Giro Vecchio

  • Local:

    Monte Alegre do Sul (SP) - Praça Central da Igreja Matriz

  • Data:

    31/05/2025 a 01/06/2025

  • Vagas:

    30 restantes

  • Valor:

    R$ 150,00

O Giro Vecchio, a Clássica do Brasil

“Onde as crianças do passado tem a oportunidade de se encontrar”

DATAS DEFINIDAS PARA 2025

31 de maio e 17 de Agosto

As cidades serão : Monte Alegre do Sul e São Luiz do Paraitinga, mas como no próximo ano ambas as cidades terão uma nova administração na prefeitura, ainda não está definido em qual data será realizado as etapas, possívelmente a etapa de maio será em Monte Alegre do Sul e a de Agosto em São Luiz do Paraitinga. Final de janeiro e meados de fevereiro esperamos ter a definição.

Fazendo parte do circuito do Giro d´Itália d´Época !

O Giro Vecchio é um evento privado do Sampa Bikers, aberto somente para os participantes do clube, convidados ou que já tenham participando de algum evento passado. Mas novos participantes sempre são bem vindos, para isso é necessário entrar em contato com a gente enviando a foto da bicicleta e principalmente estar de acordo e cumprir as regras do evento.

Uma paixão que combina o amor pela bicicleta e o desporto com o amor pelos meios mecânicos e pela coleção.
Mas não só isso, o Giro Vecchio é também um hino ao convívio e ao convívio. É encontrar amigos entre cada vez mais ciclistas, partilhar esforços e experiências, sentar-se à mesa e trocar histórias da pedalada que acaba de terminar.
Sem ansiedade com o resultado, pedalar torna-se alegria e pura diversão. Às vezes um desafio sim, mas apenas para nós mesmos e para os objetivos que nos propomos: serei capaz de fazer essa escalada? Serei capaz de terminar ?
Em última análise, pedalar no Giro Vecchio incorpora o verdadeiro SENTIDO DE ESPORTE!
Como todas as paixões, inclusive por bicicletas antigas, ela traz cultura e pesquisa. Leva à informação e ao aprofundamento. Encontrar a peça sobressalente certa, consistente com a época da bicicleta, combinar roupas com o modelo que você pedala , significa passar um tempo navegando em catálogos antigos, examinando cuidadosamente fotos antigas de ciclismo heróico, ouvindo os conselhos e sugestões de mais experiente, talvez tendo passado horas na oficina de algum velho mecânico observando e roubando os truques do ofício com os olhos.
E que satisfação poder encontrar a peça de reposição que procurava e concluir o restauro da sua bicicleta! Dar-lhe vida nova, vesti-lo e fazê-lo correr novamente ao vento é uma alegria sem igual.
Pedalar no Giro Vecchio é  também um estilo de vida. A paixão pelo ciclismo combina-se com a descoberta de locais e paisagens maravilhosos, que muitas vezes só poderá desfrutar se estiver andando de bicicleta.
A descoberta dos sabores dos produtos típicos desses lugares, conhecendo as gentes que aí vivem é um enriquecimento contínuo, e leva a interpretar a vida de uma forma mais tranquila, mais reflexiva, longe do stress do quotidiano e dos problemas a que viver “depressa”

Para participar todos devem seguir as regras da bicicleta e vestimenta descritas no regulamento do evento.

O Giro Vecchio é  um encontro pensado e planejado para os apaixonados pelo ciclismo clássico eróico , portanto o percurso  se baseia especialmente em trechos de asfalto, paralelepípedo e  trechos de caminho de cascalho, como antigamente.

Para quem vai e quer participar são permitidas todos os tipos de bicicletas antigas, fabricadas até 1987 , mas a recomendação é que sejam preferencialmente bicicletas de estrada . Mas são permitidas outros modelos fabricados até essa data.

(exceto mountain bikes, Cyclo Cross, BMX e Cruisers).

Para isso as bicicletas tem que ter as caraterísticas da foto abaixo:

O ideal é ter sua própria bicicleta ! 

Mas se você não tem uma bicicleta de época é possível alugar

Entre em contato com Loyola: 21 – 99431 3315

E  se for alugar não esqueça de levar kit remendo, câmara de ar reserva, bomba e chaves para poder resolver qualquer problema que possa ocorrer.

  • Lembrando que o aluguel da bicicleta não é nossa responsabilidade.

Além da  bicicleta antiga, é necessário também, o participante estar vestido a caráter, com roupas em estilo da época. Seja roupas de competição ou passeio. As roupas de competição é possível encontrar com a fabricante Biene, parceira do evento e primeira fabricante de roupas de ciclismo no Brasil.

 


Fotos & Vídeo do ùltimo evento em Monte Alegre do Sul em  2024

 

Vídeo

Informações sobre o circuito

O Circutio terá aproximadamente 25 quilômetros.

SERÁ SINALIZADO COM SETAS PINTADOS EM POSTES, PINTADAS NO CHÃO E SETAS DE MADEIRA ONDE NÃO TIVER POSTE E NÃO FOR POSSÍVEL PINTAR NO CHÃO. SEMPRE EM LOCAIS QUE POSSAM GERAR DÚVIDAS.

