MTB 12 HORAS
Em 2023 após uma longa pausa devido a pandemia a competição retorna em uma edição mais do que especial comemorativa ds 85 anos do homem de aço, o Superman. Parceria esta firmada com a Warner Bross, responsável pelo licenciamento da marca da DC Comics.Uma das ações que promete dar um tom divertido ao evento será uma jersey esclusiva do Superman que os competidores deverão usar na largada e chegada da desafiante competição de MTB.
Geral: Clique aqui
Categorias: Clique aqui
Categorias: Tempo Voltas
Vídeo
Mais Fotos
Informações sobre o circuito
Baixe o GPX do cirucito de 2019 clicando aqui.
O Cirucito será praticamente o mesmo dos últimos dois anos, se for alterado algum trecho será algo que esteja muito téccnico e perigoso.
O Circuito terá aproximadamente 7 quilômetros em todo o tipo de terreno próprio para a prática do mountain bike. Muito pouca coisa será alterado do circuito já existente no parque, até a prova algumas poucas alterações serão realizadas, mas não serão alterações grandes que afete o que já está muito bem montado atualmente lá.
Apesar de ter muitos trechos de single track, o nível de dificuldade pode-se considerar fácil para quem está acostumado a prática da modalidade e ideal para uma competiçao de 12 horas.
Requisitos Básicos
- Ter uma mountain bike;
- Estar acostumado a pedalar em todo o tipo de terreno;
- Ter espírito de amizade e companherismo;
- Respeitar o próximo.
Regulamento
- A PROVA
1.1 – A prova ciclística MTB 1 2 Horas do Brasil, doravante denominada evento, será realizada no dia 27 de maio, para PESSOAS DE AMBOS OS SEXOS, devidamente inscritos, doravante denominados ATLETAS, independentemente da condição climática .
Obs. Regualmento atualizado em 02/05/2023 às 17h00 min. Novas atualizações poderão ser realizadas até o ínicio da entrega dos kits de participação de acordo com as necessidades técnicas do evento.
1.2 – Os competidores deverão estar usando bicicletas de mountain bike aro 26, 27,5 ou 29 e devem ser exclusivamente de propulsão humana. Não sendo permitida bicicletas elétricas, Cyclo Cross, Gravel, tandem ou qualquer outra bicicleta que não seja da modalidade.
1.3 – O objetivo da prova é completar o maior número de voltas no circuito dentro do prazo de 12 horas. Em caso de empate no número de voltas, o critério de desempate será definido pelo aquele que terminar na frente, isto é, com menor tempo.
- 4 – Poderá o organizador/Realizador suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos participantes.
1,.5 – A cronometragem será realizada através de chip, mas até a data da prova poderemos alterar a forma de cronometragem, ficando a critério da organização a forma de cronometragem a ser utilizada. Em ambos os casos a organização informará durante a prova, parciais da classificação.
Atenção ! Só serão computadas as voltas dos competidores que passarem com o chip na zona de cronometragem. Caso algum ciclista perca o chip e passe sem ele, essa volta não será computada, mesmo que encontre depois. E caso não encontre o chip, a equipe estará desclassificada.
1.6 – Quando da retirada do numeral com chip, o ATLETA deverá conferir seus dados pessoais.
1.7 – Será obrigatório o uso da camisa oficial do evento na largada e durante a primeira hora de prova até que sejam iniciados os revesamentos.
- INSCRIÇÕES
2.1 – As Inscrições para o MTB 12 HORAS DO BRASIL serão feitas via internet.
2.3 – A inscrição só se torna efetiva mediante a ao pagamento via pix ou depósito bancário e após o registro final com o preenchimento da ficha de inscrição que o inscrito(a) receberá para preenchimento após o pagamento.
ATENÇÃO: O Comprovante de pagamento é um documento único, não tendo a ORGANIZAÇÃO cópia do mesmo.
2.4 – As inscrições deverão ser realizadas pelo site www.mtb12horas.com.br até o dia 12 de maio, podendo ser PRORROGADA ou ENCERRADA com antecedência, a critério da ORGANIZAÇÃO.
ATENÇÃO:
- Não haverá inscrições no dia do EVENTO durante a entrega de Kit de participação.
- A lista de inscritos será divulgada 2 dias após o encerramento das inscrições.
2.5 – As inscrições serão limitadas ao número máximo previsto de 500 ATLETAS CADASTRADOS ou 150 competidores na pista, número este que será definido pela ORGANIZAÇÃO de acordo com o andamento e procura de inscrições.
2.6 – As inscrições são abertas a atletas federados ou não, com idade igual ou superior a 16 anos nas duplas, trios e quartetos. Na categoria solo a idade mínima será de 18 anos.
2.7 – Serão 12 categorias, onde ss competidores serão agrupados em equipes de 4 (quatro) ciclistas, trio (três ciclistas) , duplas e solo (individual), divididos nas seguintes categorias, que deve ser identificado no preenchimento da ficha de inscrição como CAT e o número da categoria.
CAT 1 | SOLO FEMININO (idade mínima 18 anos) |
CAT 2 | SOLO MASCULINO Expert – Nascidos entre 1994 a 2005 |
CAT 3 | SOLO MASCULINO Master – Nascidos entre 1984 a 1993 ( 30 a 39 anos) |
CAT 4 | SOLO MASCULINO Senior – Nascidos entre 1974 e 1983 (40 a 49 anos) |
CAT 5 | SOLO MASCULINO Veterano – Nascidos entre 1964 e 1973 ( 50 a 59 anos) |
CAT 6 | SOLO MASCULINO – Super Veterano – Nascidos até 1963 |
CAT 7 | DUPLAS MASC (idade mímima de 16 anos) |
CAT 8 | DUPLAS MISTA ( 1 homem + 1 mulher – idade mímima de 16 anos) |
CAT 9 | Trio – idade livre sem destinção de sexo (idade mímima de 16 anos) |
CAT 10 | Quarteto Open (idade mímima de 16 anos) |
CAT 11 | QUARTETO MASTER – Nascidos até 1983 |
CAT 12 | Quarteto Misto – idade livre – 2 homens + 2 mulheres (mímima de 16 anos) |
- SOLO MASCULINO: Categoria livre individual, subdividida em 5 faixas de idade. Idade mínima de 18 anos.
- SOLO FEMININA – Categoria livre individual sem divisão por idades. Idade mínima de 18 anos.
- Dupla mista: Deverá ser composto por um homem e uma mulher.
- Trio: Categoria única, independente do sexto dos particopantes, podendo ser formanda por 3 homens, 2 homens e 1 mulher, 2 muleres e 1 homem ou 3 mulheres.
- Quarteto Misto: 4 integrantes, sendo dois homens e duas mulheres. A largada e a última hora de prova deverá ser feita pela mulher. O Revezamento deverá ser alternado. Isto é, quando sair uma mulher entra homem. E quando sair o homem entra mulher. Revezamentos do mesmo sexo é ítem desclassificatório. Idade mínima de 16 anos.
- Na dupla, e quarteto mista a Largada e a última hora de prova deverá ser feita pela mulher.
Categoria Paradesportista
- A Categoria Paradesporto é uma categoria destinada a atletas com deficiência severa nos membros superiores ou inferiores (paralisia ou amputação).
A categoria será realizada, na solo, caso atinja um número mínimo de 5 atletas. Caso não atinja esse número mínimo , esta categoria será remanejada para a categoria de divisão de idades.
Atletas que encaixe nessa categoria tem o direito de 50 % de desconto no valor da inscrição no 1º lote ,na categoria solo.
- O cadastro de pessoas com deficiência será analisado juntamente com os documentos abaixo mencionados pela organização da prova, juntamente com o DEPARTAMENTO MÉDICO LEGAL, que remeterá a aprovação ou não da inscrição para o ATLETA. A aprovação ou não é de responsabilidade exclusiva da Sampa Bikers.
Para o ATLETA que se enquadrar na categoria Paradesportista, este deverá solicitar sua inscrição enviando um e-mail para [email protected] juntamente com os documentos citados abaixo;
Nome completo
Cópias da Cédula de Identidade RG e do CPF/MF;
Laudo Médico com validade a partir de 1º de março de 2023 no qual deverá constar o CID do ATLETA e a data de validade.
Os documentos acima mencionados serão recebidos até o encerramento das inscrições.
O campo ‘assunto’ do e-mail deverá ser preenchido como: Cadastro para ATLETA PARADESPORSTISTA.
Atenção:
A inscrição só será confirmada após a conclusão de todos os procedimentos e parecer final da Sampa Bikers.
Somente após esses trâmites que o pagamento deverá ser efetuado.
Observações:
- Menores de 18 anos não poderá ser capitão ou responsável pela equipe e deverão obrigatoriamente apresentar ficha de inscrição com assinatura do responsável no termo de responsabilidade autenticada e com firma reconhecida, que deverá ser entregue no dia da retirada do kit.(termo de responsabilidade está disponível no site mtb12horas.com.br)
- A ORGANIZAÇÃO disponibilizará aos ATLETAS acima de 60 (sessenta) anos, o desconto de 50 % (cinquenta por cento) de desconto no valor da inscrição .
- Antes da realização do depósito será necessário enviar sua solicitação de desconto com sua cópia do Rg para o email [email protected] ou via whatsapp 11 9 8585 9559;
- Não serão aceitas inscrições de atletas menores de 16 anos nas duplas. Na solo a idade mínima é de 18 anos. Somente com autorização da organização.
- A idade mínima nos quartetos é de 13 anos. Em ambos os casos será necessário apresentar o termo de responsabilidade com firma reconhecida do responsável.
2.7 – Cada categoria terá um número código, por exemplo: CAT 1 é a categoria número 1 que identifica a solo feminino (ver tabela de categorias). Esse número de categoria deverá ser indicado no ato da inscrição.
2.6 – A inscrição deverá ser realizada somente mediante ao pagamento da inscriçãoe envio das informações solicitadas no menu como se inscrever disponível nesta página.
2.7– A lista de inscritos será divulgada somente dois dias após o final das inscrições.
ATENÇÃO:
A ficha de inscrição de registro final de deverá estar preenchida corretamente, com todos os dados do(s) atleta(s) e deverá ser preenchida assim que a organização enviar o link após a confirmação do pagamento.
2.8 – Não será permitida em nenhuma categoria a participação de bicicletas modelo “tandem”, ciclo cross,, Gravel, elétricas ou qualquer outra que não seja modelo mountain bike.
2.9 – Após a efetivação das inscrições, a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem de participar em hipótese alguma. Somente para pedidos dentro do prazo de 7 dias após a compra online. (conforme Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90).
