 49 anos)
CAT 707. Pro Masc Senior ANascidos até 1974 (50 anos em diante)
CAT 808. Pro Feminino.Nascidos até 2006 (18 anos em diante)
CATEGORIAS SPORT
CAT 909. Sport Masc JuvenilNascidos entre2007 a 2009 (15 a 17 anos)
CAT 1010. Sport Masc ExpertNascidos entre 1991 e 2006 (18 a 33 anos)
CAT 1111 Sport Masc CadeteNascidos entre 1985 a 1990 (34 a 39 anos)
CAT 1212. Sport Masc Master CNascidos entre 1970 a 1984 (40 a 54 anos)
CAT 1313. Sport Masc Senior BNascidos entre 1965 a 1969 (55 a 59 anos)
CAT 1414. Sport Masc Senior CNascidos entre 1964 a 1960 (60 a 64 anos)
CAT 1515. Sport Masc VeteranoNascidos até 1959 (65 anos em diante).
CAT 1616. Sport Feminino ExpertNascidos entre 1995 a 2006 (15 a 29 anos)
CAT 1717. Sport Feminino MasterNascidos entre 1985 a 1994 (30 a 39 anos)
CAT 1818. Sport Feminino SeniorNascidos entre 1975 a 1984 (40 a 49 anos)
CAT 1919. Sport Feminino VeteranaNascidos até 1974 (50 em diante).
CAT 2020. Sport PCDNascidos até 2006 Membros Inferiores ou superiores (18 anos em diante).

Aa categoria PCD (Para Desportista)  será destinado somente a atletas   com deficiência severa nos membros superiores ou inferiores (paralisia ou amputação)., o ATLETA que se enquadrar deverá solicitar sua inscrição enviando um e-mail para queropedalar@sampabikers.com.br juntamente com os documentos citados abaixo;

Nome completo

Cópias da Cédula de Identidade RG e do CPF/MF;

Laudo Médico com validade a partir de 1º de Agosto de 2024 no qual deverá constar o CID do ATLETA e a data de validade.

Termo de Responsabilidade Individual.

Os documentos acima mencionados serão recebidos até o encerramento das inscrições.

O campo ‘assunto’ do e-mail deverá ser preenchido como: Cadastro para ATLETA Para Desportista

O cadastro de pessoas com deficiência será analisado juntamente com os documentos abaixo mencionados pela organização da prova, juntamente com o DEPARTAMENTO MÉDICO LEGAL, que remeterá a aprovação ou não da inscrição para o ATLETA. A aprovação ou não é de responsabilidade exclusiva da Sampa Bikers.

Atenção: A inscrição só será confirmada após a conclusão de todos os procedimentos e parecer final da Sampa Bikers.

 Artigo 3º (kit de participação)

3.1 – O Kit somente poderá ser retirado pelo(a) atleta inscrito mediante apresentação do protocolo de inscrição, o respectivo recibo de pagamento e RG.

3.2 – A retirada do numeral de todas as categorias deverá ser realizado somente pelo participante mediante a apresentação de documento de identidade. Não serão entregues kits para terceiros.

3.3 – No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir os seus dados e o número de participação;

3.4 – Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do kit;

Artigo 4º (participação)
4.1 – Só poderá participar na prova, aqueles devidamente inscritos, com o respectivo numeral sem estar modificado (recortado ou com adesivos de outros patrocinadores), com as informações médica no verso preenchidas, capacete, roupas adequadas a prática de mountain bike e pulseira de acesso ao local de largada fornecidos pela organização no ato do alinhamento.

Artigo 5º (regras)

5.1 – Os atletas deverão estar no local de largada com pelo menos uma hora de antecedência (60 minutos antes da largada), quando serão dadas as instruções finais;

5.2 – A participação do(a) atleta na prova é estritamente individual sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização por escrito da Comissão Organizadora da prova;

5.3 – Não será permitido apoio no trajeto ou o acompanhamento dos(as) atletas por treinadores/assessoria, amigos, etc, com bicicleta e outros meios, resultarão na desclassificação do participante;

5.4 – O(a) atleta deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. Igualmente, não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas regras causará a desclassificação do(a) atleta;

5.5 – As bicicletas deverão ser mountain bikes e movidas exclusivamente pela força individual do atleta em conformidade com os regulamentos da União Ciclística Internacional. Não serão permitidas o uso de bicicletas elétrica, gravel , híbridas ou qualquer outra que não seja da modalidade específica da prova.

