Travessia dos Andes pelo Paso Vergara – Carnaval

  • Local:

    Travessia dos Andes pelo Paso Vergara, de Malargüe na região de Mendonça (Argentina) até Curicó no Chile (2460 m)

  • Data:

    02/03/2019 a 08/03/2019

  • Duração:

    7 dias

  • Ícone tipo de cicloviagem

    Tipo de cicloviagem:

    Mountain Bike

  • Categoria de viagem:

    Aventura

  • Dificuldade:

    Avançado: Para quem está acostumado a pedalar em todo o tipo de terreno, almiteria e clima distâncias em torno de 50 quiômetros por dia.

  • Distância:

    Aproximadamente 250 km

  • Vagas:

    30

  • Valor a partir de:

    1230 dólares


A Cordilheira dos Andes é um lugar fascinante e faz o Planeta Terra mais bonito. É a segunda mais alta cadeia de montanhas do mundo. Por isso, alpinistas do mundo inteiro vão para lá em busca de aventura e desafio.

Mas a região não é reservada apenas para escaladores radicais, podem-se fazer ótimas pedaladas, principalmente em cima de uma mountain bike. É uma excelente opção para quem deseja começar a ter contato com as montanhas sobre duas rodas.

No verão, única época do ano possível para realização da ciclo viagem, a neve só ocupa os picos de algumas das montanhas. Na verdade, as atrações começam pelo tempo: quente e seco com temperaturas altas e céu azul, pois as chuvas, são raras nesta época do ano.

Uma cicloviagem inesquecível que com certeza fica marcado para o resto de nossa vida !

Vídeo

Bicicleta

A bicicleta ideal é uma mountain bike. Se for uma Full melhor devido as costelas de vaca ao longo do trajeto.

Como se trata de uma viagem dura, recomendamos ir com sua própria bicicleta.

Aluguel de bicicleta favor consultar.

Destaques

Belas Paisagens;

Acampamento selvagem em meio as montanhas;

Incluí

Traslado desde San Rafael para Malargue e de Curicó para Santiago

Guias bilíngües com equipamento de comunicação

Pensão completa durante as pedaladas-(café da manhã,lanche reforçado no meio do dia e jantar).

Seguro médico,

Assistência mecânica

Equipamento de camping: barracas, equipamento de cozinha, pratos e copos.

Hotel em Malargüe: Base tripla Hotel em Curico: Base dupla Jantar incluso no hotel em Curicó.

Trâmites de fronteira Hospedagem em base single – tanto no Hotel quanto nas barracas – Perguntar com antecedencia para verificar a possibilidade .

 

Não Incluí

Passagens Aéreas , hospedagens extras, extras de cárater pessoal, transfers e alimentação  não mencionados no programa.

 

Requisitos Básicos

Estar muito bem preparado fisicamente e não se importar com acampmento selvagem.

Programação / Roteiro

Sábado –  1° Dia:
Data limite de chegada em “Malargue”. O ponto de encontro será no aeroporto da cidade de “San Rafael”, logo após a chegada do único vôo disponível para lá, onde haverá uma van que levará o grupo até a cidade de “Malargüe”, o ponto de início da viagem. O participante deve tomar o primeiro vôo que sai de Buenos Aires com destino a “San Rafael”, Provincia de Mendoza. Lá haverá um translado até o hotel em “Malargue” (180 km).Tarde para relax e descanso. Noite de hotel (inclusa) e jantar (não incluso).

Domingo – 2° Dia: Malargüe – Portezuelo del Carqueque – 42.5km – 1000 metros de subida
Depois do café da manha e da uma palestra informativa da viagem começamos a pedalar ao oeste desde 1400 metros sobre o nível do mar.
No inicio o caminho não é difícil, nem estreito, e temos sempre o visual do “Cerro Torrecillas” de mais de 3.700 metros na nossa direita. Depois de 22 km passamos pelos “Castillos de Pincheira” uma formação geológica muito bonita e daí a pouco temos o nosso primeiro piquenique da viagem no “Puesto de Doña Esperanza”. Depois do almoço começa a subida do “Portezuelo Del Carqueque”, e por enquanto vamos subindo a paisagem da cordilheira vai mudando. O visual com os morros de gesso branco e os riachos de água de degelo é incrível. O nosso acampamento esta perto do rio “La Valenciana”. Os ciclistas têm que esperar uma grande amplitude térmica: durante o dia teremos 30° graus e na noite pode descer até -3° graus. Haverá vento durante o dia e o chão com areia.
Os serviços de alimentação do Desafio dos Andes se iniciam também e na primeira noite deliciaremos um típico assado argentino.