2.10 – TRANSFERÊNCIA/CANCELAMENTO
Após a efetivação das inscrições, a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem de participar em hipótese alguma. Somente para pedidos dentro do prazo de 7 dias após a compra online. (conforme Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90).
O atleta poderá transferir sua inscrição para outro atleta mediante ao pagamento da taxa administrativa de R$ 50,00. Data limite até a quarta-feira antes do evento as 17 horas. Após essa data não será possivel mais a realização de trocas ou transferências.
– Procedimento para transferência de inscrição para outro atleta
O atleta substituto deve realizar seu cadastro no evento no site da empresa responsável pelas inscrições, caso ainda não tenha.
– Após realizar o cadastro, o detentor da vaga deve solicitar a transferência, informando o nome completo, cpf e dados que devem ser alterados, através do e-mail [email protected]
– O acerto financeiro é de responsabilidade dos atletas envolvidos.
*Depois de encerrada as inscrições, para efetuar qualquer alteração, será cobrado uma taxa de 50% do valor da inscrição paga.
Não serão aceitas transferências de inscrições 7 dias antes do evento.
**Menores de 18 anos deverão obrigatoriamente apresentar ficha de inscrição com assinatura autenticada do responsável no termo de responsabilidade e com firma reconhecida, que deverá, obrigatoriamente, ser entregue no dia da retirada do kit.
2.11 – NA RETIRADA DE KIT será necessário doar : 1 kg de alimento não perecível (não vale sal, açucar ou farinha).
2.12 – A prova será realizada mesmo com chuva. Esteja preparado e prevenido. Mas poderemos interromper a prova em caso de tempestade com raios que possa colocar em risco os participantes e fiscais, realizando uma nova largada após a melhora das condições climáticas, respeitando a diferença de tempos entre os atletas. Mas o tempo de prova continuará contando.
2.13 – Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.
2.14 – Não serão aceitos nomes em equipes com palavrões, palavras que gerem qualquer tipo de protesto, nomes relacionados a politica ou que denigram a imagem do evento ou da cidade sede. Os nomes das equipes deverão ter no máximo 2 palavras.
2.15 – Após o registro final de inscrição ser realizado, não serão permitidas trocas de categorias.
2.16 – Somente serão mantidas as categorias com mais de cinco inscritos. Caso alguma categoria não atinja o número mínimo de inscritos, esta poderá ser remanejada.
2,17 – A inscrição na categoria duplas, trios e quartetos deverá ser feita pelo representante ou capitão da equipe, com suas informações e demais solicitadas. No dia da retirada dos kits o capitão (representante da equipe) será o responsável pela retirada dos kits de cada atleta, onde este deverá levar a ficha de registro final (disponível no site) com os dados de todos os atletas + o termo de responsabilidade.
2.18 – O kit do evento será composto por numeral do atleta + caramanhola + camisa de ciclista oficial da prova de uso obrigatório na largada e primeira hora.
3 – LARGADA
3.1 – A largada será no estilo “LE MANS”, com atletas correndo a pé em direção às bicicletas e iniciando as voltas no circuito. Confira o programa de cada prova no site oficial do evento.
3.2 – Todas as categorias largarão juntas com as equipes e duplas representadas por apenas um atleta de cada equipe, inclusive a solo. Será obrigatório o atleta estar vestindo na largada a camisa oficial do MTB 12 horas.
3.3 – O representante da largada no quarteto poderá ser feito por qualquer ATLETA independente da idade, exceto a mista que deverá ser feita por uma mulher.
3.4 – Durante a prova será desclassificada o ATELTA SOLO, DUPLA, TRIO OU QUARTETO que tiver algum atleta circulando pelo circuito, fora de sua volta, com ou sem bicicleta, no horário da largada, durante a prova ou fora da hora permitida pela organização para reconhecimento.
3.5 – Haverá um horário para reconhecimento do circuito que deverá ser cumprido à risca. Será penalizado com 5 minutos qualquer atleta ou equipe que estiver pedalando fora do horário indicado no programa.
3.6 – Caso o ATLETA responsável em largar não esteja presente. Este não poderá ser substituído por outro. No caso de equipes e duplas somente após a abertura das trocas será permitida a entrada do ATLETA seguinte. Resumindo, perderá a largada.
3.7 – Caso o ATLETA que fizer a largada sair do circuito por motivo de quebra, queda ou outros não mencionados. Este, só poderá retornar após a abertura das trocas de revezamento.
4 – TROCAS, REVEZAMENTO & PARADAS:
4.1 – Após 1 hora de prova, serão liberadas as trocas (revezamento entre os atletas dos quartetos,trios ou duplas), entradas no circuito para quem perder a largada. Caso haja formação de fila no funil de trocas o atleta deverá aguardar sua vez. Aqueles que tiverem que sair do circuito , de qualquer categoria, em caso de quebra ou qualquer outro motivo, antes de uma hora de prova, este deverá sair pela área de troca e só poderá retornar após o início do revezamento. Aqueles que saírem em qualquer outro lugar do circuito, que não completem a volta, mesmo em caso de queda, serão considerados desistência, mesmo que estejam em equipes. Com isso leve água e o que comer, pois não será permitido apoio ao longo da prova.
4.2 – O revezamento entre os ATLETAS das equipes é livre, ficando a critério dos mesmos definir a quantidade e horários para realizar as trocas. Não é permitido, em hipótese alguma, trocas fora do local de revezamento determinado pela organização. A equipe ou dupla que trocar de atleta fora dessa área será automaticamente desclassificado, sem direito a apelação.
4.3 – No ato da troca, o ATLETA que estiver na pista deverá entregar o “bastão de revezamento” da equipe ao próximo ciclista. Ambos os ciclistas deverão estar parados. Serão punidos com um minuto aqueles que receberem o bastão em movimento. O modelo de bastão será definido pela organização próximo à prova, podendo ser uma fita, “chip”, cartão magnético ou outro.
4.4 – Uma fita com velcro será o bastão de revezamento nas categorias de equipes (Duplas, trios e quartetos) e deverá ser colocada no braço do participante.
4.5 – Haverá uma linha demarcada pela organização para retirada do bastão (normalmente é uma fita presa ao braço). O ciclista deverá passar o bastão somente no local de troca, após essa linha. O ciclista só poderá entrar na pista com o bastão de revezamento colocado no local indicado pela organização, no caso de ser uma fita, também no braço. O ciclista não poderá retirar essa fita bastão de troca antes da linha de troca. Caso algum atleta tire antes da linha, a equipe levará penalização de um minuto a ser cumprido em qualquer horário determinado pela organização.
4.6- Em caso de perda do bastão de revezamento, não haverá outro para substituição, ocasionando a eliminação da equipe, dupla ou atleta solo. CUIDE DO SEU EQUIPAMENTO DURANTE TODA A PROVA.
4.7 – Só será permitida à entrada na área de trocas e na pista do atleta que estiver com a pulseira lacre no pulso. Tome igual cuidado com sua pulseira, pois ela não poderá ser substituída em caso de dano ou perda!
4.8 – Não será permitida a entrada na pista do ATLETA que não estiver com as informações médicas preenchidas corretamente no verso do numeral. Este item é desclassificatório.
4.9 – Todo competidor deverá estar devidamente uniformizado. Não será permitido pedalar de sunga, sem camisa ou qualquer outro objeto ou acessório que não faça parte do uniforme de um ciclista em competição. Exceto aqueles que estiverem fantasiados com autorização da ORGANIZAÇÃO.
4.10 – A pulseira lacre deverá ser retirada por cada participante (ver programa da prova).E deverá ser usada pelo competidor durante toda a prova. A perda desse acessório é item desclassificatório.
4.11 – O circuito estará fechado para TODOS os ATELTAS uma hora antes do final da prova. Após, completado este horário, a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta na pista de qualquer categoria.
Lembrando que na categoria mista (dupla ou quarteto) a Largada e última hora de prova deverá ser realizada por uma mulher.
4.12 – Problemas mecânicos após a troca:
No caso de problemas mecânicos ocorridos no circuito ou próximos à área de troca, sofridos pelo atleta que entrou no circuito, o mesmo deverá por sua conta resolvê-los e terminar a volta para realizar a troca. Sem ajuda de equipe de apoio ou público presente. Como opção, o atleta poderá concluir a pé, empurrando a bicicleta. Será desclassificado o da atleta da categoria solo, dupla, trio ou quarteto que circular no sentido contrário (contramão) da competição ou cortar o caminho.
5 – APOIO DAS EQUIPES
5.1 – Qualquer apoio mecânico, alimentar e água será exclusivamente de responsabilidade de cada equipe ou atleta solo. Não será permitido o apoio de terceiros a nenhum atleta de quaisquer categorias, incluindo a solo no circuito da prova. A área de apoio será apenas na área de concentração das equipes, sendo terminantemente proibido qualquer tipo de apoio nos demais pontos do circuito. Este item é desclassificatório. Resumindo, o atleta tem que sair da do circuito para receber apoio.
5.2 – Não será permitida a montagem de qualquer estrutura de equipes fora da área determinada pela organização. (item é desclassificatório). As áreas não poderão ser reservadas, será de acordo com a ordem de chegada.
5.3 – Cada EQUIPE ou ATLETA solo terá direito a montar no máximo duas tendas de 3 x 3 m . (penalização com tempo a ser determinado pela organização).
5.4 – As tendas de apoio não poderão ser estandes de exposição, exceto ser for patrocinadora, apoiadora ou parceira do evento. Deverão ser locais de apoio para o atleta em forma de tenda, trailer ou motor home. Qualquer tenda de apoio que esteja realizando publicidade sem autorização, como exposiççao de produtos, distribuição de panfletos, vendas de produtos ou qualquer outro tipo de publicidade não autorizada. A equipe ou atleta solo será desclassificado e a tenda deverá ser desmomtada imediatamente.
5.5 – Não será permitida a entrada de carros para descarregar o material na área de montagem de tendas. Leve um carrinho. (penalização com tempo a ser determinado pela organização).
5.6 – Nenhum veículo será autorizado a ficar na área determinada para as equipes. (penalização com tempo a ser determinado pela organização)
5.7 – Não haverá luz e nem ponto de luz para uso das equipes no local. Recomendamos o uso de geradores. Só que não será permitido o uso de geradores que faça muito barulho ou que solte muita fumaça; (item é desclassificatório.
5.8 – Não será permitido o uso de aparelhos de som que não seja da organização. (item é desclassificatório)
5.9 – Não será permitido o uso de botijões a gás. (item é desclassificatório)
5.10 – Não será permitida a reserva de espaços de áreas para a montagem de tendas. (item é desclassificatório)
5.11 – Não será permitido lavagem de bicicleta na área das tendas equipes, caso necessário a organização do evento destinará um local para uso comum de todos.
