História das competições do Sampa Bikers

Competições Sampa BikersO Sampa Bikers é o mais antigo organizador de competições de mountain bike no Brasil.

Pioneiro em provas de maratona e principalmente campeonatos amadores. Devido a organização e  a excelente infra-estrutura o clube se tornou referência para todas as provas hoje existentes no país.

Hoje a principais provas organizadas pelo clube é o Power Biker e o MTB 12 horas: Outras importantes provas fazem parte do extenso currículo como as provas de Enduro de Regularidade, a Copa Amadora , Super Copa de Mountain Bike e o Fast Down Hill.

A história começa em 1995, dois anos após a fundação do clube. O mountain bike viveu o auge de seu primeiro “boom” no Brasil. Passeios e competições enchiam o calendário, as ruas e as trilhas. Revistas especializadas, nacionais e importadas, traziam as últimas novidades nas bancas e o Sampa Bikers com apenas dois anos de existência já se firmava no cenário ciclístico do país. Aproveitando o momento o clube organizou sua primeira grande competição a Taça São Paulo de Enduro de Regularidade, com saída e chegada no Parque das Bicicletas.

Em 1996 nascia o MTB 12 horas. Mas foi um ano difícil, pois a maior parte dos fabricantes nacionais reduziu drasticamente a sua linha de produtos, os importadores (com raras exceções) trouxeram pouquíssimos modelos e também quantidades reduzidas. O MTB no Brasil entrava em uma fase de grande crise.

Hoje a prova se tornou uma das mais tradicionais do país.

Em 1998  o mountain bike no Brasil continuava sem apoio. Os atletas reclamavam da má organização e falta de apoio na modalidade. A atenção da CBC era toda voltada para o Ciclismo. Nascia nesse ano a Copa Directv de Mountain Bike Amador. Prova essa que foi o pontapé inicial para todas as provas que acontecem hoje no país.

Competições Sampa Bikers

Quatro anos depois a prova passou a se chama Copa Caloi de MTB Amador. DE 2004 ATÉ 2006 o campeonato não foi realizado por falta de patrocínio. Desde 2007 o campeonato se chama Copa Sampa Bikers de Mountain Bike Amador e como está sem um patrocínio fixo a prova é disputada paralelamente ao Power Biker, onde a categoria Sport é válida pela copa.

Em 2001 com união das empresas Reebok e Power Bar no patrocínio de eventos da modalidade, nascia a Super Copa Reebok de Mountain Bike. Como já organizavamos a Copa Amadora, realizamos com uma proposta diferente, com três provas de Cross Country. Formato esse alterado no ano seguinte devido a prefêrencia do público praticante em provas de maratona. Surgia em 2002 o Power Biker  e o Desafio Noturno de Mountain Bike. Com isso incluímos o MTB 12 horas na Super Copa e essas três provas passaram a valer pontos para o campeonato.Depois em 2008 a Super Copa tomou um novo formato. Com a criação do G5 – nome dado aos 5 principais organizadores de São Paulo na época (SAMPA BIKERS, BIG BIKER, RAVELLI, DESAFIO DA MANTIQUEIRA e INTERESTADUAL) o campeonato tomou uma grande proporção onde todas as provas do grupo valiam para o campeonato. Esse formato durou apenas até o ano seguinte. Desde então a Super Copa de Mountain Bike não foi mais realizada.

Com o sucesso do Power Biker, em 2003, paralelo ao evento nascia o Fast Down Hill, a primeira competição de Down Hill Urbano no Brasi. Uma prova emocionante e diferente. sua última realização foi em 2010 em Cunha.

Em 2008 o Sampa Bikers inovou novamente lançando duas novas competições de longa duração; o MTB 6 E 24 HORAS. Ambas as provas foram disputadas juntas, com categorias distintas.Infelizmente o MTB 24 horas teve apenas uma edição. Já o MTB 6 horas foi realizado mais uma vez no ano seguinte.

Além disso o sampa Bikers  foi o organizador oficiais para a CBC (campeonato brasileiro de maratona 2010 e campeonato brasileiro de XC 2011) e também para a Federeção Paulista de Ciclismo (Campeonato Paulista de MTB 2006 a 2009).

PRóXIMA PEDALADA

Rota do Café pelo Caminhos das Geraes

- 30/07/2017 a 05/08/2017

X