-
Local:
Patgônia andina argentina a partir da cidade Neuquina de Barracancas para Huinganco.
-
Data:
06/03/2019 a 13/03/2021
-
Duração:
8 dias
-
Tipo de cicloviagem:
Mountain Bike
-
Categoria de viagem:
Acampamento
-
Dificuldade:
Avançado: para quem está acostumado a pedalar distâncias acima de 50 km em todo o tipo de terreno, altimetria e clima e empurrar bicicleta em trechos que não for pedalável.
-
Distância:
295 km aproximadamente, sendo 293 quilômetros na terra com trechos de trilhas e 2 quilômetros no asfalto.
-
Vagas:
30
Esta sensacional travessia de mountain bike acontecerá na porta de entrada da Patagônia Argentina, no coração das Cordilheira dos Andes.
Uma ciclo viagem no mais puro mountain bike por estradas de terras poucos transitados e trilhas, percorrendo um dos caminhos mais belos da Argentina.
O trajeto segue acompanhando o rio Barracans, subindo até 2800 metros, acampando próximo da Lagoa Varvarco Tapia. Um dos dias vamos pedalar sem o carro de apoio rumo ao Vulcão Varvaco Domuyo de 4700 metros de altitude, aproveitando suas águas termais, onde teremos a oportunidade de se banhar em uma cachoeira de águas quentes e observaremos também os únicos geisers da Argentina.
Será uma ciclo viagem exigente e muito dura do ponto de vista físico, somando quase 3800 metros de altimetria somente nos primeiros três dias, em meio a paisagens que compensam qualquer esforço e premiando assim o ciclista participante com uma maravilhosa e inesquecível experiência.
Vídeo
Bicicleta
Mountain Bike é a bicicleta ideal para essa viagem.
Aluguel de bicicletas: ver disponibilidade
* Como é uma viagem muito dura, recomendamos ir com sua própria bicicleta.
Destaques
- Belas Paisagens;
- Pedalada dura;
- Acampamento no coração dos Andes;
Incluí
* Pensão completa durante a ciclo viagem
* Primeiros socorros
* assistência mecânica e bicicleta de reposição
* Veículos de apoio, guias e equipe especializada em montanha encarregados do grupo
* Acampamento organizado, barracas, tendas estrutural tenda de jantar, tenda lavabo, equipamentos de cozinha.
* Três noites hotel (Duas noirtes hotel 3 estrelas em Chos Malal e uma noite em pousada em Varvarco) em base dupla ou tripla. Consulte opção single.
* Emergência: Cell Phone
Durante toda a travessia haverá pelo menos três a quatro veículos 4×4 de apoio acompanhando o grupo. A nossa van pode seguir o grupo em quatro dos seis dias de pedal. Um carro segue sempre atrás do grupo com todos equipamentos dos participantes mais a assistência mecânica e comidas e água. E outros carros que seguem sempre adiante, para preparar os acampamentos e comidas.
Não Incluí
Passagem aérea, transfer ao local de encontro e retorno, bicicleta, extras de caráter pessoal e tudo que não estiver mencionado claramente.
Requisitos Básicos
- Estar muito acostumado a pedalar mountain bike em todo o tipo de terreno, clima e altimetria.
- Não ter frescura em acampamento selvagem.
- Nāo ter problema em sujar o pé com lama.
- Nāo se importar em ficar todo sujo(a) com poeira durante a pedalada.
- Não se importar com a falta de sinal de celular e internet.
Programação / Roteiro
1º dia – sábado – Chos Malal – tarde livre
O ponto de encontro será na cidade de Chos Malal, no sábado. Para chegar até lá será necessário tomar um vôo até a cidade de Neuquén (380 km) e de lá podemos organizar um transfer para Chos Malal com os demais participantes (não incluso).
2° dia – domingo – Chos Malal – Huingancó – Varvarco
- Distância 54,5 km – Altimetría acumulada = 1.400 mts.
Nossa aventura começa! Após o café da manhã seguimos de van para Huingancó em um transfer de 65 km, com aproximadamente uma hora de duração. Após prepararmos as bicicletas, começamos a pedalar rumo ao norte, ao longo do Rio Neuquen. A paisagem é deslumbrante, entre as montanhas e os pinheiros. Neste dia, pedalaremos entre 1.100 e 1.300 metros de altura, mas com as constantes subidas e descidas, teremos um acumulado de altimetria de 1.400 metros. Após o quilômetro 28, terminaremos uma descida fenomenal e lá será nosso ponto para o lanche. No resto da tarde, faremos os 26,5 km restantes até chegar a Varvarco. Hospedagem em pousada.
3º dia – segunda-feira – Varvarco – Los Tachos – Aguas Calientes
- Distância 50 km – Altimetria acumulada = 1.220 mts
Saímos de Varvarco após o café da manhã em direção a Puesto Valdez. Em Varvarco, a natureza nos proporciona um espetáculo incrível: o rio Neuquen, com suas água limpas e transparentes, e o rio Varvarco, com água turva se juntam e viajam várias centenas de metros sem se misturar, dando ao rio uma aparência muito curiosa.
O caminho é principalmente árduo e exigente. Depois de vinte quilômetros em constante subida, chegamos aos “Cajones dos rios Atreuco e Covunco”, dois cortes muito impressionantes devido às suas formações rochosas, onde desceremos e subiremos muito. Depois de atravessar o Covunco, desviaremos para o Domuyo e em apenas sete quilômetros, subiremos trezentos metros para sermos premiados com um show único na Argentina: dois gêiseres com uma altura máxima de dois metros, chamados “Los Tachos”. Após as fotos, descemos pelo mesmo caminho que escalamos e continuamos rumo ao norte até chegarmos a “Puesto Valdez”. O esforço do dia será duplamente recompensado: deixaremos as bicicletas no acampamento e seguiremos para Aguas Calientes, onde podemos desfrutar de um banho termal em uma incrível cachoeira de águas quentes, com temperaturas que variam entre 35 ° e 50 ° , resultado da atividade vulcânica do “Domuyo”. De volta ao acampamento finalizamos o inesquecível dia com um delicioso jantar.