5.12 – Não será permitido o uso de comunicação eletrônica com o competidor. Seja com ponto eletrônica, celular. Somente será permitido com o atleta contato verbal.
5.13 – Não será permitido pedalar com fones de ouvido ou escutando música seja em seu celular ou caixas de som. ìtem desclassificatório.
5.14 – Será permitido ter bicicleta(s) reserva. A troca não poderá ser na pista. O competidor deverá sair até seu box e efetuar a troca. Não esquecer de colocar o número e chip.
5.15 – O não uso da camisa oficial da prova na largada da prova é item desclassificatório. Será permitido o uso da camisa de campeão(a) geral da prova e geral solo do ano anterior.
5.16 – Não haverá numeral e nem chip reserva. Em caso de perda não será permitida a presença na pista sem esses itens. Cuidem bem de seu material!
5.17 – Não será permitido qualquer alteração no numeral do atleta, como cortar o numero, inserir adesivos ou qualquer item que altere a placa. ìtem desclassificatório.
6 – TÉRMINO DA PROVA
6.1. A competição será encerrada 12 horas após a largada, onde a prova estará encerrada para todos os atletas que passarem pelo controle até esse período estipulado. Os competidores que passarem pelo controle depois de completada o tempo estipulado de prova (12 horas) não terão suas voltas computadas.
6.2. A organização da prova poderá interromper a prova quando julgar necessário, por quaisquer motivos que achar necessário. Valendo o resultado da última volta completada
7 – Premiação
7.1 – Os cinco primeiros colocados na categoria solo serão premiadas com troféus. Duplas, trios e quartetos serão premiados com troféus até o terceiro colocado. Não haverá premiação em dinheiro. Caso a organização consiga, poderá haver premiação em produtos de apoiadores, nesse caso será somente para as categorias da solo.
7.2 – Cinturão de campeão geral da prova e de campeão e campeã geral solo mais brindes dos patrocinadores
7.3 – Medalhas de participação serão entregues para todos os participantes que completarem a prova.
7.4 – Só serão premiados aqueles que estiverem presentes na hora da premiação. Não será permitido outro representante receber a premiação no lugar do premiado (a). Caso contrário será considerado a desistência do prêmio, passando este para a equipe na colocação seguinte.
7.5 – Só receberão premiação se a somatória dos tempos do atleta solo, duplas,trio ou quartetos tiverem um tempo igual ou superior a 7 horas de prova. Por exemplo: Se um atleta se classificar em 2º lugar com apenas uma hora de prova esse atleta não será considerado na premiação.
7.6 – Não será permitido levar bicicletas na área do pódium.
7,7 – Aqueles que não estiverem presentes no ato da premiação serão desclassificados.
7.8 – Todos ATELTAS deverão estar devidamente uniformizados no pódium.
7,9 – Não será permitido também o atleta subir com faixas e banners de patrocinadores ou qualquer outro assunto.
8 – DISPOSIÇÕES GERAIS, PENALIZAÇÕES E ITENS ELIMINATÓRIOS
8.1- É obrigatório o uso de capacete ao atleta que estiver pedalando no circuito. O desrespeito a esse regulamento desclassifica a equipe sem direito a recursos.
8.2 – Não haverá qualquer tipo de iluminação artificial no circuito na fase noturna da prova! Com isso para garantir a segurança dos participantes, será obrigatório ao atleta que estiver pedalando no circuito o uso de pluz traseira na cor vermelha fixado na bicicleta em modo fixo (sem estar piscando) e farol ligado durante a fase noturna. A equipe que desrespeitar este regulamento será penalizada com a perda de 2 minutos no tempo, que será determinado pela organização no decorrer da competição. Não será permito pisca-pisca no bolso da camisa, capacete ou qualquer outro local que não seja o indicado no regulamento.
8.3 – A organização não fornecerá água, nem frutas ou qualquer tipo de comida fornecida pela organização. Mas na área de transição, haverá isotônicos para os participantes.
8.4 – Será desclassificada a equipe que estiver pedalando sem o número de identificação da bicicleta e sem a pulseira do atleta, mesmo em caso de queda ou perda. Cuide de sua identificação!
8.5 – Será desclassificada a equipe que alterar o número de identificação, cortando o numeral, escondendo o patrocinador do evento ou acrescentando qualquer outra propaganda no mesmo.
8.6 – Será desclassificada a equipe ou atleta que realizar qualquer atividade promocional (exposição de produtos, distribuição de brindes, folhetos de propaganda, vendas e etc.) sem autorização da comissão organizadora.
8.7 – Será desclassificada a equipe ou atleta que estiver pedalando sem a pulseira lacre de identificação e sem o bastão de revesmento que pode ser o chip ou uma fita, isso no caso das equipes quartetos, trios e duplas.
8.8 – É terminantemente proibido “cortar caminho”, pedalar fora do circuito, entrar no circuito enquanto algum atleta da equipe está completando voltas e competir com bicicleta sem numeração. O desrespeito a alguma dessas regras acarretará na desclassificação da equipe, dupla ou do competidor solo.
8.9. Será desclassificada, sem direito a recurso, a equipe que fizer qualquer desacato ou reclamação verbal à organização, ou incitar conflitos entre participantes, organizadores e patrocinadores. (Observar o item “Recursos”). Ex.: faixas ou panfletagem de protestos.
8.10. Qualquer atitude antiesportiva, de desrespeito aos fiscais, organizadores, patrocinadores, público, demais competidores ou a esse regulamento, bem como sujar o local com lixo e depredação, será punida rigorosamente com a desclassificação da equipe, sem direito a recursos ou apelações de qualquer espécie.
8.11 – A fita bastão de revezamento deverá estar presa no braço em local visível ou se o bastão for o chip poderá ser usado no bolso das costas da camisa, e o competidor só poderá passar este na troca. Isto é, retirar do braço ou do bolso na área demarcada pela organização. Caso contrário haverá penalização de 1 minuto.
Obs.
- Será penalizada com 1 minuto a equipe que a conduzir o bastão de revezamento fora do local indicado pela organização, por exemplo, na boca.
- Cada equipe terá direito a um bastão de revezamento, que poderá ser um chip ou mesmo uma fita de velcro para ser fixada no braço, sendo desclassificada sem direito a recurso a equipe que perder este bastão.
8.12 – Será desclassificada o atleta solo, quarteto, trio ou dupla que estiver com estrutura de Box ou realizando apoio fora da área determinada pela organização. Por exemplo, não será permitido apoio na área de saída da pista que normalmente é próxima a tenda de revezamento. O competidor deverá se dirigir até sua area de apoio.
8.13 – Será desclassificado o competidor que percorrer qualquer parte do percurso da prova no sentido contrário (contramão).
8.14 – Será desclassificada a equipe, dupla ou atleta solo que não estiver com a ficha médica preenchida no verso do numeral.
8.15 – Competir sem o chip de cronometragem é item desclassificatório
8.16 – Não será permitido nenhum ciclista pedalando no circuito durante a competição com fones de ouvido escutando música, com rádios tele comunicadores ou escutando música alta com celular ou qualquer outro aparelho. Esse item é desclassificatório
8.17 – Durante a parte noturna, atletas da solo, duplas ou equipes que não estiverem com farol funcionando e pisca-pisca traseiro (vermelho), instalado no canote do selin, ligado piscando será penalizada com 1 minuto parado na área de revezamentos.
8.18 – Será penalizada com 5 minutos a equipe, dupla ou atleta solo que estiver pedalando no circuito da prova fora do horário determinado pela organização.
8.19 – Revezamentos no mesmo sexo na categoria mista, serão penalizados com desclassificação. Sempre deverá ter alternância entre os sexos. Isto é, sai mulher entra homem e vice-versa. Lembrando também que a última hora de prova deverá ser realizada por uma mulher.
8.20 – Será desclassificada a equipe na categoria mista (dupla ou quarteto) caso o representante da equipe seja um homem largando ou pedalando na última hora de prova no circuito da prova no lugar da mulher.
8.21 – Será desclassificada a equipe ou atleta solo que alterar o lay out da camisa oficial da prova e também que não estiver usando na largada e durante a primeira hora e última hora de prova.
8.22 – O EVENTO termina no pódio, com isso será desclassificada a equipe ou atleta solo não estar presente na premiação. Neste caso será premiado o da classificação seguinte.
8.23 – Será desclassificado a equipe (dupla, trio ou quarteto) ou atleta solo que não estiver usando uma mountain bike. Não serão permitidas bicicletas Tandem, tipo ciclo cross, tipo Gravel, eletricas e qualquer outra que não tenha características de uma mtb.
8.24 – Será desclassificado a equipe (dupla, trio ou quarteto) ou atleta solo que estiver usando qualquer aparelho eletrônico (rádio, celular, ponto eletrônico) no ciclista.
A equipe de apoio do ciclista será permitida, mas o ciclista não poderá estar utilizando nenhum equipamento comunicador. Seu contato com a equipe deverá ser verbalmente ou através de placas, no estilo competições automobilisticas.
8.25 – O uso pelo competidor de fones de ouvido ou qualquer outro aparelho eletrônico com músicas ou que emita qualquer tipo de som, mesmo sem os fones de ouvidos. É item desclassificatório sem recurso.
8.26 – Será desclassificado o atleta solo ou equipe que não estiver usando Bicicleta Mountain Bike. (lmebrando que E-bike, gravel ou qualquer outra bicicleta que não seja da modalidade não são permitidas).
9 – RECURSOS
9.1 – A organização formará uma comissão para análise de eventuais recursos colocados pelos participantes apenas, e o ato de inscrição do atleta e/ou equipe automaticamente reconhece a autoridade e as decisões desta comissão como soberana em seus resultados e decisões.
9.2 – Serão aceitos, por escrito por qualquer membro da Organização, durante o transcorrer da prova e até 30 minutos após o término da prova.
9.3 – Recursos contra o resultado, até 30 minutos após a divulgação. Só serão julgados recursos por escrito e acompanhados de um depósito de R$ 200,00 (em dinheiro). Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido.
9.4 – As penalizações serão deliberadas e decididas pela Comissão Diretora da Prova somente entre o término da competição e a premiação, durante a apuração dos resultados da cronometragem.
9.5 – Eventuais penalizações que possam vir ocorrer ao longo da prova, que não estejam mencionadas neste regulamento, serão solucionados no fim das 12 horas de competição e divulgados até uma hora após o encerramento da prova.