Mas na frente haverá alguém puxando o grupo e no fundo um carro de apoio.

A maior parte asfalto, que não estará fechado ao trânsito de veículos, portanto muito cuidado, pedale sempre na sua direita.

O percurso terá uma quilometragem de 25 quilômeteos, a maior parte de asfalto. Com saída e chegada da praça Bom Jesus, pracinha central da cidade em frente a igreja matriz.

Trecho de terra teremos uns 5 quilômetros, de terra batida, ótima para bicicletas de estrada, no melhor estilo Strada Bianche , como na L´eroica e nas principais ciclo hitróricas da Itália.  Será talvez o ponto alta da pedalada, No caminho a histórica fonte da ìndia. Depois seguimos pelo asfalto até o bairro dos Lima onde faremos uma parada para o pique nique e depois voltamos pelo mesmo caminho até a praça central da cidade, local de largada.

A quilometragem é baixa, as altimetrias parecem não ser tão altas mas é duro !

Lembre-se que as bicicletas antigas não tem tantas opções de marchas. Não é recomendado para iniciantes !

 

Local do evento

Monte Alegre do Sul (SP) – Praça Central da Igreja Matriz

Requisitos Básicos

Bicicletas fabricadas até 1987, com caixa de câmbio e sem caixa de câmbio, como as construídas no final do século XIX ou no início de 1900. Essas bicicletas presumivelmente têm estrutura de aço e alumínio do tipo Alan. preferência modelos de estrada que não sejam modificadas. Veja na foto abaixo as caraterísticas básicas:

Caso queira participar e não tem ainda uma bicicleta com as características do evento. A Paquetá Bikes possui modelos para locação. Clique aqui e veja os modelos disponíveis.

No Giro Vecchio não basta ter somente uma bicicleta antiga ou vintage.

É necessário também o participante estar vestido a cárater com roupas de época esportivas, social ou lazer,  em qualquer caso, roupas de lycra não são permitidas.

No caso de estar com roupas esportivas é importante estar com camisa de ciclista de lã, boné de ciclista ou capacete de tirinha de couro, bermuda preta de ciclista, meia branca e sapatos ou sapatilhas pretas.

Você pode comprar tanto a camisa, quanto o boné de época diretamente na Biene. Ttradicional confecção que ainda possui para vendas camisas fabricadas nos anos 80.

Para comprar entre em contato direto com a Biene, com Cícero no telefone 11 3536 3614 ou pelo email vendas@biene.com.br

Regulamento

REGULAMENTO GIRO VECCHIO BRAZIL
Artigo 1 – 

O Giro Vecchio é é um evento ciclo-histórico não competitivo, onde seguimos o regulamento internacional dos principais eventos do genero que acontecem no mundo.

A rota está inspirada no ciclismo antigo, portanto o percurso  se baseia especialmente em  trechos de asafalto, paralelepípedo e caminho de terra batida (não para mtb), como  nas antigas corridas do passado, na Itália  conhecida como  “strade bianche”.
Os inscritos na prova deverão participar com bicicletas históricas(também chamadas de Bike “Eroica”) ou bicicletas estilo vintage, tal como está descrito especificamente no artigo 6 do presente Regulamento.

Artigo 2 – Percursos e ponto de partida.

O circuito normalmente a pedalada é realizada em um único círcuito em torno de 25 a 35 quilômetros e se baseia especialmente em trechos de asfalto, paralelepípedo e  trechos de caminho de terra com boas condições para uma bicicleta de estrada circular. A ideia é simular um antigo  circuito ciclismo como antigamente.

A quilometragem pode parecer pouca mais os circuitos costumam ser desafiantes, sempre com alguma subida bem forte.

O percurso estará sinalizando com flechas e sinalização da Organização, porém os participantes deverão levar consigo o Passaporte com a Rota fornecido pela

Organização.

Artigo 3 – Limite de idade dos participantes.
Poderão participar do Giro Vecchio Brasil pessoas de ambos os sexos que completem pelo menos os 16 anos de idade o dia anterior ao início da prova.
Os participantes com menos de 18 anos à data da prova terão que apresentar uma declaração passada e assinada pelos responsáveis, autorizando a sua participação. Menores de idade poderão ser aceitos. Mas cada caso será analisado a parte após solicitação por email queropedalar@sampabikers.com.br

Artigo 4 – Prazos e preços de inscrição.

A Organização reserva-se o direito de encerrar as inscrições assim que o prazo tiver finalizado ou se por ventura vier atingir o número limite de 100 participantes.

Após a efetivação das inscrições, a organização do evento não reembolsará o valor da inscrição aos participantes que desistirem de participar em hipótese alguma e nem fornecer o kit do evento, caso a pessoa não participe no evento.

Também não será transferido para outra competição ou evento realizada pelo Sampa Bikers.

Somente para pedidos dentro do prazo de 7 dias após a compra online. (conforme Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90).

