A prova FAST DOWN HILL DE MOUNTAIN BIKE, é uma competição criada pelo Sampa Bikers em 2003, que acontece paralelo ao Power Biker.
É uma competição com um trajeto de aproximada de até 350m de extenção. Um trajeto de muita velocidade, disputada em uma rua de paralelepípedo, composta de obstáculos – escada e rampa – de fácil grau de dificuldade de passagem.
A Prova é limitada a participação de 16 ciclistas homens e 8 ciclistas mulheres. Que disputarão no sistema mata-mata, onde o trajeto será dividido em duas raias onde haverá uma disputa em melhor de 3 descidas onde um ciclista x outro ciclista.
Será uma prova eliminatória onde doiso corredores disputam lado a lado no mesmo percurso de descida, cada um em sua raia. A natureza desta competição não permite contatos entre os corredores e nem invasão das raias.
A disputa será definida através de um sorteio para compor as chaves que será realizado antes do início da prova na presença de todos os competidores.
Início das inscrições dia 1 de Julho. Apenas 16 vagas
Mais Fotos
Requisitos Básicos
É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DE UM PLANO DE SAÚDE PARTICULAR NO ATO DA INSCRIÇÃO, ASSIM COMO O USO DESSES EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA:
LEMBRAMOS QUE O PILOTO DEVE ESTAR FILIADO ATÉ A DATA DA CONFIRMAÇÃO DE SUA INSCRIÇÃO.(Filiação 2017)
Regulamento
Artigo 1º (designação)
1.1 – O Fast Down Hill é aberto a participante de ambos os sexos com idades a partir de 16 anos.
1.2 – Competição de mountain bike Down Hill. A bicicleta exigida para esta prova será somente modelo MTB full suspension. Não serão permitidas bicicletas tipo rabo duro, nem elétricas.Não será permitido o uso de bicicletas elétricas e que não sejam desta modalidade(Ciclo Cross , Gravel).
1.3 – Os pneus devem ser adequados para andar em percursos de terra, isto é pneus com cravos. Não será permitido o uso de pneus tipo slick.
1.4 – A organização da prova está a cargo da Associação Sampa Bikers.
Artigo 2º – Tipo de prova
2.1 -É uma competição com um trajeto de aproximada de até 350m de extenção. Um trajeto de muita velocidade, disputada em uma rua de paralelepípedo, composta de obstáculos – escada e rampa – de fácil grau de dificuldade de passagem.
2.2 – A Prova é limitada a participação de 16 ciclistas homens e 8 ciclistas mulheres.
2.3 – Será uma prova disputada em sistema eliminatória, em melhor de 3 descidas, onde dois corredores disputam lado a lado no mesmo percurso de descida, cada um em sua raia. A natureza desta competição não permite contatos entre os corredores e nem invasão das raias.
2.4 – A disputa será definida através de um sorteio para compor as chaves que será realizado antes do início da prova na presença de todos os competidores.
2.5 – Todas as chaves serão compostas por 2 ciclistas que disputarão uma melhor de 3 descidas.
2.6 – Desde a largada o ciclista deverá permanecer em sua respectiva raia. A escolha da raia na fase de classificação será por sorteio e nas fases seguintes os vencedores terão direito de escolha.
2.7 – Haverá durante o trajeto, cones de sinalização dividindo a pista em duas raias, as mesmas não poderão ser invadidas, atropeladas ou desviadas pelo lado de fora de sua marcação, caso isso aconteça, o ciclista será desclassificado e seu adversário será o vencedor.
2.8 – Não haverá tomadas de tempo. Vence aquele que cruzar a linha de chegada na frente. Em caso de empate ou dúvida na chegada será realizada uma nova descida, até definir o vencedor.
2.9 – Em qualquer fase o ciclista que fizer sua largada adiantada à ordem do comissário, ou seja, se ele pular o starting gate antes que o mesmo seja acionado, caberá ao comissário de largada desclassificá-lo.