10 – OBRIGAÇÕES, DECLARAÇÕES & RESPONSABILIDADES
10.1 – A Organização, os promotores e patrocinadores não se responsabilizam por roubos e danos a equipamentos, ou por qualquer traumatismo ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes. O atleta reconhece que a prática do mountain bike em trilhas é um esporte de risco e assume total responsabilidade por sua participação na prova. Menores de 18 anos deverão apresentar ficha de inscrição assinada pelo responsável com firma reconhecida em cartório.
10.2 – Estou ciente que o MTB 12 HORAS é uma prova de resistência. É obrigação de cada participante: levar consigo toda a comida e bebida que for consumida durante a competição, inclusive água.
10.3 – Os dados pessoais que foram; ou serão fornecidos para efetivar esta inscrição no EVENTO, são de total responsabilidade do ATLETA ou representante técnico, dirigente, responsável ou coordenador da equipe, sendo inteiramente responsável pela sua veracidade, sob penas de lei.
10 .4 – Li e estou plenamente de acordo com o regulamento do EVENTO, disponível na página de internet no domínio www.mtb12horas.com.br , declinando expressamente , que todas as normas e regras constantes no mesmo são pautadas pela legalidade, equilíbrio e bom senso, sendo assim não poderei alegar futuramente ou em tempo algum desconhecer e/ou não concordar com as elas.
10.5 – Participo deste EVENTO por livre e espontânea vontade, conhecendo os riscos, grau de dificuldade, ineditismo, opção e formato da competição, percurso, metas e ou obstáculos, local, período e condições climáticas em que o mesmo será realizado, isentando de toda responsabilidade, seja a qualquer nível que for, a ORGANIZAÇÃO, Patrocinadores e Realizadores, tanto em meu nome bem como de meus sucessores
10.6 – Estou ciente de meu perfeito estado de saúde e, ainda, de estar capacitado para a participação no EVENTO, gozando de boa saúde no geral e de haver treinado adequadamente para EVENTO deste porte, sendo exclusivamente responsável por qualquer espécie de dano a que venha sofrer ou causar a terceiros.
10.7 – Estou ciente e de acordo com as informações técnicas do EVENTO disponíveis no site www.mtb12horas.com.br, incluindo os serviços de apoio de percurso.
10.8 – É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico (para assistência e cobertura financeira em caso de acidente). As equipes médicas que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminharão o acidentado para um hospital, onde o mesmo tenha um convênio.
10.9 – Estou ciente que em caso de atendimento médico, o mesmo será feito a rede pública competente, isentando a ORGANIZAÇÃO da necessidade do atendimento médico a rede privada.
10.10 – Sou integralmente responsável por quaisquer valores decorrentes de danos pessoais ou materiais por mim causados em razão de terceiros em geral, participantes, público, ORGANIZAÇÃO e todos os seus prepostos, durante a minha participação neste EVENTO.
10.11 – Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização de minha imagem (inclusive direitos de arena), renunciando ao recebimento de qualquer contraprestação pecuniária que vier a ser auferida com materiais de divulgação, campanhas, informações, transmissão de TV, clipes, reapresentações, materiais jornalísticos, promoções comerciais, licenciamentos e fotos, mídias sociais, a qualquer tempo, local ou meio e mídia atualmente disponíveis ou que venham a ser implementadas no mercado para este e outros EVENTOS, em decorrência do uso dessas imagens, ou nas ações acima descritas realizadas pela ASSOCIAÇÃO SAMPA BIKERS e/ou seus parceiros comerciais.
10.12 – Estou ciente e autorizo o uso de equipamentos de captação de imagens na arena do EVENTO, tais como motos, veículos, helicópteros,” drones” e outros meios disponíveis para tal ação.
10.13 – Estou ciente que, ao ser convidado, me cadastrar ou me inscrever no EVENTO, me incluirei automaticamente no banco de dados da ASSOCIAÇÃO SAMPA BIKERS, autorizando, desde já, o envio para o endereço eletrônico ou físico cadastrado, qualquer tipo de correspondência eletrônica ou física para participar de qualquer promoção ou ação promocional e programas de incentivo, bem como comercial, desenvolvida pela mesma e/ou por seus parceiros.
10.14 – Assumo todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados, seguros, assistência médica e quaisquer outros gastos necessários, ou provenientes da minha participação neste EVENTO, antes, durante ou depois de sua realização.
10.15 – Em caso de fornecimento, por parte da ORGANIZAÇÃO, de serviços relativos a transporte, hospedagem e/ou alimentação, entre outros, declaro que o consequente recebimento se concretizará como uma simples cortesia que não implicando, a mesma, em nenhum vínculo contratual ou profissional com a ORGANIZAÇÃO, não se configurando nenhuma espécie de obrigação ou responsabilidade.
10.16 – Eu, como ATLETA, participante ou representante, técnico, ou coordenador de equipe, estou plenamente de acordo com o Regulamento do EVENTO , bem como com as minhas responsabilidades acima especificadas, em qualquer tempo e ou local, nada tendo a reclamar, agora ou futuramente, em razão de suas normas e regras, estando toda eventual relação regida pelo princípio da mais cristalina boa fé.
10.17 – Estou ciente que a decisão e escolha de incluir e/ou excluir ATLETAS no referido EVENTO, consequente à opção do treinador ou responsável de equipe, será de única e exclusiva responsabilidade destes últimos. A ORGANIZAÇÃO, desde já, fica isenta de qualquer decisão ou avaliação, pessoal, direta ou indireta em razão do ATLETA, ficando responsável pela exatidão das informações ativadas o seu próprio treinador pois, se o ATLETA teve ciência de sua inscrição, participação, ou não, no EVENTO, a responsabilidade, então, será exclusiva destes últimos.
10.18 – Aceito não portar, bem como não utilizar dentro das áreas do EVENTO, incluindo percurso e entrega de kit, ou qualquer outra área de visibilidade no EVENTO voltada ao público, ou meios de divulgação e promoção, nenhum material de cunho discriminatório em geral, político, promocional ou publicitário, nem letreiros que possam ser vistos pelos demais sem autorização por escrito da ORGANIZAÇÃO; e também, nenhum tipo de material ou objeto que ponha em risco a segurança do EVENTO, ATLETAS e/ou das pessoas presentes, inclusive público, estando ciente de que poderá ser solicitada a minha retirada do EVENTO pela ORGANIZAÇÃO ou autoridades das áreas acima descritas.
10.19 – Em caso da minha participação neste EVENTO representando EQUIPES e ATLETAS, PRESTADORES DE SERVIÇO e/ou qualquer mídia ou veículo, declaro expressamente ter conhecimento e aceitar o REGULAMENTO do EVENTO bem como respeitar as áreas destinadas a ORGANIZAÇÃO, sendo vetada minha participação física nas estruturas de apoio a EQUIPES montadas em locais inadequados ou mesmo que interfiram no bom andamento do EVENTO sem que obtenha autorização por escrito da ORGANIZAÇÃO para tanto, tendo plena ciência que em caso contrário poderei ser retirado do local a qualquer tempo.
10.20 – Independentemente de estar presente ou não no ato do preenchimento do meu cadastro, bem como da retirada de meu kit de participação, por mim ou por intermédio de meu TREINADOR, CAPITÃO DE EQUIPE OU ADMINISTRADOR DE EQUIPE; declaro estar ciente de todo o teor do regulamento da prova, bem como de meus direitos e obrigações dentro do EVENTO, tendo tomado pleno conhecimento das normas e regulamentações do mesmo, outorgando-as, expressamente, plena e total validade, uma vez que pautadas e regidas pelo principio da boa fé.
10.21 – Estou ciente que todos os benefícios resultantes da minha inscrição estarão plenamente disponíveis somente após o efetivo e comprovado pagamento da consequente taxa sendo incontroverso que será de minha exclusiva responsabilidade acompanhar as comunicações enviadas, via missivas eletrônicas, ao meu endereço eletrônico válido e cadastrado junto ao sistema de inscrição da empresa ORGANIZADORA e/ou qualquer outro sistema por ela licenciado e utilizado, sendo ainda de minha inteira responsabilidade o acesso às consequentes consultas, no site do EVENTO, visando verificar possíveis atualizações ou alterações de REGULAMENTO, notícias e, ainda, informações sobre a disponibilização, ou não, dos serviços e/ou cortesias para participação no referido EVENTO.
10.23 – No caso da organização fazer uso de chip não descartável, estou ciente que deverei deixar um depósito(cheque ou dinheiro) caução de R$ 100,00 + a identidade original, que serão devolvidos no ato da devolução do chip.
10.24 – Declaro que não cederei, de nenhuma espécie ou modalidade, o meu “Número” a outro ATLETA para participação no EVENTO e que, caso venha a ter essa ilegal atitude também estou ciente que, mediante a fraude praticada, poderei sofrer as consequências previstas em lei.
20.25 – Declaro estar ciente que se a ORGANIZAÇÃO receber alguma denúncia que eu tenha cedido meu “Número” a outro ATLETA, a ORGANIZAÇÃO estará devidamente autorizada por mim a realizar minha desclassificação bem como do referido usuário usurpador do número, sendo considerada a situação como efetivada fraude.
20.26 – Estou ciente que o comitê ORGANIZADOR poderá receber e/ou solicitar informações aos participantes para que auxiliem na correção de eventuais problemas no fornecimento dos resultados, pois o sistema de controle de Chip poderá sofrer interferências, haja vista ser um equipamento eletrônico sensível que trabalha em alta frequência, sendo certo que tal correção deverá ocorrer no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da data da realização do EVENTO.
20.27 – Estou ciente que o resultado final estará disponível no site EVENTO a contar de 72 horas de sua conclusão.
20.28 – Zelar pela boa imagem do mountain bike é zelar pela preservação da natureza. Solicitamos aos ciclistas que não sujem e nem deixem sujos o local do evento, principalmente o circuito.
20.29 – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora e/ou pelos Organizadores/Realizadores de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.
20.30 – Estou ciente que o atendimento aos ATLETAS acontece sempre através do canal “FALE CONOSCO” via telefone (11) 5517 7733 ou por e-mail [email protected], com funcionamento de segunda à sexta das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, não operando aos sábados, domingos e feriados, bem como no período de 23 à 26 de dezembro de 2019, e de 30 de dezembro de 2019 à 03 de janeiro de 2020.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Organização: Sampa Bikers
Coordenação Geral: Paulo de Tarso, Edu Ramirez & Alexandre Torres (Sampa Bikers).
Circuito: Edu Ramires (Sampa Bikers)
Categorias das Provas
Cada categoria tem um número identificado por CAT 1, CAT 2 e assim por diante, que deve ser marcado na ficha de registro final nas categorias duplas, trios e quartetos. Juntamente com a soma das idades.