 

Artigo 5 – Segurança e Uso de Capacete
O uso de capacete não é obrigatório, mas recomendado desde que seje um capacete de época.  A Organização  será eximidos de toda responsabilidade em caso de não cumprimento desta regra por parte de qualquer inscrito à prova.

Artigo 6 – Equipamento Oficial:  Bicicletas, Vestuário  e Acessórios.
O Giro Vecchio Brazil é um evento  pensado e planejado para os apaixonados pelo ciclismo clássico, utilizando bicicletas antigas ou bicicletas vintage, e que participam do evento com roupas em estilo da época, em qualquer caso, roupas de lycra não são permitidas.

      6.1 – BICICLETAS


Para bicicletas de corrida vintage, ou as chamadas HEROIC BIKES, conforme descritas no parágrafo 6.1.

BICICLETAS de inspiração histórica ou VINTAGE-STYLE, incluindo bicicletas construídas recentemente, conforme descrito no parágrafo 6.1.b. a seguir;

Só serão admitidas as bicicletas descritas nos parágrafos 6.1.a / 6.1.b.

Serão apenas admitidas bicicletas de estrada antigas ou bicicletas estilo Vintage fabricadas antes de 1987, tanto com câmbios quanto sem câmbios, como também as fabricadas no século XIX e começos do século  XX, que provavelmente têm quadro de aço. Igualmente  são  permitidas  bicicletas com quadro em alumínio das marcas Alan e Vitus com uniões aparafusadas ou coladas, e os quadros  de Exxon Graftek de finais  da década de ‘70 com tubos de fibra de carbono colados com uniões  de alumínio.
Para participarem no Giro Vecchio, serão apenas admitidas as bicicletas com as seguintes características:

a) As bicicletas  devem ter as alavancas de mudança de velocidades no tubo inferior do quadro ; originais do tipo Cambio Corsa, Cambio Paris Roubaix, Cambio Vittoria Margherita, etc.

b) Trocadores no tubo oblíquo, no caso de bicicletas de construção mais recente. Manípulos de mudança no tubo inferior do quadro. exceto bicicletas anteriores a 1980 que podem ter os  manípulos no topo do guiador, de tipo não indexados bar-end.

c) Os pedais devem estar equipados ou não com  firma pé, de gancho ou com tiras de aperto, ou como os originais. Pedais de encaixe rápido não serão permitidos, exceto os pedais Cinelli M71.

d) A passagem dos cabos do freio deve ser externa à fita do guidão (a passagem dos fios dentro do quadro é permitida, mas não recomendada);

e) Rodas devem ter pelo menos 32 raios e de baixo perfil (menos de 20 mm)

f) Tanto os tubulares como os pneus são permitidos.

g) É desejável, não obrigatório, que os selins sejam do mesmo período que as bicicletas (ou seja, modelos de 1987 ou anteriores); alternativamente, recomendamos novas selins, desde que inspiradas em modelos antigos, tipo Brooks ou alguns modelos Cinelli, Selle San Marco, etc.

h) Devido à dificuldade do percurso, são permitidos coroas com relações elevadas.
As bicicletas de estrada da primeira década de 1900 com pinhão fixo e que conservam o equipamento original, não terão que cumprir os critérios anteriores.

i) Selim deve ser da mesma época do que a bicicleta, isto é selins tradicionais  anteriores do ano  1987. Caso seja mais moderno deverá ser réplica dos antigos tipo Brooks ou alguns modelos Cinelli, Selle San Marco, etc.

Além de todos os ítens citados acima, o participante também deve estar devidamente a carater . Lembrando que roupas de lycra não são permitidas.

Outras bicicletas

Será permitida outros tipos de bicicleta, como as chamadas bicicletas tipo barra forte, barra circular, Caloi Ceci, de carteiro, padeiro, bicicletas de trabalho em geral, bicicletas de lazer, de passeio, etc., sob condição de serem fabricadas antes de 1987.

Também são permitidas bicicletas estilo Vintage  modernas com quadro de aço,  que sejam réplicas idênticas  ou montadas utilizando componentes originais como descrito acima.Neste caso será necessário enviar uma foto antes, para a organização dar o ok.

Estão excluídas de participar bicicletas modelos mountain bike , BMX, Cruiser e de ciclo-cross.

As bicicletas dos participantes portadores de deficiência física podem ter algumas exceções desde que façam um pedido a Organização no momento da inscrição.

6.1.c – Renúncias e isenções

Mediante solicitação, exceções em relação ao tipo de bicicleta podem ser concedidas. Neste caso será necessário enviar uma foto para que a comissão organizadora possa analisar.

2 – ROUPA

Os participantes são fortemente encorajados a usar roupas de ciclismo antigas ou vintage, como camisa de ciclismo e shorts de lã, e a evitar o uso de equipamentos técnicos modernos de forma visível.

Os participantes deverão vestir-se com roupas de estilo de época (até 1987). No caso de vestimenta esportiva é importante estar com camisas de ciclista de lã, como nas antigas competições de ciclismo.