2.10 – O Starting Gate é o ÚNICO ponto de largada e ÚNICO lugar autorizado para a entrada de ciclistas na pista.
2.11 – Os corredores partem em posição parada, sob a ordem do starter, conforme ordenar a lista de partida. As mulheres correm antes dos homens.
2.12 – Os corredores de cada descida escolhem o lado de posição de partida, definido no cara e coroa. Na descida seguinte o lado de descida será invertido. E no caso de empate com uma vitória de cada o lado da última descida será definido novamente em cara e coroa.
2.13 – Se uma parte da roda dianteira ultrapassa a linha de partida antes do sinal de partida, o corredor é desclassificado.
2.14 – Se os dois corredores caem e/ou falhem e não consigam ultrapassar a linha de chegada, será realizada uma nova descida.
2.15 – FASE DE CLASSIFICAÇÃO: Iniciando com 8 baterias com 2 ciclistas, em melhor de 3 descidas, quem vencer duas descidas, passa para fase seguinte.
- A Organização poderá convidar ciclistas para compor as baterias.
CHAVE DA PROVA PRINCIPAL
OITAVAS DE FINAL
1-16 | 8-9 | 4-13 | 5-12 | 2-15 | 7-10 | 3-14 | 6-11 |
QUARTAS DE FINAL
1-8 | 4-5 | 2-7 | 3-6 |
SEMIFINAL
1-4 | 2-6 |
FINAL DE 3º Á 4º LUGAR *
4-6 |
FINAL DO 1º AO 2º LUGAR
1-2 |
* A Final Será realizada em melhor de três.
2.16 – Os ciclistas e suas equipes deverão manter comportamento socialmente adequado, que não cause interferência no bom andamento do evento, acatando todas as regras e áreas determinadas pela Organização, sob o risco de serem desclassificados.
2.17 – Fica facultado à Organização do evento o direito de alterar, cancelar ou transferir, data, local, regras e conteúdo do mesmo sem prévio aviso.
Artigo 3º – Inscrições
3.1 – As inscrições terá o limite técnico de 16 participantes homens e 8 mulheres
3.2 – As inscrições somente serão realizadas pela Internet através de uma solicitação para o email [email protected] com o título Inscrição Fast Down Hill com as seguintes informações:
- Nome completo:
- Idade:
- Marca e modelo da bicicleta:
- Qual a última competição que disputou:
- Numero de filiação:
- Faz parte de alguma equipe ? se sim, qual:
- Posição no ranking.
Após o envio do email, a solicitação será analisada e após aprovada pela comissão organizadora, será enviado um email com um link da ficha de inscrição final onde será gerado um boleto para pagamento em dois dias após a confirmação.
3.3 – A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio;
3.4 – Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o(a) atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental;
3.5 – É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DE UM PLANO DE SAÚDE PARTICULAR NO ATO DA INSCRIÇÃO, ASSIM COMO O USO DESSES EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA:
3.6 – LEMBRAMOS QUE O PILOTO DEVE ESTAR FILIADO ATÉ A DATA DA CONFIRMAÇÃO DE SUA INSCRIÇÃO.(Filiação 2017)
3.7 – A inscrição é pessoal e intransferível. O participante que ceder seu número para outra pessoa e não comunicar a Comissão Organizadora do evento formalmente por escrito será responsável por qualquer acidente ou dano que venha sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova;
3.8 – No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento, assinalando a opção apresentada no sistema on-line ou na ficha de inscrição, o(a) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o “TERMO DE RESPONSABILIDADE” parte integrante deste regulamento;
3.9 – A organização reserva o direito de não reembolsar o valor da inscrição, nem fornecer o kit do evento, caso a pessoa não participe no evento.
3.10 – O valor da inscrição não será transferido para outra competição ou evento realizada pelo Sampa Bikers.
3.11 – Qualquer inscrição realizada irregularmente será punida com a suspensão por tempo indeterminado de todos os eventos promovidos pelo Sampa Bikers, sem direito a recurso e encaminhado também para todos os principais organizadores do Brasil.