CAT 1 | SOLO FEMININO – Categoria ùnica |
CAT 2 | SOLO MASCULINO Expert – Nascidos entre 1994 a 2005 |
CAT 3 | SOLO MASCULINO Master – Nascidos entre 1984 a 1993 |
CAT 4 | SOLO MASCULINO Senior – Nascidos entre 1974 e 1983 |
CAT 5 | SOLO MASCULINO Veterano – Nascidos entre 1964 e 1973 ( 50 a 59 anos) |
CAT 6 | SOLO MASCULINO Super Veterano – Nascidos até 1963 |
CAT 7 | DUPLAS MASC – 2 homens |
CAT 8 | DUPLAS MISTA – 1 homen + 1 mulher |
CAT 9 | Trio – idade livre – categoria única sem destinção de sexo; |
CAT 10 | Quarteto Open – idade livre – idade mínima 16 anos. |
CAT 11 | QUARTETO MASTER – Nascidos até 1983 |
CAT 12 | Quarteto Misto – idade livre – 2 homens + 2 mulhers |
Premiação
Premiação com cinturão para o campeão Geral da Prova, Campeão Geral solo masculino , Campeã Geral solo feminino.
Cinturão para Campeão Geral
Troféu para todas as categorias:
Solo 1º ao 5º
Duplas, trios e quartetos: 1º ao 3º
Medalhas de participação serão entregues para todos os participantes que completarem a prova.
Premiação Especial
Corrida Le Mans para o primeiro que pegar a bicicleta: Brinde dos patrocinadores.
Programação da Competição
Para que tudo corra bem é importante que todos os competidores leiam com atenção a programação e as recomendações da organização:
Programação:
sexta-feira – Entrega dos Kits, Montagem das tendas e reconhecimento da pista das 14 as 18 hs.
- 14 h até as 18 hs – Início de entrega de kits – Cada atleta participante inscrito, deverá levar como doação 1 kg de alimento não perecível (não vale sal, açucar ou farinha).
ATENÇÃO: Equipes a retirada deverá ser feita pelo capitão da equipe, na solo pelo próprio ATLETA com apresentação do documento original.
RECONHECIMENTO DA PISTA
- 14 as 18 hs – Pista liberada para reconhecimento – Não é treino oficial, isto é, não haverá ambulância, resgate médico, nem staffs , segurança e o circuito não estará fechado a circulação de veículos. Além disso é possível que o circuito esteja devidamente marcado.
Em caso de chuva antes ou durante o horário de reconhecimento a pista estará fechada para podermos preservá-la.
Montagem das Tendas:
Das 14 as 18 hs (não adianta chegar pela manhã. Não será permitida reserva de espaços antes ou depois desse horário).
Atenção: Levar carrinhos para transporte dos equipamentos, pois não será permitida a entrada de carros no local.
O carro não poderá ficar junto da tenda, deverá ficar no estacionamento do Parque. O Estacionamento é gratuito e tem um número limite de carros.
sábado:
- 7:00 – Abertura da Arena para entrada de competidores e expositores. Não serão permitidas a entrada antes desse horário.
- 7:00 as 9 hs – Entrega de kits na Arena do Evento – não estaremos entregando kits após esse horário.
- 7:00 as 9 hs – Pista liberada para reconhecimento – Não é treino oficial, isto é, não haverá ambulância, resgate médico, nem staffs ou segurança. Após esse horário será desclassificado o alteta solo, toda dupla ou equipe que estiver circulando na pista.
Atenção: não serão entregues kits após o horário indicado na programação.
O kit deverá ser retirado pelo responsávael da equipe no caso de duplas, trios e quartetos e pelo atleta no caso da solo,
- 8h05min às 9h00min – Alinhamento das bicicletas pelo atleta que fará a largada. Neste ano a largada será livre para qualquer integrante da equip. Exceto na categoria mista que deverá ser feita pela mulher.
- 9h05min – Chamada de todos os atletas para alinhamento da largada LE MANS.
- 10h00min – largada –
- 11h00min – Abertura dos revezamentos – Ou após o primeiro competidor completar 3 voltas.
- 21h00min (onze horas de prova) – Final das trocas e fechamento da entrada no circuito, isto é nenhum atleta de nenhuma categoria será autorizado entrar no circuito. Na categoria mista a última hora deverá ser feita por uma mulher.
- 22h00min ( doze horas de prova) – Final da prova. Não serão computadas as voltas para aqueles que passarem após as 12 hs de prova. Por exemplo: 12h:00:01 – doze horas de prova e um segundo.
- 22h:20min – Premiação (Atenção: se não houver atrasos poderemos antecipar a premiação caso tudo corra bem, portanto fique atento).
As tendas das equipes deverão ser desmontadas logo após o evento.
Informações Adicionais
POSTULADOS DO COMPETIDOR
Quem se aventura nas provas de mtb descobre um mundo bem divertido que vai além do lado competitivo. Encontrar os amigos, pedalar em segurança por trilhas novas, explorar seus limites… Mas para que tudo isso corra bem, é importante observar algumas regras e dicas de etiqueta que valem antes, durante e depois de cada evento. Afinal, por envolver a sua segurança e a de outras pessoas e o bem-estar tanto de quem organiza quanto de quem participa das provas, vale a pena estar atento a essas dicas. Confira a seguir:
Antes…
- Informe-se com antecedência sobre detalhes importantes da prova: qual é a data, o local, como chegar, onde se hospedar, etc. Da mesma forma, leia com atenção as instruções sobre como, onde e até quando fazer sua inscrição, para evitar decepções e atropelos. Antecipar suas inscrições ajuda não apenas a você, mas também a organização de todo o evento!
- Evite revisões, trocas e ajustes mecânicos muito delicados nas vésperas da prova. Se você usa sua bike com freqüência, faça no máximo uma checagem nos freios, transmissão e rodas. Limpe, lubrifique, aperte parafusos e ajuste o mínimo possível se sua bike estiver funcionando bem.
- Alimente-se normalmente nos dias anteriores à prova. Assim como se deve evitar mudanças na bike, deve-se evitar mudanças de última hora na alimentação para não correr o risco de comprometer o organismo.
- Prepare-se com antecedência: lembre-se de levar roupas limpas para depois da corrida, comida e bebida para antes, durante e depois, sua sapatilha, capacete, luvas e acessórios. Faça uma lista se for preciso, e deixe tudo à vista para economizar tempo e não se esquecer de nada.
Na hora…
- Chegue com antecedência ao local da prova. Assim você tem tempo de estacionar, montar a bike, se trocar, comer alguma coisa, se aquecer ou alongar e ainda socializar com seus colegas e amigos – e se informar sobre detalhes da prova.
- Siga as orientações da organização para retirada de kits, evitando tumultos. Ninguém ganha com bagunça nessa hora!
- Observe as plaquetas e números de identificação. Use-os na posição sugerida pela organização e tome os cuidados necessários para mantê-los em ordem e sempre visíveis, para evitar confusões na cronometragem.
- Fique atento e tenha calma na hora de alinhar para a largada. Siga as instruções do fiscal da organização ou do diretor de prova.
- Como todo evento esportivo organizado, as competições de mtb têm suas regras e condutas de ética. Para que todos aproveitem o evento, basta seguir essas regras e se divertir. Durante a prova, mantenha-se no circuito e respeite os demais participantes, fiscais de prova e público. Lembre-se que atitudes desleais ou suspeitas, além de causar acidentes e transtornos, podem ser interpretadas e penalizadas ocasionando até mesmo a desclassificação dos infratores.
- Outra regra importante que costuma ser o orgulho dos moutain bikers: jamais jogue lixo na trilha, dentro ou fora do circuito!!!
- Seja solidário: se alguém pedir passagem, procure uma forma de manter-se no circuito e dar a vez. Se alguém estiver com problemas, comunique ao primeiro fiscal ou membro da organização que você encontrar. Se puder, ajude.
Depois…
- É importante estar presente à premiação e prestigiar os vencedores. Isso incentiva o crescimento e a participação, e da próxima vez pode ser você subindo ao pódio!!!
- Aguarde com paciência os resultados, evitando tumultos junto a cronometragem. Isso agiliza os trabalhos de apuração e facilita os trabalhos da organização.
- Caso haja alguma dúvida, procure um diretor de prova ou membro da organização. Converse com calma e lembre-se: toda competição organizada abre um ou mais canais de entendimento oficiais aos atletas, portanto é possível resolver impasses de forma civilizada sempre.
Entrega dos Kits
– sexta-feira:
Entrega de KITS das 14 até as 18 hs – Será necessário levar 1 kg de alimento não perecível (não vale sal, açucar ou farinha).
– sábado:
Entrega dos Kits na Arena do evento.
8:00 as 9;00 hs – Entrega de kits na Arena do Evento – não estaremos entregando kits após esse horário – Será necessário levar 1 kg de alimento não perecível (não vale sal, açucar ou farinha).
Atenção: não serão entregues kits após o horário indicado na programação.
O kit deverá ser retirado pelo próprio atleta, mediante a apresentação do RG original.
Não serão entregues kits para terceiros ou que não estiverem com documentação original.
Equipes de Apoio
- Montagem das tendas das equipes: Sexta-feira a partir das 14 até 18 horas .
- No sábado: das 7 até as 8 horas.
- Caso monte sua tenda na sexta-feira recomendamos deixar somente a tenda, sem nenhum acessório, pois não haverá segurança espec[ifica no local.
- A desmontagem deverá ser realizada logo após o encerramento da prova.
- Não será permitida a montagem de qualquer estrutura de equipes fora da área determinada pela organização. (item é desclassificatório).
- Cada equipe ou atleta solo terá direito a montar no máximo duas tendas de 3 x 3 m . (penalização com tempo a ser determinado pela organização)
- Não será permitida a entrada de carros para descarregar o material na área de montagem de tendas. Leve um carrinho. (penalização com tempo a ser determinado pela organização).
- Nenhum veículo será autorizado a ficar na área determinada para as equipes. (penalização com tempo a ser determinado pela organização).
- Na área destinada aos atletas terá iluminação.
- Não haverá energia elétrica disponível para uso das equipes no local. Recomendamos o uso de geradores. Só que não será permitido o uso de geradores que faça muito barulho ou que solte muita fumaça; (item é desclassificatório)
- Não será permitido o uso de aparelhos de som que não seja da organização. (item é desclassificatório).
- Não será permitido o uso de botijões a gás. (item é desclassificatório).