Camisas de ciclismo de lycra não são permitidas, salvo em casos especiais que a organização poderá autorizar, desde que seja enviada uma foto com pelo menos 10 dias antes da realização do evento.

Bermudas de lycra são permitidas , desde que sejam todas pretas sem marcas grandes nas laterais. 

Roupa íntima com materiais técnicos é permitida desde que não seja visível.

A organização reserva-se o direito de não permitir a participação de qualquer participante cujas roupas não sejam adequadas.

Não serão permitidos ciclistas pedalar sem camisa ou somente com breteli em caso de calor.

6.3 – ACESSÓRIOS
Em consonância com o espírito evocativo histórico da prova, os participantes são convidados a selecionar cuidadosamente todos os acessórios antigos de suas bicicletas e roupas. Em particular, a Organização do Giro Vecchio Brazil convida os participantes a usar sapatilhas  de ciclismo ou sapatos de couro, bonés de ciclismo tradicionais, caramahola de alumínio, etc. O acessório moderno recomendado, aliás não obrigatório,  é o capacete de preferência os de tira de couro.

Fiquem atentos a detalhes como óculos, manguito e cor da meia. No estilo esportivo a cor de meia usada era a branca.

Não basta ter somente uma bicicleta antiga a vestimenta também é parte integrante do evento !

Não serão permitidos também participantes escutando música, seja com fones de ouvido ou com novos aparelhos bluetooth.

Artigo 7 – Respeito ás normas do Regulamento de Trânsito.
O Giro Vecchio Brazil é uma corrida ciclo-hitórica não competitiva que decorre em parte em estradas de asfalto e terra (cascalho batido) e paralelepípedo abertas ao trânsito. É por isso que tanto carros quanto outros veículos podem circular no mesmo percurso da corrida. Todos os participantes deverão respeitar a risca as regras de trânsito constantes no código da circulação veicular.
Todos os participantes deverão levar consigo equipamento para troca de pneus e manutenção imediata da bicicleta.

Artigo 8 – Custo da inscrição
As inscrições só são consideradas válidas após o pagamento das mesmas, dentro dos prazos estabelecidos e através dos meios de pagamento divulgados.
As pessoas que não estiverem registradas nos arquivos da Organização do Giro Vecchio Brazil não poderão participar da corrida no dia do evento.
A participação na prova Giro Vecchio Brazil é da responsabilidade de cada participante, assumindo na totalidade os riscos inerentes à sua participação, incluindo acidentes que possa sofrer ou mesmo assaltos.
Está impedida a participação a atletas a cumprir sanções pelas respectivas federações ou clubes, por uso de substâncias dopantes ou por qualquer outra razão.
A Organização do Giro Vecchio Brazil reserva-se o direito de admissão, e poderá decidir aceitar ou não a inscrição de qualquer  ciclista em qualquer momento sem a obrigação de expor os motivos da decisão.
O custo da inscrição inclui, independentemente da quantidade paga segundo o período de inscrições, um kit do participante com os seguintes elementos:

  • Numeral para camisa e placa da bicicleta.
  • Camiseta.
  • Boné.
  • Passaporte de Rota (Road book) para ser marcado nos pontos de fiscalização oficiais.
  • Medalha de Premiação por finalizar a prova.
  • Mesa de Frutas em um ponto de abastecimento do percurso na categoria Heróica.
  • Carro de apoio e resgate.

Artigo 9 – Formas de pagamento 
O pagamento da inscrição poderá ser efetuado no site oficial do Giro Vecchio e através dos meios de pagamento ali divulgados.

Artigo 10 – Confirmação da inscrição
A inscrição só será considerada válida após o pagamento da mesma em sua totalidade  e quando a quantidade exata esteja efetivamente creditada na conta bancária da Organização do evento.

Artigo 11 – Desistências e substituições

As inscrições são pessoais e intransferíveis para outras pessoas ou para outros eventos futuros de Giro Vecchio ou do Sampa Bikers. Em caso de desistência ou não comparecimento, o valor da inscrição não será devolvido, antes ou depois da prova, sem direito a recebimento do kit posterior ou antes da data da realização do evento.

Artigo 12 – Entrega do kit do participante

Para o recebimento do kit de participante é obrigatória a apresentação do documento de identificação.
A entrega do kit do participante com o numeral só será entregue à pessoa efetivamente identificada e não poderá ser efetuado por outra pessoa.

Artigo 13 – Horários de encerramento da prova, dos percursos e da assistência.

Durante a prova não haverá assistência mecânica e nem médica oficial.

Artigo 14 – Abertura e horários dos pontos de alimentação.
A Organização estabelecerá horários de abertura e encerramento do(s) ponto(s) de alimentação (check-points), que serão divulgados antes do inicio do evento. Essa informação será fornecida expressamente a todos os participantes do Giro Vecchio Brazil do decorrente ano.