3.12 – a competição para ser realizada deverá ter um número mínimo de inscritos: 8 para masculino e 4 para feminino. No caso de não atingir o número mínimo a prova não será realizada e a organização devolverá o valor da inscrição.
3.13 – Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento;
Artigo 4º – Categorias
4.1 – Categoria única dividida entre os sexos masculino e feminino.
Artigo 5º (participação)
5.1 – Só poderá participar na prova, aqueles devidamente inscritos, com o respectivo numeral sem estar modificado (recortado ou com adesivos de outros patrocinadores), com as informações médica no verso preenchidas, capacete, roupas adequadas a prática do down hill e pulseira de acesso ao local de largada fornecidos pela organização no ato do alinhamento.
5.2 – Apenas serão admitidos participantes a partir dos 16 anos de idade. Os representantes legais dos menores que participam no evento. Deverão preencher a declaração autorizando a sua participação com firma reconhecida em cartório; ceder todo os direitos de utilização de sua imagem (inclusive direitos de arena), renunciando ao recebimento de quaisquer rendas que vierem a serem auferidas com materiais de divulgação, campanhas, informações, transmissão de tv, clipes, reapresentações, materiais jornalísticos, promoções comerciais, licenciamentos e fotos, a qualquer tempo, local ou meio e mídia atualmente disponíveis ou que venham a ser implementadas no mercado para este e outros eventos.
Artigo 6º – Equipamentos e acessórios de proteção
6.1 – OBRIGATÓRIO O USO DE CAPACETE, LUVAS, GOGGLE, E PROTETOR DE PESCOÇO. SE O ATLETA OPTAR POR NÃO USAR CALÇA E SIM BERMUDA, É OBRIGATÓRIO O USO DAS JOELHEIRAS. SE O ATLETA OPTAR PELO USO DA CAMISA DE MANGA CURTA, É OBRIGATÓRIO O USO DA COTOVELEIRA.
6.2 – O USO DA COTOVELEIRA E JOELHEIRA SÓ É DISPENSÁVEL NO CASO DO ATLETA OPTAR POR USAR CALÇA COMPRIDA E CAMISA DE MANGA COMPRIDA.
6.3 – Reserva-se à organização o direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento;
6.4 – Todo equipamento que o atleta utilizará na prova poderá ser checado pela organização momentos antes da largada, e ter seu uso vetado caso seja considerado impróprio ou de risco para a participação no evento;
Artigo 7º (regras)
7.1 – Os atletas deverão estar no local de largada com pelo menos uma hora de antecedência (60 minutos antes da largada), quando serão dadas as instruções finais;
7.2 – A participação do(a) atleta na prova é estritamente individual sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização por escrito da Comissão Organizadora da prova;
7.3 – O(a) atleta deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem. Igualmente, não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas regras causará a desclassificação do(a) atleta;
7.4 – Os corredores devem inspecionar a pé o percurso antes do início da competição.
7.5 – A organização não se responsabiliza por qualquer incidente ocorrido a terceiros durante o evento.
7.6 – Em caso de acidente ou qualquer outro motivo de força maior , o(a) atleta deve retirar-se imediatamente da corrida se assim for determinado por um membro da equipe médica oficial indicada pela Comissão Organizadora;
7.7 – Todos os participantes têm de seguir as instruções transmitidas pelos membros da organização da prova;
7.8 – É proibido a todo atleta treinar sobre o percurso sem autorização do presidente do colégio de comissários sob pena de desclassificação.
7.9 – Os corredores que se apresentarem depois de dois minutos após a chamada final serão desclassificados da competição.
7.10 – A cerimônia oficial acontecerá imediatamente após a prova. Os 4 primeiros corredores da prova devem se apresentar ao podium. É proibido levar as bicicletas para o podium.
– Artigo 8º (premiação)
8.1 – Serão premiados com troféu os quatro primeiros colocados de todas as categorias. .