5.6 – O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada) pelo próprio atleta. Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova;

5.7 – Reserva-se à organização o direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento;

5.8 – Todo equipamento que o atleta utilizará na prova poderá ser checado pela organização momentos antes da largada, e ter seu uso vetado caso seja considerado impróprio ou de risco para a participação no evento;

5.9 – É proibido pular a grade para entrar na pista no momento da Largada, caso ocorra isso o atleta será penalizado com o acréscimo de 5 minutos no tempo total de prova. O Atleta deverá entrar ou sair pelo acesso de largada.

5.10 – Em caso de acidente ou qualquer outro motivo de força maior , o(a) atleta deve retirar-se imediatamente da corrida se assim for determinado por um membro da equipe médica oficial indicada pela Comissão Organizadora;

5.11 – Todos os participantes têm de seguir as instruções transmitidas pelos membros da organização da prova;

5.12 – Os participantes serão alinhados de acordo com a ordem de chegada após a abertura de alinhamento. Se por acaso algum ciclista no ato do alinhamento tentar ultrapassar os demais carregando a bicicleta por cima este será punido com alinhamento na última fila.

5.13 – Todas as categorias largam juntas. A largada de todas as etapas será pontualmente no horário indicado no programa da prova.

5.14 – Vence o ciclista somar o menor tempo, isto é quem chegar na frente.

5.16 – Haverá um tempo máximo para percorrer o circuito, que será informado no dia do evento antes da largada, após este tempo serão encerrados os trabalhos de cronometragem e início da apuração dos resultados.

5.17 – O uso de capacete de proteção devidamente homologado é obrigatório, inclusive durante o treinamento sobre o percurso.

5.18 – O Power Biker é uma prova de velocidade e resistência, com isso NÃO Haverá postos de hidratação com água para abastecimento. Cada participante deve ser autosuficiente com água e comida., Recomenda-se fortemente que o atleta carregue consigo o sistema de
hidratação que melhor lhe convier.

Artigo 6º (O circuito)

6.1 – O percurso será amplamente sinalizado com fitas de marcação e placas de sinalização
em cores fortes, e pode passar por estradas de terra, campos gramados, trilhas,
charcos, travessia de rios, pastos e vias públicas. Haverá também fiscais espalhados em pontos do circuito que possam gerar dúvidas.

6.2 –  Os percursos especificados podem sofrer alterações de quilometragem sem prévio aviso. Eventuais alterações serão comunicadas no dia do evento na concentração da largada. Recomendamos sempre acessar o site oficial da prova para conferir as informações para ver se houve alguma alteração.

6.3 – O circuito não estará fechado ao trânsito de veículos, cuidado!

6.4 – A ORGANIZAÇÃO se reserva ao direito de alterar o percurso em trechos que
porventura apresente risco aos competidores, inclusive em reduzir o trajeto em caso de mal tempo.

6.5 – Uma moto batedora acompanhará o líder geral da prova, indicando o caminho quando necessário.

6.6 – Haverá também fiscais competidores, sem identificação, infiltrados entre os participantes.

6.7 – A ORGANIZAÇÃO poderá suspender a prova por qualquer questão que ponha em risco
a segurança, bem como atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior

 Artiugo 7º – Obrigações e Responsabilidades dos participantes

7.1 – Acompanhar as comunicações enviadas por e-mail ao seu endereço eletrônico cadastrado, bem como acessar o site do evento para verificar possíveis modificações deste regulamento, notícias e informações para sua participação no evento.

7.2 – Levar consigo toda a comida e bebida que for consumir durante a competição. Cada participante é único responsável pela escolha e consequências geradas pela falta ou excesso de alimentos, líquidos (energéticos, etc.)  e/ou outros suplementos ingeridos por ele. A água fornecida é exclusiva para beber, e não poderá ser usada para outros fins.

7.3 – Ter um seguro de vida compatível com as necessidades de seus dependentes e beneficiários.

7.4 – Ter seguro total de todo o seu equipamento (bicicleta, capacete, acessórios…). Cada atleta é responsável pelo zelo e pela guarda de todo o seu equipamento/material de prova e objetos pessoais. 