Artigo 15 –  Pontos de controle (check points) e marcação do Passaporte de Rota (Road book).
A Organização divulgará o horário de abertura e fechamento do (s) ponto(s) de controle (check points) obrigatórios, antes do início da prova. O meio de controle para confirmar que o participante tiver completado o percurso será unicamente a obtenção de todos os carimbos fornecidos nos pontos de controle na largada, ao longo do percurso e na chegada, e que deverão ser marcados no seu Passparote de Rota (Road book).

Em todas etapas haverá um tempo limite para completar o percurso.

 

Artigo 16 – Premiação.
Os participantes que completarem a prova Giro Vecchio de forma legal e sem descumprimento deste regulamento, ganharão uma medalha comemorativa. Para obter essa medalha os participantes deverão se apresentar na linha de chegada com a bicicleta utilizada na prova e o Livro de Rota corretamente marcado nos pontos de controle.

Artigo 17 –  Reclamações.
Qualquer sugestão ou reclamação que o participante quiser realizar à Organização, deverá ser apresentada por escrito via email  para  queropedalar@sampabikers.com.br no prazo de 10 dias a partir da divulgação da lista dos participantes que completaram a prova Giro Vecchio.

Artigo 18 – Suspensão da prova.
Motivos de força maior podem obrigar à Organização a suspender a prova. Nesta situação não poderão ser exigidas responsabilidades à Organização, não tendo esta a obrigação de reembolsar o valor da inscrição ou compensar economicamente ou de qualquer outra maneira nenhum participante, pessoa ou entidade por este fato.

Artigo 19 – Alterações.
Por qualquer motivo e a qualquer tempo, sem aviso prévio, a Organização do Giro Vecchio Brasil 2017 poderá adiar a prova, alterar os percursos, modificar ou mesmo cancelar algum trecho por rações de segurança dos participantes ou de outras pessoas.
O site www.girovecchio.com.br é o único meio de informação oficial do evento Giro Vecchio Brazil, portanto todas as comunicações oficiais serão divulgadas unicamente através deste web site.

Artigo 20 –Desclassificações.
A Organização poderá desclassificar com impedimento de participar  em edições do Giro Vecchio por um período de dois anos , quaisquer participantes que:
– Utilizarem a dorsal de outro participante.
– Participarem com bicicleta não autorizada.
– Tomarem quaisquer atalhos no percurso oficial.
– Se comportassem  de qualquer  forma inadequada ou imprópria, ou com desrespeito com funcionários ou voluntários da Organização.
– Jogarem lixo fora das áreas disponíveis para esse uso (pontos de parada).

– Pedalar sem camisa ou sem a roupa adequada conforme regulamento.

– Pedalar escutando música, seja com fones de ouvido ou com caixas de som via bluetooh.

– Desrespeitar alguém da organização, participante ou qualquer pessoa.
Em casos de infrações consideradas graves ou gravíssimas, segundo a interpretação da Organização, os participantes poderão ser suspensos indefinidamente para participarem em futuras edições do Giro Vecchio e qualquer outro evento organizado pelo Sampa Bikers.

 

Artigo 21 – Consentimento, aprovação, autorizações.
Todo participante inscrito no Giro Vecchio Brazil 2019

DECLARA:
– Ter lido e aceitar todos os termos e condições do Regulamento da prova Giro Vecchio Brazil e do uso do web site.
– Se comprometer a realizar a prática do esporte com respeito, educação e ética esportiva, como também ter uma conduta responsável no que respeita à limpeza e a preservação do meio ambiente em todas as zonas utilizadas e em todos os momentos da prova.
– Estar em plenas condições físicas e psicológicas de participar desta prova e estar ciente que não existe nenhuma recomendação médica que lhe impeça de praticar atividades físicas.
– Consentir expressamente a utilização dos seus dados assim como de sua imagem e voz nos meios de comunicação e/ou internet, para publicidade e uso comercial, sem qualquer forma de compensação.
– Estar incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação.

A Organização e seus parceiros não aceitam a responsabilidade por nenhum acidente que possa ser causado ou possa vitimar qualquer participante  antes, durante ou depois da prova.
A Organização não se responsabiliza por informações incorretas preenchidas pelo participante no ato da inscrição.
A Organização poderá expulsar do evento aos participantes por grave ou gravíssima má conduta antes, durante ou depois do evento.

Artigo 22 – Informação:
Sampa Bikers
Rua Diego Suarez 253 – São Paulo – SP

Tel. 11 5517 7733.
Email : queropedalar@sampabikers.com.br

Como se Inscrever

Para se inscrever você deve solicitar sua inscrição enviando um whatsapp com a foto de sua bicicleta, informando o ano e marca. Aí vamos conferir se está dentro da regra do evento.

Estando tudo ok, enviamos as informações de pagamento e ficha de inscrição.

Só serão aceitas inscrições que sejam solicitadas para nós.

Nosso número:

11 9 8585 9559

Vagas

30 restantes

Valor

R$ 150,00

Valores e Condições

Valor da Inscrição : R$ 150,00

Limitado em 100 participantes

Para se inscrever é necessário solicitar sua inscrição enviando um whatsapp para 11 9 8585 9559 solicitando sua inscrição, com a foto da bicicleta e informações como marca e ano. 