Segunda-feira – 3° Dia: Portezuelo Del Carqueque – Puesto de Don Beno Forquera – 46km – 1000 metros de subida
Na segunda etapa da Travessia dos Andes acordamos num cenário de montanha maravilhoso. Depois do café da manha e desmontar as barracas começamos a pedalar para chegar ao “teto” da viagem a mais de dois mil e oitocentos metros sobre o nível do mar. Aos treze quilômetros chegamos ao ponto mais alto da viagem atravessando riachos de montanha de água gelada e o visual é fantástico. O ciclista que quer pedalar mais rápido pode ir na frente e aquele que tem interesse em tirar fotos e ir mais relaxado pode ir acompanhado pelo carro de apoio. Sempre teremos pelo menos dois carros de apoio: Uma van que leva o equipamento pessoal dos ciclistas e uma pick up que leva as barracas e as comidas para toda a viagem. Depois de descer por mais de doze quilômetros teremos o nosso piquenique. Na tarde novamente vamos pedalar acima, e o trecho e pesado mais curto. Quando a subida acaba, chegamos a um mirante natural que é indescritível: O “Cerro Campanário” no sul, o Vale do Rio Grande que fica seiscentos metros embaixo, o “Vulcão Peteroa” e o “Glaciar Del Azufre” no norte.
A descida é incrível!! Atravessamos o “Rio Grande” pela ponte amarela e daí só quatro quilômetros até o acampamento no meio dos Andes.

Terça-feira – 4° Dia: Puesto de Don Beno Forquera – Glaciar Del Azufre – 52 km 1100 metros de subida
Começamos esta etapa bem cedo. É uma das mais incríveis de toda a travessia. Logo começamos a enfrentar a parte mais difícil dos Andes, com subidas, cruzando rios de degelo, enfrentando o vento contra e a falta de sombra. Durante o caminho, cruzaremos jazigos de pedras vulcânicas pretas e de pedras pomes, que são as cinzas endurecidas das erupções vulcânicas. O prêmio nos aguarda no final da pedalada. Depois de 52 km podemos observar os picos nevados, especialmente o do Cerro Planchón, e chegamos ao acampamento “Glaciar del Azufre”. O acampamento é bem perto do glaciar e muito perto do vulcão Peteroa, que estava em atividade nos anos 90.

Quarta-feira – 5° Dia: Glaciar del azufre – Rio Teno – 42km – 420 metros de subida/1620 metros de descida
Esta etapa é muito emocionante, pois fazemos a documentação no último ponto de fronteira da Argentina e entramos no Chile, onde começa a tão esperada descida. Depois de 9 km chegamos ao controle de polícia Argentina e chegamos também à altura de 2465 m. Depois teremos uma das descidas mais alucinantes que se pode fazer com uma mountain bike – um caracol rodeado de montanhas e curvas em zig-zag. O panorama é inesquecível. Almoçamos nas termas ferrosas de San Pedro e aproveitamos para cumprimentar com o controle migratório chileno. Continuamos em descida, acompanhados pelo “Rio Teno” à direita e pouco depois encontraremos o nosso acampamento às margens do Teno.

Quinta-feira – 6° Dia: Rio Teno – Curicó – 68 km – 420 metros de subida/1420 metros de descida
Esta é a última etapa do Desafio dos Andes. Continuamos a descer por uma etapa difícil, por ser uma etapa longa e com vários desníveis. Partimos cedo para podermos chegar cedo ao hotel onde passaremos a noite. A paisagem muda totalmente, a secura e aridez da Argentina se transformam em árvores e montanhas cobertas de verde, rios caudalosos de águas brancas, que são usados para os treinos de caiaque e rafting profissionais.
Depois de passar por Los Queñes, chegamos num asfalto em desuso, para pedalarmos os últimos 26 km antes de chegar a Curicó. Chegamos até o hotel de Curicó onde almoçamos e festejamos com champanhe o nosso esforço e êxito em cruzar as cordilheiras dos Andes.
Tarde livre, jantar no hotel.

Sexta-feira – 7° Dia: As etapas de pedal estão terminadas. traslado para Santiago de Chile pela manha para o Hotel indicado em Santiago ou para pegar o vôo de volta desde o aeroporto de Santiago.

Informações Adicionais

INFORMAÇÃO DO VÔO E HOSPEDAGENS EXTRAS

Ida: No sábado, dia 2 de março, o ponto de encontro é o aeroporto de San Rafael,

no unico vôo do dia Sabado que é o AR 2484 que sai de Buenos Aires as 12.25hs e chega a San Rafael as 14:13hs. Lá haverá uma van que levará o grupo para Malargue(distante a 180 quilômetros do aeroporto) , ponto de início da viagem no dia seguinte.

Retorno: A partir de sexta-feira da outra semana 8 de março). O retorno para o Brasil deverá ser desde Santiago do Chile. Nesse caso será necessário de uma noite extra em Santiago de Sexta para Sábado.

No caso recomendamos o seguinte hotel, pois não temos condições de deixar cada um em um hotel diferente. Hotel em Santiago: APART HOTEL NERUDA – www.hotelneruda.cl.

Valor e Condições

1230 dólares

Barraca Individual acrecentar mais 130 dólares.

Valor Sócio

1230 dólares

Formas de Pagamento

50 % de sinal no Brasil em reais via depósito bancário  e o restante até 30 dias antes da realização da cicloviagem.

 

Informações de Reservas

Para quem nunca viajou com o clube o primeiro contato deve ser pelo telefone 11 5517 7733 para evitar surpresas desagradáveis.

Para quem já viajou ou pedala com o clube solicite sua inscrição pelo email queropedalar@sampabikers.com.br

 

Onde se Hospedar

Em Santiago é muito provável que seja necessário uma hospedagem extra, porque na maioria das vezes não é possível chegar a tempo para o vôo. No caso recomendamos o seguinte hotel, pois não temos condições de deixar cada um em um hotel diferente. Hotel em Santiago: APART HOTEL NERUDA – www.hotelneruda.cl.