7.5 – Ter um bom convênio médico (para assistência/cobertura financeira em caso de acidente).

7.6 – As equipes de saúde que apoiam o evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para um hospital mais próximo. A partir daí termina a sua responsabilidade. Todas as despesas hospitalares correrão por conta do acidentado.

7,7 – Manter sua identificação (números – frente da bicicleta e costas do atleta) e pulseira claramente visíveis durante toda a competição. Preencher a ficha com dados pessoais no verso do numeral costal.

7.8 – Facilitar e dar passagem aos atletas mais rápidos que queiram ultrapassá-lo.

7.10 – Zelar pela boa imagem do mountain bike, pela preservação da natureza e do patrimônio histórico.   

7.11 – Respeitar as leis de trânsito durante toda a prova.

7.12 – Notificar imediatamente à Secretaria de Prova se vier a abandonar a competição por qualquer motivo. Caso isso não ocorra, à Organização se reserva o direito de promover uma busca organizada e cobrar desse participante todos os custos que forem gerados por esta ação.  

Artigo 8º – Direito de imagem

 8.1 – O Power Biker Brasil será registrado em vídeo e fotografia pela Organização e seus parceiros oficiais. Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso de sua imagem, deverão notificá-la por escrito à Organização no ato de sua inscrição no evento. Caso contrário estarão, automaticamente, autorizando a sua utilização de forma inteiramente gratuita, a título universal, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável, sem limitação de tempo ou de número de vezes, podendo ocorrer no Brasil e/ou no exterior, sem que seja devida ao autorizador qualquer remuneração.

AVISO: A FOTOP é a única empresa credenciada e autorizada a comercializar as fotos dos participantes.

– Artigo 9º (resultados)
9.1 – Os resultados dos primeiros colocados de cada categoria serão divulgados até uma hora após a chegada do último ciclista ou o tempo limite de prova. Será fixada uma listagem na secretaria da prova.

9.2 – O resultado final com as demais colocações será divulgado até três dias após a prova no site da internet – www.powerbiker.com.br.

Artigo 10º (premiação)

10.1 – Serão premiados com troféus  os cinco primeiros colocados de todas as categorias.

10.2 – Não haverá premiação em dinheiro.

10.3 – A cerimônia oficial de premiação acontecerá imediatamente após a prova.

10.4 – É proibido levar as bicicletas para o podium.

10.5 – É proibido levar faixas, banner e qualquer tipo de propaganda para o podium.

10.6 – Para receber a premiação é obrigatório que o(a) atleta esteja portando o RG original e estar com a pulseira lacre sem estar violada.

10.7 – Não serão entregues premiações pós-prova (quando houver) para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da prova.

10.8 – Os(as) atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao podium, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada. O(a) atleta que não comparecer ao podium durante a cerimônia de premiação perdera o direito aos prêmios, passando a premiação para o classificado seguinte;

Artigo 11º (penalizações)

11.1 – DESCLASSIFICAÇÃO: Serão penalizados com a perda do direito de premiação e estando passíveis de desclassificação da prova, os atletas que incorrerem no seguinte:

  • Pedalar sem capacete durante a prova. (item desclassificatório).
  • Pedalar sem a pulseira lacre. (item desclassificatório).
  • Pedalar no sentido contrário, contra mão. (item desclassificatório).
  • Completar sem o número de identificação. (item desclassificatório).
  • Passar informações erradas ou falsas na inscrição. (item desclassificatório).
  • Não estar presente na premiação se for um dos premiados. Não serão aceitos representantes do competidor no podium. (item desclassificatório).
  • Manobras desleais contra outro ciclista. (item desclassificatório).
  • Xingar e usar palavras de baixo calão com qualquer pessoa da organização, competidor ou público.
  • Não realizar a totalidade do percurso marcado pela ORGANIZAÇÃO;
  • Não será permitido pedalar com fones de ouvido ou escutando música alta via celular ou qualquer outro aparelho sonoro (item desclassificatório).
  • Trocar de bicicleta ou ciclista. (item desclassificatório).
  • Não estar participando com uma bicicleta que seja mountain bike.
  • Fazer qualquer alteração, recortar, colar adesivos no numeral do atleta na prova. (item desclassificatório).
  • Cortar caminho (não passar pelo caminho demarcado) ou pegar carona durante a prova. (item desclassificatório).
  • Subir no podium sem estar portando o documento de identidade. (item desclassificatório).
  • Tumultuar o trabalho da organização e desrespeitar organizadores e fiscais. (item desclassificatório).
  • Não será permitido qualquer apoio, seja mecânico ou alimentar, durante a prova. (item desclassificatório).
  • Não estar com as informações médicas preenchidas (item desclassificatório).
  • Largar fora da área de alinhamento (item desclassificatório).
  • Fazer qualquer reclamação de qualquer assunto que esteja mencionado no regulamento (item desclassificatório).
  • Jogar lixo no trajeto fora dos locais indicados pela organização (item desclassificatório).
  • Não cumprir outras determinações deste Regulamento