A solicitação de inscrição poderá ser feita também pelo email queropedalar@sampabikers.com.br

Participantes das edições passadas tem preferência na inscrição.

Premiação

 

Os participantes que completarem a prova Giro Vecchio de forma legal e sem descumprimento deste regulamento, ganharão uma medalha comemorativa.

Para obter essa medalha os participantes deverão se apresentar na linha de chegada com a bicicleta utilizada na prova e o Passporte do Participante com todos os carimbos dos pontos de controle.

Programação da Competição

LOCAL: MONTE ALEGRE DO SUL (SP) – PRAÇA BOM JESUS (PRAÇA CENTRAL DA IGREJA MATRIZ)

  • Dia 31 de maio – sábado:
  • Das 14 as 18 hs entrega de kits em local a ser informada na semana do evento.
  • 19 hs – Serenata italiana – início na praça da Maria Fumaça.
  • 20 hs – Queijos e vinhos dançantes – confirma participação via whatsapp

Homens levam o vinho e mulheres os quitutes , segue uma lista e me informa o que vai levar :

-Vinho
-Pães caseiros , artesanais ou italiano( cortados)
-Salgadinhos de queijo
-patês com torradinhas
– queijo cortados
– azeitona
– guardanapos

Cada um deve levar sua taça!

Confirme sua presença e acompanhante se tiver.

E esteja vestido também com roupas de época porque vai rolar dancing!O tema será anos 50 e 60 , com isso é importante também estar vestido (a) a caráter. Aí vamos eleger o (a) destaque da festa é o concurso elegância.

  • Dia 1 de Junho – domingo
  • 7:30  as 9:00 – entrega dos kits – na secretaria montada em frente a praça na casa junto a faixa de PARTENZA.
  • 9:15 – Homenagens e premiação
  • 9:30 hs – Largada.
  • 10 hs – brincadeira antigas de criança – na Praça
  • 13 hs – tempo limite para completar o trajeto.

Informações Importantes

Para participarem no Giro Vecchio, serão apenas admitidas todos os tipos de bicicletas com pelo menos 30 anos que não esteja modificada com peças novas. Com  preferência as bicicletas de estrada , pois o evento é pensando nas competições do ciclismo antigo. Com isso a bicicleta deve ter  as seguintes características:

Não são permitidas mountain bikes, Cyclo Cross, BMX e Cruisers

Câmbios originais do tipo Cambio Corsa, Cambio Paris Roubaix, Cambio Vittoria Margherita, etc.

b) Trocadores no tubo oblíquo, no caso de bicicletas de construção mais recente. Manípulos de mudança no tubo inferior do quadro. exceto bicicletas anteriores a 1980 que podem ter os  manípulos no topo do guiador, de tipo não indexados bar-end.

c) Pedais com firma pé, de gancho ou com tiras de aperto, ou como os originais. Pedais de encaixe rápido não serão permitidos, exceto os pedais Cinelli M71.

d) Passagem dos cabos de freios por fora do guidão.

e) Rodas devem ter pelo menos 32 raios e de baixo perfil (menos de 20 mm)

f) Tanto os tubulares como os pneus são permitidos.

g) Selim deve ser da mesma época do que a bicicleta, isto é selins tradicionais  anteriores do ano  1987 para categoria placa preta. Caso seja mais moderno deverá ser réplica dos antigos tipo Brooks ou alguns modelos Cinelli, Selle San Marco, etc.

h) Devido à dificuldade do percurso, são permitidos coroas com relações elevadas.
As bicicletas de estrada da primeira década de 1900 com pinhão fixo e que conservam o equipamento original, não terão que cumprir os critérios anteriores.

i) Selim deve ser da mesma época do que a bicicleta, isto é selins tradicionais  anteriores do ano  1987. Caso seja mais moderno deverá ser réplica dos antigos tipo Brooks ou alguns modelos Cinelli, Selle San Marco, etc.

Além de todos os ítens citados acima, o participante também deve estar devidamente a carater para ter direito a placa preta, não basta somente ter a bicicleta antiga !

Outras bicicletas

Serão permitidos outros tipos de bicicleta, como as chamadas bicicletas tipo barra forte, barra circular, de carteiro, padeiro, bicicletas de trabalho em geral, bicicletas de lazer, de passeio, etc., sob condição de serem fabricadas antes de 1987.Também são permitidas bicicletas estilo Vintage  modernas com quadro de aço,  que sejam réplicas idênticas  ou montadas utilizando componentes originais, como descrito anteriormente.

 

Não será permitidas Bicicletas com câmbio STI ou Ergopoer que começaram a ser utilizados á partir de 1991 que é a integração do cambio no manete automaticamente estarão nessa categoria.

Estão excluídas de participar bicicletas modelos mountain bike e de ciclo-cross.

As bicicletas dos participantes portadores de deficiência física podem ter algumas exceções desde que façam um pedido a Organização no momento da inscrição.

Haverá uma comissão no ato da retirada do numeral que definirá a cor da placa que o participante terá direito.

