História do Mountain Bike

Gary FischerMountain Bike é um esporte específico de montanha e trilhas, nos mais variados tipos de terrenos, subidas e descidas.

O Mountain Bike surgiu na década de 70, na Califórnia (Estados Unidos), a partir da atividade de um grupo de amigos: Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.

A diversão destes veteranos do ciclismo olímpico era subir o Monte Talmapais – em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco – , e despencar de lá em bicicletas que eles apelidavam de “Clunkers” ou “Transhmobiles” (tranqueira ou lixomóvel).

Com o passar do tempo, eles notaram que estas bicicletas, que sofriam em suas mãos, precisavam de algumas mudanças e uma série de inovações técnicas.

O objetivo era adequá-las às suas necessidades radicais. Em 1977, surgiram os quadros especialmente manufaturados, desenvolvidos por Breese.

Em 1980, Mark Sinyard fundou a Specialized e lançou o modelo Stumpjumper (pula toco), a primeira bicicleta Mountain Bike a ser produzida em série no mundo.

A primeira prova brasileira da modalidade aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro.

ritchey_

 

PRóXIMA PEDALADA

Rota do Café pelo Caminhos das Geraes

- 30/07/2017 a 05/08/2017

X