8.2 – A cerimônia oficial de premiação acontecerá imediatamente após a prova. Os 4 primeiros corredores da prova, de cada categoria devem se apresentar ao podium junto.
8.4 – É proibido levar as bicicletas para o podium.
8.5 – É proibido levar faixas, banner e qualquer tipo de propaganda para o podium.
8.6 – Para receber a premiação é obrigatório que o(a) atleta esteja portando o RG original e estar com a pulseira lacre sem estar violada.
8.7 – Não serão entregues premiações pós-prova (quando houver) para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da prova.
8.8 – Os(as) atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao podium, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada. O(a) atleta que não comparecer ao podium durante a cerimônia de premiação perdera o direito aos prêmios, passando a premiação para o classificado seguinte;
– Artigo 9º (penalizações)
9.1 – Serão penalizados com a perda do direito de premiação e estando passíveis de desclassificação da prova, os atletas que incorrerem no seguinte:
- Pedalar sem capacete durante a prova. (item desclassificatório).
- Pedalar sem a pulseira lacre. (item desclassificatório).
- Completar sem o número de identificação. (item desclassificatório).
- Passar informações erradas ou falsas na inscrição. (item desclassificatório).
- Não estar presente na premiação se for um dos premiados. Não serão aceitos representantes do competidor no podium. (item desclassificatório).
- Manobras desleais contra outro ciclista. (item desclassificatório).
- Trocar de bicicleta ou ciclista. (item desclassificatório).
- Fazer qualquer alteração, recortar, colar adesivos no numeral do atleta na prova. (item desclassificatório).
- Cortar caminho (não passar pelo caminho demarcado) ou pegar carona durante a prova. (item desclassificatório).
- Subir no podium sem estar portando o documento de identidade. (item desclassificatório).
- Tumultuar o trabalho da organização e desrespeitar organizadores e fiscais. (item desclassificatório).
- Queimar a largada (item desclassificatório).
- Não estar com as informações médicas preenchidas (item desclassificatório).
- Largar fora da área de alinhamento (item desclassificatório).
- Fazer qualquer reclamação de qualquer assunto que esteja mencionado no regulamento (item desclassificatório).
- Jogar lixo no trajeto fora dos locais indicados pela organização (item desclassificatório).
9.2 – As penalizações serão efetuadas no fim de cada etapa ou final da competição.
9.3 – Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora da Prova
– Artigo 10º (recursos)
10.1 – Recursos serão aceitos durante a prova ou em até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial, na secretaria da prova. Somente será aceito recurso por escrito e acompanhado de um depósito de R$ 200,00 (duzentos reais) em dinheiro. Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido, caso contrário será doado a uma instituição de caridade.
– Artigo 11º (responsabilidades )
11.1 – A Organização, os promotores e patrocinadores não se responsabilizam.
Por roubos e danos de equipamentos ou por qualquer traumatismo ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes. Menores de 18 anos deverão apresentar ficha de inscrição assinada pelo responsável com firma reconhecida em cartório.
11.2 – Prova de resistência ! É obrigação de cada participante: levar consigo, toda a comida e bebida que for consumida durante a competição, inclusive água.
11.3 – Só terá acesso ao pódio o ciclista que estiver portando RG.
11.4 – Todos os(as) atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos(as) atletas;
11.5 – O competidor é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição;
Parágrafo único. Pode o diretor de prova, seguindo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento;
11.6 – Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança por todo o percurso da prova que será garantida pelos órgãos competentes;
11.7 – A Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico, no entanto haverá, para atendimento emergencial aos atletas, um serviço de ambulância para remoção, e o atendimento médico propriamente dito, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na Rede Pública sob responsabilidade desta;
11.8 – O(a) atleta ou seu (sua) acompanhante responsável poderá decidir por outro sistema de atendimento eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer responsabilidade, desde a remoção/transferência até seu atendimento médico;
11.9 – Ao longo do percurso da prova haverá postos de hidratação com água e isotônico na chegada;
É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico (para assistência e cobertura financeira em caso de acidente). As equipes médicas que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminharão o acidentado para um hospital, onde o mesmo tenha um convênio.