Outras informações

No Giro Vecchio não basta ter somente uma bicicleta antiga ou vintage é necessário o participante estar vestido a cárater com roupas de época esportivas, social ou lazer. Não basta somente ter uma speed ou outro modelo de bicicleta antiga. 

No caso de estar com roupas esportivas é importante estar com camisa de ciclista de lã, boné de ciclista ou capacete de tirinha de couro, bermuda preta sem nenhuma propaganda. Camisas de Lycra nem pensar.

Você pode comprar tanto a camisa, quanto o boné de época diretamente na Biene. Ttradicional confecção que ainda possui para vendas camisas fabricadas nos anos 80.

Para comprar entre em contato direto com a Biene, com Cícero no telefone 11 3536 3614,  pelo email vendas@biene.com.br ou pelo whatsapp 11 92003 0929.

 

 

Aluguel de Bicicletas: – Entre em contato com o Loyola no whatsapp 21 – 99431 3315

 

  • Capacete de tira em couro você pode comprar também com a Biene 11 92003 0929

Revisões e restauro de bicicletas de época:

  • Em São Paulo: Bike Elpidio – 11 93467 9257

LEMBRETES DO EVENTO:

  • No meio do caminho tem pique noque
  • Leve água em sua bicicleta
  • Quem completar o trajeto ganha uma medalha de EU COMPLETEI.
  • Se você vai alugar a bicicleta é importante levar câmara de ar reserva, bomba de encher pneu e chaves compatíveis com a bicicleta que vai alugar. Pois o aluguel é só da bicicleta e problemas podem ocorrer.
  • Qualquer problema que tenha ao longo do trajeto como pneu furado, corrente quebrada ou qualquer outro problema que impeça de seguir a pedalada. Procure o carro de apoio que normalmente está no final do grupo  ou peça ajuda para algum ciclista, pois a amizade e companherismo é um dos ítens mais importantes no Giro Vecchio !

 

 

 

Engrega dos Kits

Sábado – das 14 as 18 hs

Domingo das 7:30 as 9 hs.

Local: Secretaria do evento em frente a praça da igreja matriz.

História da Prova

O Giro Vecchio, o pelotão das antigas, nasceu da paixão por todos os tipos de bicicleta em especial as antigas, do presidente do Sampa Bikers, Paulo de Tarso (Paulinho).

O evento é inspirado no tradicional evento italiano L’Eroica, que acontece também em vários países. Onde inclusive seguimos as mesmas regras, que são aplicadas também em vários outros eventos semelhantes que acontece na Itália, que pode ser considerado o berço do ciclismo clássico.

O objetivo do Giro Vecchio é reunir os amantes de bicicletas de estrada com mais de 30 anos e estar vestido a caráter em encontros períodicos pela cidade. O primeiro encontro aconteceu em Dezembro de 2016, no parque Vila Lobos, onde por surpresa reuníu cerca de 50 ciclistas, sendo a maioria vestidos a carater.

A partir daí foram marcados encontros a cada nova estação do ano, com saída e chegada em algum ponto da cidade de São Paulo.

Em cada evento, a ideia também é sempre homenagear algum ciclista ou pessoa do meio ciclístico que de alguma maneira marcou época.

O primeiro homenageado foi o Sr. Eduardo Puertolano no encontro do parque Vila Lobos. Depois no encontro do Aro 27 Bike Café o homenageado foi o falecido Sr. Nadir Biene, proprietário e fabricante das primeiras roupas de ciclismo no país. E no terceiro encontro no Broolin Café o homenageado foi o ex atleta e ciclista profissional Renato Ferraro.

Altimetria

Elevação em 25 km

Subida total: 160.0 m

Onde se Hospedar

Hospede-se com quem apóia nosso evento:

  •  Riacho Verde Hotel

https://www.riachoverdehotel.com.br/

Reservas: 19 99638 1827

  • Pousada da Fazenda

https://www.pousadadafazenda.com.br/

Reservas: (19) 99607 4148

Outras opções de hiospedagem na cidade clique aqui

Dúvidas Frequentes

P: Tenho uma bicicleta mountain bike antiga, posso participar ?

R: Não. Para participar no Giro Vecchio Brazil serão apenas admitidas bicicletas de estrada antigas ou bicicletas estilo Vintage.

P: Não tenho roupas antigas, posso participar ?

R: Não, o Giro Vecchio Brazil é um evento  pensado e planejado para os apaixonados pelo ciclismo clássico, utilizando bicicletas antigas ou bicicletas vintage, e que participam do evento com roupas em estilo da época. Podendo ser roupas esportivas ou não.

P:  Não tenho uma bicicleta speed, mas tenho uma bicicleta antiga fabricada até 1987, posso participar ?

R: Sim !  são permitidos outros tipos de bicicleta, tipo barra forte,  bicicletas de carteiro, padeiro, bicicletas de trabalho em geral, bicicletas de lazer, de passeio, etc., sob condição de serem fabricadas antes de 1987 e também estar vestido a caráter.