- Não será permitida a reserva de espaços de áreas para a montagem de tendas. (item é desclassificatório)
- Não será permitido lavagem de bicicleta na área das tendas equipes, caso necessário a organização do evento destinará um local para uso
- Qualquer apoio mecânico, alimentar ou de hidratação será exclusivamente de responsabilidade de cada equipe ou atleta solo. A organização do evento não fornecerá água e nenhum tipo de alimentação. Não será permitido o apoio de terceiros a nenhum atleta de quaisquer categorias, incluindo a solo no circuito da prova . A área de apoio será apenas na área de concentração das equipes, sendo terminantemente proibido qualquer tipo de apoio nos demais pontos do circuito. Este item é desclassificatório. Resumindo, o atleta tem que sair da do circuito para receber apoio.
História da Prova
MTB 12 Horas de São Paulo
Como tudo começou…
Em 95, o mountain bike viveu o auge de seu primeiro “boom” no Brasil. Passeios e competições enchiam o calendário, as ruas e as trilhas. Revistas especializadas, nacionais e importadas, traziam as últimas novidades nas bancas. Nas lojas cheias, bikes de todos os modelos, tipos e marcas disputavam a atenção e o bolso dos ciclistas. “Nesse ano, logo depois de me tornar colaborador fixo, fui cobrir a Interbike em Anaheim, na Califórnia, pela BICI Sport”, lembra Ale Torres, criador do projeto do MTB 12 Horas de São Paulo. “Um dia, na feira, conversei longamente com um grupo de jornalistas de outras revistas americanas, e o assunto era um novo tipo de competição que havia surgido há pouco tempo mas já ganhava adeptos rapidamente: as corridas de revezamento 24 horas.
Entusiasta do esporte, aficionado das bikes e curioso profissional, Ale Torres logo correu atrás para se informar mais a respeito desse novo formato e, na própria Interbike, conheceu a Granny Gear de Laird Knight, inventor da avó de todas as provas do tipo: a famosa 24 Hours Of Canaan, no estado de West Virginia (USA). “Fiquei entusiasmado com a novidade. Pra mim, era a mistura perfeita do espírito competitivo e ao mesmo tempo aventureiro e de companheirismo que eu sempre imaginei no mountain bike!”
O projeto
De volta ao Brasil, ainda em 95, Ale Torres escreveu o primeiro projeto para uma prova do tipo no Brasil. “Tive que adaptar o estilo para a nossa realidade. Eu já fazia trilhas a noite há algum tempo, inclusive provas de enduro de regularidade, como as que o Mazinho organizava na Cantareira, e promovia isso com meus artigos na BICI. Mas não havia uma “cultura” noturna do mountain bike ainda, muito menos a idéia de pedalar por tanto tempo, ou mesmo em equipes por revezamento. Fiz um projeto de uma prova de mountain bike da qual eu gostaria de correr, como apaixonado pelo esporte que sou”. Baseado nos princípios do 12 Hours de Canaan, Ale Torres praticamente escreveu o regulamento e o formato do evento, criando assim o projeto do I° MTB 12 Horas de São Paulo.
Com o projeto em mãos, ele foi conversar com os maiores nomes do mountain bike nacional na época: fundadores e guias de clubes, organizadores de eventos, atletas… até que, numa visita à loja Total Bike, mostrou o projeto ao campeão mundial Edu Ramires. “Eu levei o projeto e apresentei a idéia a todo mundo que era alguém no ciclismo. Todos, sem exceção, gostaram da idéia e se empolgaram, mas eu lembro até hoje o que o Edu disse naquele dia na Total: VAMOS MARCAR A DATA!” Além de campeão mundial, com experiência internacional em várias áreas do ciclismo e do mountain bike, Edu Ramires era ainda um atleta ativo e com algumas experiências na organização de outras competições, além de inúmeros contatos para somar. No começo de 96, com o Projeto Final do MTB 12 Horas, os dois botaram a mão na massa.
O Primeiro MTB 12 Horas
Superadas as dificuldades na obtenção de patrocínio para bancar o projeto, foi a hora de escolher o local. O circuito tinha que ser de fácil acesso e média dificuldade, e com uma infra-estrutura que permitisse hospedar atletas, organizadores e públicos por um dia inteiro. O lugar escolhido foi o CEMUCAM, Centro Municipal de Campismo, um parque público semi-fechado da Prefeitura de São Paulo, localizado no KM 25 da Rod. Raposo Tavares, próximo a Cotia. Os motivos: era próximo de São Paulo, já tinha um circuito de XC conhecido e freqüentado pelos bikers, e tinha uma infra-estrutura ótima, com dois grandes galpões cobertos, alojamento, banheiros e uma cozinha industrial. “Era perfeito! Além disso, o Edu já tinha organizado uma prova de XC ali antes, com o Rodrigo, e eles tinham bons contatos com a administração”, relembra Ale Torres.
Depois disso, vieram outras dificuldades, sempre superadas com muito trabalho, dedicação, paciência e determinação. As maiores barreiras ainda são lembradas por Ale e Edu. “Foi difícil explicar o conceito do evento para um público que estava acostumado com provas de XC e trip trail. O regulamento era claro, mas ainda era experimental, assim como a divisão das categorias; havia a questão das trocas, do revezamento, do encerramento… coisas que até hoje, dez anos depois, ainda confundem muitos participantes. Havia ainda toda a logística da organização – cronometragem, fiscalização e circuito, apoio, premiação, staff. Se hoje essas coisas ainda exigem um planejamento detalhado da nossa parte, ocupam nossa cabeça por semanas a fio antes da corrida, imagine na época, sem qualquer experiência em corridas do tipo!”
Ainda assim, praticamente convidados pelos organizadores e alguns lojistas que se empolgaram com a idéia, um pequeno grupo de 68 amantes das bikes topou o desafio proposto pela dupla, e se inscreveram para participar do evento. Num ensolarado, porém frio 2 de Agosto de 96, dezessete atletas – cada um representante de uma equipe – largaram às 11 horas da manhã para a primeira prova de longa duração por equipes da América do Sul – assistidos por uma platéia de amigos, parentes e freqüentadores do parque. A largada foi no inédito e exclusivo estilo “Le Mans” – como ainda é até hoje, uma tradição emocionante do MTB 12 Horas.
A prova rolou sem maiores dificuldades, mas as coisas ainda eram “artesanais” e pessoais na época. “Eu lembro que revezei com o Edu na fiscalização do circuito, de dia e de noite. Fez um sol e um calor danados de dia, mas à noite esfriou bastante e caiu uma neblina. Logo começaram as reclamações de gente cortando caminho, no CEMUCAM isso era fácil porque o circuito se cruzava várias vezes. Eu saí de bike quando escureceu e fiquei escondido em vários pontos desses e não vi ninguém trapacear – mas o visual e a emoção estavam demais!”, diz Ale. O circuito de 6 km era rápido, e bem técnico. Os trechos mais perigosos foram sinalizados com tochas, o que deu um toque especial ao evento. Essas características únicas são mantidas até hoje no MTB 12 Horas de São Paulo.
As dores de crescer
Apesar das dificuldades, ou mesmo por causa delas, o MTB 12 Horas continuou crescendo, ganhando adeptos e se aperfeiçoando. Em 97, no seu segundo ano, uma chuva forte e ininterrupta obrigou a organização a interromper o MTB 12 Horas com 8:30 de prova, no escuro provocado pela falta de luz. Em 99, novamente a competição foi paralisada com pouco mais de 8 horas por causa de tentativas de assalto na trilha do CEMUCAM, o que causou insegurança aos participantes e organizadores. Esse fato, e o crescimento do púlico e participantes, levou os organizadores a procurar outro local, mais seguro e maior, para o MTB 12 Horas.
“Em 98, o Paulinho do Sampa Bikers me convidou pra organizar a Copa DirecTV Amador em Alphaville, região que eu conhecia bem. Eu levei o Edu comigo, logo depois que ele voltou do mundial, já tínhamos feito uma prova de trip trail nas trilhas dali. Logo estávamos todos unidos na organização da Copa – e naturalmente, do MTB 12 Horas também. Já em 98 realizamos juntos todos os projetos, que passaram a ser promovidos pelo Sampa. Com a soma, pudemos crescer em profissionalização, organização e divulgação, juntos aprendemos muita coisa em pouco tempo. Os problemas com as tentativas de assalto em 99 nos obrigaram achar outro lugar para abrigar o 12 rapidamente, pois a repercussão negativa exigiria uma resposta rápida e eficiente”, lembra Ale Torres a respeito da época.
Uma nova fase começou já no ano seguinte: O MTB 12 Horas de São Paulo passou a ser realizado em Itupeva, no Shopping SerrAzul, km 72 da Rodovia dos Bandeirantes. O local tinha uma excelente infra-estrutura comercial e de apoio, uma área ampla e com grande estacionamento, um visual maravilhoso, hotéis e uma nova trilha, com novos e emocionantes desafios. Além de ficar em um ponto menos isolado, facilitando o acesso e a circulação de público, participantes e apoiadores.
20 anos depois…
Com a mudança, o MTB cresceu rapidamente e se profissionalizou. A data de realização se fixou em novembro, no fechamento do calendário anual, e o formato se consolidou – uma nova cultura de competição se firmou como única no MTB 12 Horas. O número de participantes aumentou, atraindo equipes de todos os cantos do país e até do exterior. O norte-americano Tinker Juarez, campeão mundial convertido às provas de longa duração, participou e venceu na categoria solo em 2001. As maiores equipes e atletas do esporte nacional, como Specialized, Scott, Amazonas, Ravelli e Abraão Azevedo, entre outros, colocaram o MTB 12 Horas no seu calendário oficial de provas, afinal a prova gerava um retorno maciço na mídia. As atrações, shows e participações, imaginadas por Ale, Edu e Paulinho desde o princípio, se concretizaram rapidamente e de forma muito positiva no novo local.
Ale Torres: “Somente no SerrAzul eu vi acontecer o MTB 12 Horas que sempre sonhamos. Todas as edições foram especiais, claro. Eu me lembro muito bem da primeira, o espírito já estava lá – e isso é impressionante, lembrar disso é impressionante! Realizar esse projeto foi algo único. Mas levou 8 ou 9 anos pra finalmente ver as equipes entrando no espírito da prova como sempre imaginamos, e acho que isso foi o mais importante. Mudar uma realidade é complicado, criar uma cultura é difícil. Em 95 eu já sonhava em fazer esses atletas se organizarem dessa forma pra viajar e acampar durante dois ou três dias pra competir dia e noite, até porque eu sempre quis fazer isso também! Desde o primeiro ano, faço questão de ficar passeando no circuito e na área dos boxes das equipes e na feira, antes, durante e depois da prova, pra sentir esse espírito de comunhão e aventura – é nesses lugares que ele está. Eu sei que nem todo mundo ali sente ou percebe. Tudo bem. Cada um está ali por um motivo e com uma coisa na cabeça, mas nesse momento podemos sentir desse espírito. Pra nós, que criamos o 12 Horas e nos dedicamos muito pra ele chegar onde está, fica claro, mesmo no meio da empolgação da corrida, dos shows, do marketing e da competição, que tem algo único entre 500 ou 600 mountain bikers de diferentes tipos, pessoas de diferentes tipos, rolando. Vinte anos depois, estamos realizados, fizemos um grande sonho se tornar realidade sem perder esse lado, essa conexão com as raízes do esporte que amamos”
Valores e Condições
Valor a definir
*A inscrição dá direito um kit com camisa de ciclismo, caramanhola e a participação na competição em um circuito com todas as características de uma competição de mtb, numeral do atleta e camisa de ciclista oficial da prova.
