Via Francigena na Toscana 2022

  • Local:

    Itália, na região da Toscana

  • Data:

    29/05/2020 a 04/06/2022

  • Duração:

    6 noites e 5 dias de pedal.

  • Ícone tipo de cicloviagem

    Tipo de cicloviagem:

    Cicloturismo

  • Categoria de viagem:

    Confortável

  • Dificuldade:

    Média: para quem está acostumado a pedalar em todo o tipo de terreno, clima e altimetria distâncias em torno de 50 km.

  • Distância:

    210 km

  • Vagas:

    12

  • Valor a partir de:

    1850 Euros


O trecho da Via Francigena em território italiano perfaz mais de 1000 quilômetros de extensão, sendo o maior dos quatro países que compõem o trajeto. Como no Caminho de Santiago é possível completa-lo a pé ou de bicicleta, assim como em todo o resto da Via, que termina em Roma. De bicicleta estaremos percorrendo o trecho que elgemos o mais bonito e charmoso que é a região da Toscana. Famosa por seus vinhos e  gastronomia é maravilhosa para se pedalar, com um relevo recortado por uma sucessão de colinas suaves, atravessando cidades  e vias de muita história e beleza, tudo isso em meio as paisagens toscanas, onde a natureza transformada, sempre com um sentido latente do belo. Nossa cicloviagem terá início na pitoresca cidade XXXX , passando por Lucca, San Miniato, San Giminiano e   terminando na cidade de Siena, onde vamos ter o prazer de pedalar em um dos caminhos de peregrinação mais importantes do planeta.

Vídeo

Bicicleta

A bicicleta utlizada nessa ciclo viagem deve ser uma mountain bike.

Temos bicicletas disponíveis para aluguel. Mountain Bikes 27,5 da marca italiana Torpado. Equipadas com bagageiros e bolsas próprias para levar perteces necessários ao longo da pedalada.

Não permitimos em nossas ciclo viagens bicicletas elétricas.

Destaques

  • Belas Pisagens;
  • Cidades históricas como San Giminiano, Lucca e Sienna.
  • Gastronomia;
  • Vinhos;

Incluí

Hospedagens em habitação dupla com café da manhã, transporte da bagagem de hotel a hotel, guia ciclista (Paulo de Tarso). * Hospedagens individuais acrescentar 60 % no valor indicado.

Passagens aéreas: Por conta de cada participante que deverá comprar somente após a confirmação da realização da ciclo viagem quando atingirmos o número mínimo de 4 participantes.

Não Incluí

Passagem aérea, traslado do aeroporto no ponto de chegada e volta, todo o tipo de alimentação, seguro e nem bicicleta.

Requisitos Básicos

  • Estar acostumado a pedalar as distâncias indicadas em todo o tipo de terreno,  clima e altimetria.
  • Não ter problemas em seguir as regras impostas pela organização da viagem.
  • Não se importar com falta de sinal de internet e telefone celuar.
  • Ter espírito de companherismo.

Programação / Roteiro

Início em Massa Carrara e final em Siena.

 

Informações Adicionais

Um pouco de história

A Itália é um ponto de passagem central na Europa desde a Antiguidade Clássica, com a expansão do Império Romano. Entretanto, mesmo na Idade Média, com o crescimento das peregrinações para o túmulo de São Pedro, em Roma, e para Brindisi, na Púglia, como ponto de partida para a Terra Santa, em Jerusalém, o Velho País permaneceu como centro de grandes movimentações humanas, principalmente de cunho religioso. E a Via Francigena, apesar de não passar apenas pela Itália – cruzando também a Inglaterra, França e Suíça –, é parte desta história de transumância.

O primeiro relato escrito desta longa via, de mais de 1700 quilômetros de extensão, é do século IX, num pergaminho de 876 d.C., encontrado na Província de Siena e arquivado até os dias atuais na Abadia de San Salvatore, no Monte Amiata. Porém, claro, a rota, mesmo que intermitente, já existia há muito tempo antes deste relato, usada como trajeto das tropas romanas ou mesmo com objetivos religiosos.

“todos os caminhos levam a Roma”.

A origem histórica desta figura de linguagem tão comum, mesmo em português, vem da Antiguidade Clássica, quando o Império Romano, em suas diversas conquistas e sucessivas dominações estrangeiras, partiu de seu núcleo militar romano com direção a praticamente toda Europa, norte da África e parte da Ásia, englobando, assim, boa parte do que era o então “mundo conhecido” da civilização ocidental. E tamanha expansão veio acompanhada de intensas obras de infraestrutura, principalmente no que se refere à logística, seja material, seja humana. Um dos maiores exemplos do desenvolvimento tecnológico empreendido por Roma para conectar as terras por ela conquistadas é a Via Ápia, estrada que ligava Roma à Cápua, posteriormente estendida até Brindisi, num trajeto impressionante de mais de 600 quilômetros.

Valor e Condições

1850 euros + 150 euros do aluguel da bicicleta.

Sinal de 50 % no Brasil em depósito bancário e o restante em Euros na Europa.

Valor Sócio

1850 Euros

Informações de Reservas

Para quem nunca viajou com o clube o primeiro contato deverá ser realizado somente pelo telefone 11 5515 5533 das 10 as 18 hs.

Para quem já viajou com o clube é só solicitar sua inscrição pelo e-mail queropedalar@sampabikers.com.br

Onde se Hospedar

Procuramos escolher sempre hospedagens confortáveis principalmente de charme e requinte (3 a 5 estrelas) , muitas vezes em cidades menores a opção se restringe a pequenas pousadas, mas sempre com essas características, que dão um toque especial em nossa viagem.