4° dia – Terça feira – Aguas Calientes – Laguna Varvarco Tapia
- Distância 41,5km – Altimetria acumulada = 840 mts
Será um dia maravilhoso! Acompanharemos o lado oeste do vulcão Domuyo, por um caminho espetacular que geralmente é fechado durante o ano, devido as sucessivas nevascas e degelos. Por vinte e oito quilômetros, vamos estar pedalando em terrenos ondulados, sempre acompanhados por nossos veículos de apoio, que transportam nossa bagagem, ferramentas e alimentos. A subida mais intensa será entre os quilômetros vinte e oito e trinta e quatro. O cenário é espetacular ! Vamos estar pedalando por um vale, onde os criadores locais criam seu gado e aproveitam as delicadas pastagens de verão. Nosso acampamento estará montado na margem da lagoa “Varvarco Tapia”, um espelho azul claro voltado para a face norte do Domuyo. Apreciar o pôr do sol refletido na face norte nevada do Vulcão Domuyo é uma visão incrível e inesquecível.
5° dia – Quarta feira – Laguna Varvarco Tapia – Cajon de los Nevados
- Distância 51,5 km – Altimetria acumulada = 940 mts
Com início na Lagoa Varvarco Tapia, a missão será alcançar o ponto culminante da travessia a 2.790m acima do nível do mar no caminho para o Cajon de los Nevados. A subida é feita através de um vale fechado, onde os criadores transportam seu gado no verão e pedalamos atravessando águas de vertentes de degelo com inesquecíveis paisagens de montanhas nevadas. Possivelmente vamos ver dezenas de condores, um outro espetáculo a parte. O esforço termina após vinte quilômetros, a 2.790 metros acima do nível do mar, onde finalmente começamos a descida. A estrada exigirá o máximo de nossa capacidade técnica, devido sua baixa manutenção o terreno geralmente está em mau estado. Excelente para quem curte mountain bike ! Tudo isso em meio a uma paisagem deslumbrante: o vale, as cachoeiras de degelo e as montanhas cobertas esverdeadas coroam um dia espetacular.
No final da descida, chegamos às cabeceiras do Arroyo “Los Nevados” e continuamos em direção ao vale do rio Barrancas, onde podemos ver grandes abetardas, cauquenes e bandurrias, aves típicas da Patagônia. O acampamento estará localizado na margem de uma pequena lagoa no meio dos Andes.
6° Dia – Quinta feira – Cajon de los nevados – Río Barrancas
- Distância 59 km – Altimetria 636 mts
Após o café da manhã, iniciamos a quinta etapa. Durante toda a jornada, seremos acompanhados pelo menos por dois veículos de apoio: um que sempre segue atrás do grupo com todos os objetos pessoais, além de assistência mecânica, hidratação e comida e outro a frente, para preparar os acampamentos e refeições. Neste dia encontraremos fazendeiros e pessoas que vivem muito isoladas e cuja subsistência é a base da cria de cabras e ovelhas. O perfil de altimetria do dia é caprichoso: nos primeiros cinco quilômetros vamos subir trezentos metros, mas, no restante do dia, a altimetria é mais moderada. Seguindo o caminho de montanha, passaremos pela Lagoa Cari Lauquen, um espelho azul formado por água de degelo e cheia de aves aquáticas. O vale se estreita e se alarga repetidamente até chegar ao acampamento próximo ao rio Barrancas.
7° dia – Sexta feira – Rio Barrancas – Barrancas – Chos Malal
- Distância 48 km – Altimetria acumulada = 980 mts
O último dia é intenso e espetacular! Ao longo do dia, teremos três subidas íngremes com paisagens deslumbrantes e em seguida, descidas incríveis. No quilômetro doze, cruzaremos o rio Chadileu e no quilômetro vinte, passaremos pelo rio Huaraco, onde será nosso ponto de lanche. Quinze quilômetros antes, passaremos pela Lagoa Batra Lauquen e será possível ver a cena vulcânica de Payunia. Os últimos quilômetros serão em descida até Barrancas, ponto final de nossa ciclo viagem.
Carregaremos as bikes no trailer e viajaremos para Chos Malal. Jantar de despedida e noite de hotel.
8º dia – Sábado – Saída para Neuquen.
A chegada em Neuquén deverá ser por volta das 16 horas. Nesse caso recomendamos marcar o vôo par Buenos Aires ou qualquer outro destino a partir das 20hs.
Valor e Condições
1300 dólares (cotação dólar turismo)
Barraca Individual acrescentar + 130 dólares.
Apartamento individual nos hotéis e pousada consultar disponibilidade.
Forma de pagamento: 50 % no Brasil e o restante na Argentina em dólares ou pesos .
Formas de Pagamento
Sinal de 50 % no Brasil em reais e o restante em pesos na Argentina.
Não trabalhamos com cartão de crédito.
Informações de Reservas
Para quem nunca viajou ou pedalou com o clube o primeiro contato deve ser feito pelo telefone 11 5517 7733 para evitar qualquer surpresa desagradável.
Par quem já viajou ou pedala com o clube solicite sua inscrição pelo email queropedalar@sampabikers.com.br