Em 2004, uma outra cicloviagem pela Patagônia organizada pelo Sampa Bikers , que fez bastante sucesso foi pela Rota dos Setes Lagos, um roteiro no sudoeste da Argentina, com pedaladas em Bariloche, Villa Angostura, Vila Trafful e San Martin de Los Andes.
Bariloche
Montanhas brancas de neve, lagos verde, céu azul intenso, flores. A variedade de paisagens destas terras é uma combinação perfeita para pedaladas de todos os tipos e para todos os níveis. Mountain Bike, Cicloturismo ou Speed,tudo isso é possível por lá. Nas ruas, nas estradas ou nas trilhas encontramos muita gente pedalando. Poucos lugares no mundo têm tantas opções para pedalar como em Bariloche.
San Carlos de Bariloche está encravada no coração do Parque nacional Nahuel Huapi, fica na Patagônia Argentina, na província de Rio Negro, a 1600 quilômetros da capital Buenos Aires. Perto da Cordilheira dos Andes e da fronteira com Chile, à cidade está a 764 metros do nível do mar, numa área protegida, o Parque Nacional Nahuel Huapi, maior do país é mais antigo da América do Sul. É banhada por um imenso e sinuoso lago também com o nome Nahuel Huapi.
Entre as centenas de opções na região, uma das pedaladas mais maravilhosas é uma trilha que acompanha o Rio Manso.
Villa la Angostura
Villa La Angostura, que também conserva a arquitetura de inspiração alpina dos imigrantes europeus que colonizaram a região é um local muito agradável, com os edifícios situados geralmente sobre as praias banhadas pelo Nahuel Huapi. É considerada uma das vilas mais bonitas de toda a Patagônia, às margens do Lago Nahuel Huapi, que dá nome ao parque nacional. Há excelentes hotéis que recebem os hóspedes com chocolates e champagne e condomínios de luxo.
Há ótimas opções de restaurantes, muitos de alta gastronomia, que servem truta na manteiga, risotos, carne argentina, fondue e muitas boas opções de vinho.
É um lugar da beleza deslumbrante, rodeado por montanhas com uma topografia tipicamente cordilherana, onde três montanhas ou cerros como são chamados se destacam: Bayo, Inacayal e Belverde.
No verão, que a cidade oferece as mais diversas atividades para o turismo como esportes náuticos, pesca, montanhismo, cavalgadas, passeios de jeeep e muita opção para o mountain bike, com as mais diversas opções de trilhas. Lá duas pedaladas são imperdíveis. A mais conhecida é pelo Bosque dos arrayanes e a outra e se desejar maior adrenalina, faça a trilha dos Pedale no Cerro Bayo, uma estação de esqui que vira ponto de mountain bikers no verão. Você sobe até o alto da montanha nas cadeirinhas do teleférico e depois despenca morro abaixo até a cidade.
Villa Trafull
Com apenas 80 casas, construídas em estilo alpino-andino, a população dessa pequena vila é de cerca de 400 habitantes. Por estar dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, é preciso autorização para realizar pesca esportiva e montanhismo, conseguidas no próprio vilarejo.
San Martin de Los Andes
Localizado na costa oeste do lago Lacar, San Martin de Los Andes está a 635 metros de altitude. Os 25 mil habitantes desta charmosa vila trabalham silenciosamente para o visitante, que verá a diferença com sua encantadora hospitalidade. O lugar possui uma excelente infra estrutura turística, com todos os níveis de hospedagens e também os mais variados restaurantes. Não deixe de saborear uma “parrilla”.
Bem próximo da cidade é possível pedalar pelas mais variadas trilhas de mountain bike, uma das pedaladas mais legais é até a praia de Quila Quina.
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
- OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Melhor época – janeiro e fevereiro.
O que levar – Na Patagônia é normal fazer as quatro estações do ano em um único dia. Roupas impermeáveis são itens imprescindíveis. Assim como óculos de sol, forte protetor solar (lembre-se que nesta latitude está o buraco da camada de ozônio) e casacos corta vento
Quem Leva: O Sampa Bikers (www.sampabikers.com.br) realiza ciclo viagens na Patagônia sempre nos meses de Janeiro a março, durante o verão.