P: Não tenho uma camisa de lã, posso participar com outra camisa de ciclismo de lycra com desenho das antigas ?

R: Não. A ideia do evento é você pedalar como antigamente.

Galeria dos Campeões

A “Maglia Nera” foi um prêmio simbólico no Giro D’Italia que concedia ao último ciclista a terminar a corrida, foi oferecida de 1946 a 1951,

A Maglia Nera foi uma prova da vontade e determinação que era preciso simplesmente para competir e terminar em último. O vencedor ganhava prêmios em dinheiro, comida e bebida no final de cada etapa. Dois ciclistas em particular, Luigi Malabrocca e Sante Carollo, fizeram um grande esforço para ver quem conseguia perder mais tempo. Eles se escondiam em bares e celeiros, fazendas e valas, em restaurantes ou embaixo de pontes. E muitas vezes eles furavam voluntariamente os pneus apenas para serem forçados a repará-los e, assim, perder mais tempo sem chamar muita atenção para terminar por último. Malabrocca , o único a levar o prêmio em duas edições ( 1946 e 1947), ficou conhecido como o mestre do atraso. Certa vez, ele foi pego pescando nos canais do rio Ticino!
Foi abolido após a edição de 1951 com Giovanni Pinarello, então famoso construtor de bicicletas, levou a camisa naquele ano. Em 1967, quando o Giro D’Italia, completou sua 50ª edição houve novamente a premiação , onde o último acabou ficando com Lucillo Lievore,
Essa cor foi escolhida inspirada na figura de Giuseppe Ticozzelli, um ex-excelente jogador de futebol dos anos 1920 da cidade de Alessandria, na região do Piemonte na Itália, da equipe Casale e que também jogou na seleção italiana., Em 1926 decidiu participar do Giro d’Italia como independente, ou seja, sem uma equipe. Para a ocasião, ele vestiu o uniforme de sua euipe de futebol, o Casale, uma camisa preta com uma pequena estrela no peito. Famosa foi sua longa fuga, em que ganhou mais de uma hora do pelotão, mas, por não ter uma equipe de apoio que lhe entregava os suprimentos na corrida, resolveu parar e comer em um restaurante. Então ele foi pego pelo grupo e chegou destacado na linha de chegada. Nos dias seguintes, ele tentou novamente, mas acabou abandonando após ser atropelado por uma motocicleta
Inspirados pela travessura e tenacidade representada por este nobre prêmio,
No Giro Vecchio a Maglia Nera também foi abolido após a edição de Louveira.

Galeria Maglia Nera

Como no Brasil não tem muita memória e esquece daqueles que foram importantes principalmente no esporte,  os Campeões do Giro Vecchio são os homenageados em cada encontro. Ciclistas, empresários do setor ou amantes do esporte que deixaram sua marca no esporte.

Eduardo Puertolano – Homenageado no Giro Vecchio de Verão no Parque da Cidade em 2016 com o Troféu Guidão de Ouro oferecido pela Revista Bike Action e Homenageado no Giro Vecchio de Inverno em Guararema e 2017 com a Placa do Evento.

 

Sr Nadir Biene – Homenageado no Giro Vecchio da Aro 27 Bike Café em Janeiro de 2017.

 

Renato Ferraro – Homenageado no Giro Vecchio de Março de 2017, no Brooklin Café

 

Cassio Paiva – Homenageado no Giro Vecchio de Inverno em Guararema – 02/06/2017

 

Erivan Arcanjo de Lima
Homenageado no Giro Vecchio da Primavera em São Luiz do Paraitinga – 22/10/2017

 

Elpidio Dutra – Homenageado no Giro Vecchio de Primavera em São Luiz do Paraitinga – 22/10/2017

 

Fernando Louro e seu pai Edmundo Louro. Homenageados do Giro Vecchio de Verão em Santo Antônio do Pinhal em 2018

 

Otoni Gali Neto
Homenageado no Giro Vecchio de Inverno 2018 em São Luiz do Paraitinga.

 

Annunzio Colombo, Italiano, residente no Brasil. Correu profissionalmente pela equipe Famcucine.
Homenageado no Giro Vecchio de Inverno em São Luiz do Paraitinga 2018.

 

Marcelo Florentino Soares, o Mixirica. Homenageado no Giro Vecchio de Inverno 2018 em São Luiz do Paraitinga.

 

Renata Falzoni – Homenageada na edição de Verão de Santo Antônio do Pinhal 2019

 

Familia Anderson – Homenageados na Edição de Verão em Santo Antônio do Pinhal 2019.

 

Bruno Caloi – “O Pai do Ciclismo Brasileiro” – Homenageado na ediçao de Verão em Santo Antônio do Pinhal 2019

 

Marcio May – Homenageado em São Roque 2019

 

João Lourenço – Homenageado em São Roque 2019

 

Gabriel Sabbião – Homenageado em Santo Antônio do Pinhal 2020

 

Ieda Botelho – Homenageada em Santo Antônio do Pinhal 2020

 

Renan Ferraro – Homenageado em Salesópolis 2020