11.5 – Zelar pela boa imagem do mountain bike.
11.6 – Zelar pela preservação da natureza. Solicitamos aos ciclistas que não sujem e nem deixem sujos o local do evento, principalmente o circuito.
– Artigo 12º (comissão organizadora)
12.1 – A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova por qualquer um destes motivos a prova será considerada realizada e não haverá nova prova;
12.2 – A Corrida poderá ser adiada ou cancelada a critério da Comissão Organizadora, comunicando aos inscritos está decisão pelo do site oficial da corrida;
§ 1º Na hipótese de adiamento da corrida e a conseqüente divulgação de nova data não haverá devolução do valor da inscrição;
§ 2º Na hipótese de cancelamento da corrida (sem divulgação de nova data) os inscritos deverão solicitar o reembolso da inscrição;
12.3 – A Comissão Organizadora poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do evento, alterar ou revogar este regulamento, total ou parcialmente, informando as mudanças pelo site oficial da corrida;
12.4 – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões;
Organização : Sampa Bikers – (11) 5517 7733 – [email protected]
Os corredores partem sob a ordem do starter, conforme ordenar a lista de partida. As mulheres correm antes dos homens.
Os corredores de cada descida escolhem o lado de posição de partida.
Os corredores partem em posição parada.
Se uma parte da roda dianteira ultrapassa a linha de partida antes do sinal de partida, o corredor é desclassificado.
Se os dois corredores caem e/ou falhem e não consigam ultrapassar a linha de chegada, a ordem de chegada é julgada em função da distância percorrida por cada um dos corredores.
Categorias das Provas
A competição será disputada em uma única categoria dividida somente pelo sexo do participante.
Premiação
- Troféu para os 4 primeiros participantes
- Premiação em dinheiro para os 3 primeiros colocados: O valor total da premiação será o arrecadado na inscrição, divida da seguinte maneira: 50 % para o 1º , 35 % para o 2º e 15 % para o 3º.
Valores e Condições
Valor da Inscrição: R$ 125,00
Como se Inscrever
As inscrições terão início dia 1 de Julho e terá o limite técnico de 16 participantes homens e 8 mulheres
Os competidores interessados em participar deverão enviar uma solicitação de inscrição para o email [email protected] com o título Inscrição Fast Down Hill com as seguintes informações:
- Nome completo:
- Idade:
- Marca e modelo da bicicleta:
- Qual a última competição que disputou:
- Numero de filiação:
- Faz parte de alguma equipe ? se sim, qual:
- Posição no ranking.
Após o envio do email, a solicitação será analisada e após aprovada pela comissão organizadora, será enviado um email com um link da ficha de inscrição final onde será gerado um boleto para pagamento em dois dias após a confirmação.
Informações Importantes
OBRIGATÓRIO O USO CAPACETE, LUVAS, GOGGLE, E PROTETOR DE PESCOÇO. SE O ATLETA OPTAR POR NÃO USAR CALÇA E SIM BERMUDA, É OBRIGATÓRIO O USO DAS JOELHEIRAS. SE O ATLETA OPTAR PELO USO DA CAMISA DE MANGA CURTA, É OBRIGATÓRIO O USO DA COTOVELEIRA.
O USO DA COTOVELEIRA E JOELHEIRA SÓ É DISPENSÁVEL NO CASO DO ATLETA OPTAR POR USAR CALÇA COMPRIDA E CAMISA DE MANGA COMPRIDA.
Resultados das últimas provas
- 2002 – Campeão – Robert Sgarbi
- 2003 – Campeão – Robert Sgarbi
- 2004 – Campeão – Robert Sgarbi
- 2005 – Campeão – Juninho Souza Cruz
- 2006 – Campeão – Robert Sgarbi
- 2007 – Campeão – Robert Sgarbi
- 2008 – Campeão – Robert Sgarbi
- 2010 – Campeão – Walace Miranda