11.2 – PENALIZAÇÕES – As penalizações serão efetuadas no fim de cada etapa ou final da competição.

  • Durante o alinhamento será penalizado com acréscimo de 10 minutos o ciclista que levantar a bicicleta acima dos quadris para passar a frente dos demais ciclistas alinhados durante o alinhamento. Além, disso este será punido com largada na última fila.
  • Queimar a largada (penalização em 5 minutos).
  • Pular a grade que isola o público dos competidores alinhados, durante o alinhamento (penalização em 5 minutos).

11.3 – Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora da Prova

Artigo 12º (recursos)

12.1 – Recursos serão aceitos durante a prova ou em até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial, na secretaria da prova. Somente será aceito recurso por escrito e acompanhado de um depósito de R$ 200,00 (duzentos reais) em dinheiro. Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido, caso contrário será doado a uma instituição de caridade.

– Artigo 13º (comissão organizadora)

13.1 – A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova por qualquer um destes motivos a prova será considerada realizada e não haverá nova prova;

14.2 – A Corrida poderá ser adiada ou cancelada a critério da Comissão Organizadora, comunicando aos inscritos está decisão pelo do site oficial da corrida;

§ 1º Na hipótese de adiamento da corrida e a conseqüente divulgação de nova data não haverá devolução do valor da inscrição;
§ 2º Na hipótese de cancelamento da corrida (sem divulgação de nova data) os inscritos deverão solicitar o reembolso da inscrição;

13.3 – A Comissão Organizadora poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, alterar ou revogar este regulamento, total ou parcialmente, informando as mudanças pelo site oficial da corrida;

13.4 –  As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões;

13.5 – A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso
prévio

Coordenação Geral: Paulo de Tarso  (Sampa Bikers), Eduardo Ramires (Sampa Bikers)

Cronometragem:  Robison Pagotti (Mix Sports).

Categorias das Provas

Categorias:

Caso não atinja pelo menos 3 inscritos por categoria a  categoria será remanejada para uma categoria anterior ou posterior. No Caso da categoria paradesportista caso não atinja o número mínimo será transferia para categoria da idade do atleta.

CATCATEGORIAS PRÓFAIXA ETÁRIA
CAT 101. Pro Masc CadeteNascidos entre 2002 a 2006 (18 a 22 anos)
CAT 202. Pro Masc ExpertNascidos entre 1995 a 2001 (23 a 29 anos)
CAT 303. Pro Masc Master A1Nascidos entre 1990 a 1994 (30 a 34 anos)
CAT 404. Pro Masc Master A2Nascidos entre 1985 a 1989 (35 a 39 anos)
CAT 505. Pro Masc Master B1Nascidos entre 1980 a 1984 (40 a 44 anos)
CAT 606. Pro Mas Master B2Nascidos entre 1975 a 1979 (45 a 49 anos)
CAT 707. Pro Masc Senior ANascidos até 1974 (50 anos em diante)
CAT 808. Pro Feminino.Nascidos até 2006 (18 anos em diante)
CATEGORIAS SPORT
CAT 909. Sport Masc JuvenilNascidos entre2007 a 2009 (15 a 17 anos)
CAT 1010. Sport Masc ExpertNascidos entre 1991 e 2006 (18 a 33 anos)
CAT 1111 Sport Masc CadeteNascidos entre 1985 a 1990 (34 a 39 anos)
CAT 1212. Sport Masc Master CNascidos entre 1970 a 1984 (40 a 54 anos)
CAT 1313. Sport Masc Senior BNascidos entre 1965 a 1969 (55 a 59 anos)
CAT 1414. Sport Masc Senior CNascidos entre 1964 a 1960 (60 a 64 anos)
CAT 1515. Sport Masc VeteranoNascidos até 1959 (65 anos em diante).
CAT 1616. Sport Feminino ExpertNascidos entre 1995 a 2006 (15 a 29 anos)
CAT 1717. Sport Feminino MasterNascidos entre 1985 a 1994 (30 a 39 anos)
CAT 1818. Sport Feminino SeniorNascidos entre 1975 a 1984 (40 a 49 anos)
CAT 1919. Sport Feminino VeteranaNascidos até 1974 (50 em diante).
CAT 2020. Sport PCDNascidos até 2006 Membros Inferiores ou superiores (18 anos em diante).