Após a efetivação das inscrições, a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem de participar em hipótese alguma. Somente para pedidos dentro do prazo de 7 dias após a compra online. (conforme Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90).
A ORGANIZAÇÃO disponibilizará aos ATLETAS acima de 60 (sessenta) anos, o desconto de 50 % (cinquenta por cento) de desconto no valor da inscrição na categoria solo. Antes da realização do depósito será necessário enviar sua solicitação de desconto com sua cópia do Rg para o email [email protected] ou via whatsapp 11 9 8585 9559;
PARA EVITAR SURPRESAS DESAGRADÁVEIS
NÃO SE INSCREVA SEM ANTES LER O REGULAMENTO DO EVENTO !
Altimetria
Ganho de Elevação em 7,3 km = 190 metros.
O circuito será basicamente no que já existe no parque. O circuito longo, com talvez poucas alterações.
Informações Importantes
Haverá um espaço destinado para montagem de tendas das equipes na Arena do Evento. Durante a noite haverá iluminação geral , só não haverá energia disponível para uso das equipes. Nesse caso recomendamos o uso de geradores. Conforme o regulamento esses geradores devem ser selicionsos, não devem soltar fumaça e ficar bem distante das tendas, com isso será necessário o uso de cabos de extenção de pelo menos 100 metros.
Mais sobre a montagem das Tendas conforme o regulamento:
5.2 – Não será permitida a montagem de qualquer estrutura de equipes fora da área determinada pela organização. (item é desclassificatório).
5.3 – Cada EQUIPE ou ATLETA solo terá direito a montar no máximo duas tendas de 3 x 3 m . (penalização com tempo a ser determinado pela organização).
5.4 – As tendas de apoio não poderão ser estandes de exposição, exceto ser for patrocinadora, apoiadora ou parceira do evento. Deverão ser locais de apoio para o atleta em forma de tenda, trailer ou motor home. Qualquer tenda de apoio que esteja realizando publicidade sem autorização, como exposiççao de produtos, distribuição de panfletos, vendas de produtos ou qualquer outro tipo de publicidade não autorizada. A equipe ou atleta solo será desclassificado e a tenda deverá ser desmomtada imediatamente.
5.5 – Não será permitida a entrada de carros para descarregar o material na área de montagem de tendas. Leve um carrinho. (penalização com tempo a ser determinado pela organização)
5.6 – Nenhum veículo será autorizado a ficar na área determinada para as equipes. (penalização com tempo a ser determinado pela organização)
5.7 – Não haverá luz e nem ponto de luz para uso das equipes no local. Recomendamos o uso de geradores. Só que não será permitido o uso de geradores que faça muito barulho ou que solte muita fumaça; (item é desclassificatório)
5.8 – Não será permitido o uso de aparelhos de som que não seja da organização. (item é desclassificatório)
5.9 – Não será permitido o uso de botijões a gás. (item é desclassificatório)
5.10 – Não será permitida a reserva de espaços de áreas para a montagem de tendas. (item é desclassificatório)
5.11 – Não será permitido lavagem de bicicleta na área das tendas equipes, caso necessário a organização do evento destinará um local para uso comum de todos.
5.12 – Nenhum aparelho de comunicação será permitido para uso do alteta enquanto estiver na pista. A equipe ou apoio poderá fazer o uso de rádios ou qualquer outro aparelho mas para comunicar-se entre si, mas não com o atleta. Inclusive o uso de celular pelo atleta na pista é terminamente proibido, mesmo se for para tirar uma selfie. (item desclassificatório).
5.13 – Não será permitido o uso de mtb elétrica (item desclassificatório).
Não será permitido o uso de qualquer comunicação eletrônica com o ciclista na pista.
A lista de inscritos será divulgada somente dois dias após o final das inscrições.
A cronometragem será realizada através de chip descartavel, com isso não será necessário o deposito de cheque caução.
Haverá estacionamento gratuito no local para um número limitado de carros.
Outras Informações
POSTULADOS DO COMPETIDOR
Quem se aventura nas provas de mtb descobre um mundo bem divertido que vai além do lado competitivo. Encontrar os amigos, pedalar em segurança por trilhas novas, explorar seus limites… Mas para que tudo isso corra bem, é importante observar algumas regras e dicas de etiqueta que valem antes, durante e depois de cada evento. Afinal, por envolver a sua segurança e a de outras pessoas e o bem-estar tanto de quem organiza quanto de quem participa das provas, vale a pena estar atento a essas dicas. Confira a seguir:
Antes…
- Informe-se com antecedência sobre detalhes importantes da prova: qual é a data, o local, como chegar, onde se hospedar, etc. Da mesma forma, leia com atenção as instruções sobre como, onde e até quando fazer sua inscrição, para evitar decepções e atropelos. Antecipar suas inscrições ajuda não apenas a você, mas também a organização de todo o evento!
- Evite revisões, trocas e ajustes mecânicos muito delicados nas vésperas da prova. Se você usa sua bike com freqüência, faça no máximo uma checagem nos freios, transmissão e rodas. Limpe, lubrifique, aperte parafusos e ajuste o mínimo possível se sua bike estiver funcionando bem.
- Alimente-se normalmente nos dias anteriores à prova. Assim como se deve evitar mudanças na bike, deve-se evitar mudanças de última hora na alimentação para não correr o risco de comprometer o organismo.
- Prepare-se com antecedência: lembre-se de levar roupas limpas para depois da corrida, comida e bebida para antes, durante e depois, sua sapatilha, capacete, luvas e acessórios. Faça uma lista se for preciso, e deixe tudo à vista para economizar tempo e não se esquecer de nada.
Na hora…
- Chegue com antecedência ao local da prova. Assim você tem tempo de estacionar, montar a bike, se trocar, comer alguma coisa, se aquecer ou alongar e ainda socializar com seus colegas e amigos – e se informar sobre detalhes da prova.
- Siga as orientações da organização para retirada de kits, evitando tumultos. Ninguém ganha com bagunça nessa hora!
- Observe as plaquetas e números de identificação. Use-os na posição sugerida pela organização e tome os cuidados necessários para mantê-los em ordem e sempre visíveis, para evitar confusões na cronometragem.
- Fique atento e tenha calma na hora de alinhar para a largada. Siga as instruções do fiscal da organização ou do diretor de prova.
- Como todo evento esportivo organizado, as competições de mtb têm suas regras e condutas de ética. Para que todos aproveitem o evento, basta seguir essas regras e se divertir. Durante a prova, mantenha-se no circuito e respeite os demais participantes, fiscais de prova e público. Lembre-se que atitudes desleais ou suspeitas, além de causar acidentes e transtornos, podem ser interpretadas e penalizadas ocasionando até mesmo a desclassificação dos infratores.
- Outra regra importante que costuma ser o orgulho dos moutain bikers: jamais jogue lixo na trilha, dentro ou fora do circuito!!!
- Seja solidário: se alguém pedir passagem, procure uma forma de manter-se no circuito e dar a vez. Se alguém estiver com problemas, comunique ao primeiro fiscal ou membro da organização que você encontrar. Se puder, ajude.
Depois…
- É importante estar presente à premiação e prestigiar os vencedores. Isso incentiva o crescimento e a participação, e da próxima vez pode ser você subindo ao pódio!!!
- Aguarde com paciência os resultados, evitando tumultos junto a cronometragem. Isso agiliza os trabalhos de apuração e facilita os trabalhos da organização.
- Caso haja alguma dúvida, procure um diretor de prova ou membro da organização. Converse com calma e lembre-se: toda competição organizada abre um ou mais canais de entendimento oficiais aos atletas, portanto é possível resolver impasses de forma civilizada sempre.
Listas de Inscritos
ATENÇÃO: NÃO ESQUECER DE LEVAR 1 KG DE ALIMENTO NA RETIRADA DE KITS
NÃO VALE SAL, AÇUCAR OU FARINHA
O KIT NÃO SERÁ ENTREGUE SEM ESSA DOAÇÃO
LISTA DE INSCRITOS
Resultados das últimas provas
MTB 12 HORAS 2023 – Campinas
Categorias: Clique aqui
Volta a Volta: 12 horas result categoria tempo voltas
MTB 12 HORAS 2019 – Campinas
MTB 12 horas – Campinas 2018
21º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2017
2oº MTB 12 horas – SERRAZUL 2016
19 ºMTB 12 horas – Serrazul 2015 :
18º MTB 12 HORAS – CEMUCAM 2014:
17º MTB 12 HORAS – CEMUCAM 2013
16º MTB 12 HORAS – PIEDADE 2012
15º MTB 12 HORAS – PIEDADE 2011
MTB 12 HORAS 2010 – NÃO ACONTECEU.
14º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2009
13º MTB 12 HORAS- SERRAZUL 2008
12º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2007
11º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2006
10º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2005
9º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2004
8º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2003
7º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2002
6º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2001
5º MTB 12 HORAS – SERRAZUL 2000
4º MTB 12 HORAS – CEMUCAM 1999
Como Chegar no Local
Localização
Vila Brandina – Fone: 3252-9988.
Rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2 –
Onde se Hospedar
Hotel Go Inn Campinas está dando desconto para o final de semana do 12 hs.
Reservas no link abaixo onde deve mencionar o código MTB2023
Clique aqui e faça sua reserva
Dúvidas Frequentes
Sua dúvida pode estar respondida aqui!!!
Será que você sabe tudo? Ninguém sabe, não é? O MTB 12 Horas é uma prova diferente, cheia de novidades e regulamentos que a tornam fascinante, única e divertida – mas que também geram algumas dúvidas nos participantes. Ao longo de 12 anos realizando o MTB 12 horas, atentos a tudo o que acontece durante a prova e às dúvidas dos participantes, estamos nos aperfeiçoando e com isso detectamos as perguntas mais comuns. Abaixo, as respostas a elas. Antes de perguntar a alguém, leia esse questionário. Quem sabe sua dúvida já está respondida?