Outras informações

SE LIGA NAS INFORMAÇÕES:

  • A prova será realizada com qualquer condição climática: Calor, frio, chuva, sol, barro ou poeira. é uma prova de mountain bike em todo o tipo de terreno. O Power Biker é uma competição de mtb raíz, realizada desde 2001, então não é recomendada para aquele(a)s que tem mimimi.
  • Não haverá pontos de água. Cada participante deve ser auto-sufiente de água e comida. O Power Biker é uma prova de velocidade e resistência, POWER !
  • Diferente do ano passado, nesse ano, não será permitido a presença dos competidores após a finalização da cronmetragem. A prova terá final na praça da ciadade após o recebimento da medalha finisher. Esse íten é desclassificatório.
  • Não será permitido apoio de terceiros ao longo do trajeto.
  • As categorias que não tiverem pelo menos 3 atletas inscrito(a)s , serão remanajadas para categoria abaixo (mais novos). No caso de não haver categorias abaixo, serão remanejadas para categorias acima(mais velhos)
  • LEIA O REGULAMENTO COM ATENÇÃO

História da Prova

Foi realizada pela primeira vez em 2002 na cidade mineira de Passa Quatro com dois dias de duração. Complementando o evento no sábado a noite aconte Fast Down Hill , uma competição urbana, no centro da cidade, na famosa descida do cemitério. Nos anos de 2006 e 2008 foi incluido uma etapa noturna na sexta-feira a noite.  Em 2009 a prova aconteceu por duas vezes, em duas cidades diferentes,  uma etapa em Passa Quatro (Power Biker Minas) e outra em Caconde (Power Biker São Paulo). Foi o último ano que a prova aconteceu em Passa Quatro. Em 2010 a prova  foi realizada na cidade de Cunha no tradicional formato de 2 dias de prova em um Down Hill Noturno. Nos anos de 2011 e 2012 a prova foi realizada em Caconde com um dia de duração.Em 2017 a prova retornou para Passa Quatro e após a paralisação devido a pandemia, a prova retornou em 2022 em Caconde.

Em 2023, pela primeira vez a prova será realizada na cidade de São Luiz do Paraitinga.

A partir de 2024 a prova será disputada em 3 etapas, se tornando um campeonato: Power Biker Brasil Marathon Cup

 

Dúvidas Frequentes

Outra pessoa poderá retirar meu kit da prova ?

Não. Somente o (a) atleta poderá retirar o kit, mediante apresentação de documento de identidade.

Haverá premiação em dinheiro ou produtos ?

Não. Somente medalhas até o quinto colocado de cada categoria e troéu + camisa de campeão e campeã geral.

Haverá ponto de hidratação ao longo do trajeto ?

Não.

Lembrando que esta é uma prova de resistência e velocidade, por isso o nome Power Biker. Cada participante deve ser auto-suficiente na sua hidratação e alimentação.

Recomendamos pedalar com mochila de hidratação e levar barras ou gels energéticos.

Haverá um tempo limite para percorrer o circuito ?

Sim !  de 4;30 horas de prova para todas as categorias.

Posso participar da competição com E bike ?

Não. Somente bicicletas Mountain Bike serão permitidas.

E com bicicletas Gravel posso participar ?

Não, essa é uma competição exclusiva para modalidade mountain bike.

E bicicleta Híbrida, pode ?

Não !!!! somente bicicletas mountain bike como já mencionamos. Nenhuma outra bicicleta de outra modalidade será permitida.

Galeria dos Campeões