P: Eu vou largar pela minha equipe ou solo. Quantas voltas tenho que dar?
R: Após o primeiro atleta da competição completar duas voltas no circuito ou uma hora de prova, o atleta que larga poderá iniciar o revezamento. Lembre-se que nas categorias dupla e quarteto misto a largada deverá ser feita por uma mulher da equipe.
P: É obrigatório o uso de farol e pisca-pisca no 12 Horas?
R: Sim, para aumentar a segurança dos participantes é obrigatório o uso de faróis de iluminação dianteiro e refletor tipo pisca-pisca na traseira na cor vermelha a todos os atletas que adentrarem o circuito no período noturno da prova. Os fiscais de circuito e troca poderão impedir a troca ou entrada do atleta no circuito e realizar fiscalizações caso os equipamentos não estejam em ordem. O pisca pisca deverá estar fixado na bicicleta.
P: Quantas trocas (revezamento) podem ser feitas pela equipe durante a prova?
R: Respeitados o regulamento da prova e orientações dos fiscais no local, não existe limite, seqüência ou regras de trocas (exceto na categoria mista – ver regulamento) que podem ser efetuadas entre atletas de uma mesma equipe quarteto, trio ou dupla, após iniciado o período de revezamento. Podem ser a cada 1, 2 ou 10 voltas, isso é livre e faz parte da estratégia de cada time!
P: Estou participando da categoria solo. Posso parar durante a prova?
R: Sim, qualquer participante pode parar durante a prova, para descansar, se abastacer, etc. Não há penalização. Lembrando apenas que o tempo continua rolando normalmente, isto é, se você parar para descansar 30 minutos, terá perdido 30 minutos de prova, o que pode equivaler a 1 volta, mais ou menos. As voltas serão computadas quando o atleta retornar ao circuito.
P: É permitida a troca do atleta depois de iniciada a volta?
R: Não, a troca só é permitida na área delimitada, sob supervisão dos fiscais. Qualquer problema extraordinário deverá ser comunicado ao fiscal no local, e trocas efetuadas no circuito, entre atletas de uma mesma equipe ou não, resultará em penalização ou desclassificação da equipe quarteto, trio , dupla ou solo.
P: É permitido o apoio no circuito?
R: Não! Uma vez iniciada a volta no circuito, o atleta está por sua conta e qualquer problema mais grave, de segurança ou saúde, deve ser comunicado imediatamente ao fiscal mais próximo, que se encarregará de tomar as providências junto à organização. O apoio mecânico, de água ou alimento ou qualquer outro, efetuado no circuito, resultará em penalização ou desclassificação dos participantes.
P: Não estou no meu revezamento, posso passear pelo circuito?
R: Não! É terminantemente proibida a circulação de atletas inscritos e/ou participantes do MTB 12 Horas, seja de que categoria for, enquanto outro atleta da equipe estiver completando uma volta no circuito. O descumprimento desse regulamento desclassifica e elimina sumariamente a equipe, portanto evite circular ou deixar alguém circular com sua bike registrada enquanto sua equipe estiver competindo, nos limites da tenda de troca ou localidades do circuito!!! Evite aborrecimentos!
P: Minha placa sumiu! O que fazer?
R: É dever de todo atleta, e da equipe, zelar pelo equipamento de identificação, tais como a placa de numeração, tarja de circuito, etc., pois eles são importantes até mesmo para evitar confusões onde alguém pode usar os seus e causar problemas na classificação. Em caso de acidente, procure um fiscal imediatamente e comunique o ocorrido, para que sejam tomadas as devidas providências. Em caso de perda da placa o atleta será desclassificado.
P: Minha pulseira lacre sumiu ! O que fazer ?
Infelizmente se sua pulseira lacre sumiu, a prova terminou para você.
Grave bem: Zele bem pelo equipamento de identificação ! O uso da pulseira lacre é obrigatória durante o período da prova.
P: Minha equipe foi “desfalcada” durante a prova. Podemos substituir um biker durante a prova? E em caso de acidente?
R: É proibida a substituição ou complemento de atleta faltante na equipe, após encerrado o período determinado no regulamento. Durante a prova, qualquer troca, substituição ou complemento de um biker, por qualquer motivo, é motivo de desclassificação sumária!!! Apenas os bikers inscritos na ficha podem participar da prova, e se por qualquer motivo a equipe ou dupla não puder contar com um ou mais integrantes, a equipe deverá competir com os restantes ou abandonar a prova, comunicando devidamente a organização.
P:Podemos formar um quarteto para disputa , com 1 mulher ?
R: Sim sem problema, só que entra na categoria quarteto open ou master de no caso todos os integrantes terem a partir de 40 anos.
P: Estou completando a volta, posso parar no meio do circuito?
R: Sim, é permitido parar no circuito por qualquer motivo, seja para descansar, ajustar a bike, tirar uma foto, tomar água, alimentar-se ou apenas apreciar a paisagem! Atente, porém à necessidade de permanecer em local visível enquanto estiver parado e não circular no sentido contrário para não ser desclassificado, de preferência nas margens do circuito para evitar interpretações erradas e confusões que podem penalizar sua equipe!!!
P: Cada membro da equipe deve correr a mesma quantidade de horas ou voltas?
R: Não há esta exigência, exceto para o atleta que largar na mista (dupla ou quarteto), só poderá iniciar a troca após uma hora de prova.
Após esse período , repetindo: não existe um “mínimo” exigido de quantidade de trocas, número de voltas ou de horas por atleta. Esses critérios ficam a cargo da equipe e de sua estratégia.
P: Minha bike quebrou assim que entrei na pista. Posso voltar pelo mesmo caminho np sentido contrário ?
R: Não! Nenhum atleta poderá circular com sua bicicleta, mesmo que carregando no sentido contrário. Neste caso o atleta deve completar sua volta, ou arrumar sua bike, no local. Pedalar no sentido contrário é item desclassificatório.
P: No começo da prova prova posso sair e voltar ?
R: Não, como diz no regulamento. A trilha está fechada para entrada. Você pode sair, mas entrar somente após uma hora após a largada.
Após uma hora de largada as trocas de revesamento estarão abertas para todos os ciclistas. E atletas solos que queiram parar poderão entrar. Assim como competidores de outras categorias que por algum motivo tiveram que sair ou perderam a largada.
P: Na última hora da prova não posso sair para comer algo e voltar ? ou fazer o revezamento ?
R: Não ! a última hora de prova o competidor deve ficar até o final e ser autosuficiente com comida e bebida. E não pode receber apoio na pista. Caso queira sair e parar não tem problema, neste caso não será possível retornar ao circuito porque a entrada no circuito estará fechado.
P: Estou participando da categoria Solo, Duplas, Trios ou Quarteto. Necessito levar atestado médico ?
R: Não, o atestado médico não é mais necessário, nem na categoria solo.
P: E o atestado médico ?
R: O atestado médico não será mais necessário para a categoria solo.
P: Como sei que minha inscrição está confirmada ?
Após o pagagamento, envie o comprovante via whatsapp. Em até 48 horas vamos responder confirmando o recebimento e enviando em seguida uma mensagem com o limk da ficha de inscrição.
P : É possível montar a barraca na sexta-feira? Terá segurança no local de sexta para sábado ? Terá segurança no local de sábado para domingo ?
R: Sim, conforme o programa informado no site oficial da prova, a montagem da tenda pode ser feita na sexta-feira anterior a competição a partir das 14 hs. E não haverá segurança específico para o local. Recomenadmos deixar somente a tenda, bem fixada devido aos fortes ventos que podem ocorrer na região. Demais assessórios recomendamos levar somente no dia da prova. Lembrando que o carro não fica próximo das tendas.
P: É possível desmontar a barraca no domingo?
R: Não. a barraca deverá ser desmontada logo após o termíno do evento.
P: Terá banheiro no local do evento e será possível tomar banho?
No local haverá banheiro, mas sem banho disponível. Recomendamos se hospedar no hotel parceiro do evento, que normalmente oferece pacotes especiais para os participantes e acompanhantes do MTB 12 horas.
P: Posso utilizar rádios comunicadores ou celular para me comunicar com a minha equipe durante a prova ?
R: Não ! nenhum aparelho de comunicação será permitido para uso do alteta enquanto estiver na pista. A equipe ou apoio poderá fazer o uso de rádios ou qualquer outro aparelho mas para comunicar-se entre si, mas não com o atleta. Inclusive o uso de celular pelo atleta na pista é terminamente proibido, mesmo se for para tirar uma selfie. Não é permitido também pedalar com fones de ouvidos. Este ítem é desclassificatório.
P: Posso levar uma bicicleta reserva e trocar ao longo da competição ?
R: Sim. Pode levar quantas bicicletas quiser. A troca só não poderá ser efetuada na pista. O competidor deverá sair da pista, seguir até seu box e lá efetuar a troca. Não esquecer de usar o mesmo número e de colocar o chip na bicicleta, no caso da solo.
P: No caso de equipe é obrigado todos a correrem com a mesma camisa ?
R: Não. Somente na largada, o competidor que irá largar, que será obrigado a largar com a camisa do evento.
P: Posso utlizar ponto eletrônico, rádio ou celular enquanto eu estiver competindo ?
R: Não. Na pista não será permitido nenhum tipo de comuninação eletrônica. Seja com ponto eletrônico, rádio, celular. Somente comunicação verbal entre os atletas.
P: O Mais velho deve ser o atleta que larga ?
R: Não mais, isso foi usado no regulamento alguns anos atrás. A largada pode ser feita por qualquer atleta. Exceto na mista que deve ser feita pela integrante mulher.
P: Para eu ganhar tempo, posso receber apoio ao lado da tenda de transição.
R: Não. O alteta deverá se dirigir até sua tenda box.
P: É obrigatório pedalar com a camisa do evento durante toda a prova ?
R: Não, somente o(a) ciclista que for largar até o tempo do início de revezamento, que é uma hora de prova.
P: quanto teremos que correr até a bicicleta na largada Le Mans ?
R: A corrida é curta menos de 500 metros. E a partir da largada a pé já começa a contar o tempo.
P : Sobre o local de colocar tenda: como vai funcionar? Só iremos no sábado cedo. Pode reservar lugar ou é só chegar a montar?
R: Não é permitido reservar local. O parque é grande e tem lugar para todos. Só chegar e montar no local destinado para os participantes.
P: E a lista de inscritos quando é divulgada ?
R: Somente dois dias após o encerramento das inscrições.
P: Na retirada de kits eu posso dar em dinheiro ao invés de doar 1 kg de alimento?
R: Não, somente será aceito alimentos. 1 kg por atleta, não serão aceitos sal, açúcar ou farinha.